PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Câmara do Dendê discute protocolo para desenvolvimento da cadeia


Agência Pará - 19 abr 2013 - 11:19 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
camara dende_190413
Representantes da Câmara Técnica do Dendê se reuniram nesta quinta-feira (18) na Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri) para discutir um futuro protocolo de intenções para a execução de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva de óleo de palma no Pará. A ênfase será nos pequenos produtores da agricultura familiar.

O encontro serviu para análise da minuta com os principais pontos do documento e as atribuições de cada um dos órgãos do governo estadual envolvidos no processo, entidades e empresas parceiras no protocolo, com as ações envolvendo ainda a participação de prefeituras de municípios produtores de dendê, agentes financeiros e representação de agricultores.

Além de representantes da Sagri, também participaram da reunião: a Secretário Estadual do Meio Ambiente (Sema), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Federação da Agricultura do Pará (Faepa) e as empresas Agropalma, Palmasa, Biopalma, Denpasa e Ecodendê.

Dentro de 30 dias, após nova análise da minuta, a Câmara Técnica volta a se reunir para os últimos ajustes no documento, que será encaminhado à Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip) e, posteriormente, ao governador Simão Jatene e ao Ministério Público Estadual.

A proposta do secretário Hildegardo Nunes é que, no futuro, o protocolo de intenções sirva de base para uma política de Estado mais ampla voltada à cultura do dendê e à produção de óleo de palma no Pará. Outro assunto em debate na Câmara Técnica foi o licenciamento das indústrias voltadas ao setor, com esclarecimentos da Sema sobre o tema.

Tânia Monteiro - Agência Pará de Notícias
Com adaptações BiodieselBR.com