PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Dendê e algodão para biodiesel são temas de evento no Nordeste


Assessoria Estado de Pernambuco - 30 jul 2012 - 09:17 - Última atualização em: 30 nov 2012 - 14:33

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco - Itep promove na próxima sexta-feira o Seminário Tecnologia Tropical para debater o tema “Matérias-primas para produção de óleos vegetais e biodiesel: dendê e algodão”. O evento será realizado, das 9 às 17h, na Fundação Joaquim Nabuco, bairro de Casa Forte, no Recife, e irá reunir pesquisadores da Embrapa, do Itep, das universidades UFPE e UPE, da Fundaj, do Governo do Estado e do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco.

Os trabalhos serão iniciados com a sessão Dendê, sob coordenação de Gabriel Alves Maciel, gerente de Arranjos Produtivos Locais da AD/Diper, com palestras do chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Cláudio José Reis Carvalho, sobre a “Ecofisiologia da Palma de Óleo e a Expansão da Cultura no Brasil”. A palestra “O Cultivo Irrigado do Dendezeiro nas Condições Edafoclimáticas do Cerrado”, será o tema seguinte, com Jorge César dos Anjos Antonini, pesquisador na área de Irrigação e Agrometeorologia da Embrapa Cerrados.

A tarde será dedicada ao Algodão. A sessão terá como coordenador o diretor-presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito. O primeiro palestrante será José Ranulpho Queiroz, empresário do setor de cana de açúcar e algodão, que vai falar sobre o tema “Potencial da Cultura do Algodão como Oleaginosas, no Nordeste do Brasil”, abordado por Waltemilton Vieira Cartaxo, supervisor do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão.