PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Demonstrados resultados de consórcio entre palma e mandioca


Assessoria Embrapa - 14 mai 2015 - 13:17
DendeMandioca 140515
Resultados de um experimento que alia o cultivo da palma-de-óleo à produção de alimentos, neste caso mandioca, foram apresentados nesta quarta-feira (13) no município de Acará (PA). Numa área de agricultura familiar, foi aplicado o Trio da Produtividade, um processo tecnológico que pode aumentar em mais de 60% a produtividade da mandioca plantada no Pará, o maior produtor nacional da raiz.

A expansão do cultivo de palma-de-óleo vem se intensificando no Brasil nos últimos anos, em decorrência de ações governamentais e do ingresso de grandes empresas na atividade, em especial para produção de óleo para biodiesel. Por outro lado, a mandioca, produto básico da alimentação na Amazônia, é produzida em mais de 90% por produtores familiares que praticam agricultura de subsistência com baixo nível tecnológico.

"Diante do desafio de que a expansão da produção seja social e ambientalmente sustentável, justifica-se a validação de tecnologias para o cultivo de culturas intercalares apropriadas ao consórcio com a palma-de-óleo, como alternativa ecológica, econômica e socialmente viável que possam ser divulgadas e adotadas pelos agricultores envolvidos", declara o pesquisador Raimundo Brabo, da Embrapa Amazônia Oriental, responsável pela tecnologia do Trio da Produtividade na Cultura da Mandioca.

De acordo com o pesquisador, os agricultores que adotaram o Trio da Produtividade nos municípios paraenses de Moju e Acará obtiveram, em 2007, uma produtividade média na ordem de 27,6 toneladas por hectare, cerca de 60% a mais que a média estadual.

Os experimentos com dendê em consórcio com mandioca estão sendo realizados em propriedade do agricultor familiar Vanildo Maias, na comunidade Colatina, em parceria com a empresa Biopalma.

Com adaptações BiodieselBR.com