PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Bonito (PA) terá unidade demonstrativa de dendê da agricultura familiar


Agência Pará - 05 set 2012 - 13:02
dende familiar_050912
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) implantou uma unidade demonstrativa para avaliar a viabilidade do cultivo dendê por agricultores familiares na comunidade do Açaizal, na zona rural do município de Bonito no nordeste paraense.

A região é propícia para o cultivo, com solo e clima favoráveis, contudo, essa será a primeira vez que será avaliado o desenvolvimento de um projeto direcionado especificamente ao atendimento de agricultores familiares. Bonito já conta com um polo da cultura desenvolvido por uma empresa particular.

Segundo avaliação da Emater o plantio do dendê tem aumentado o êxodo rural no município e, consequentemente, gerado uma perda na oferta de produtos típicos da cultura de subsistência como milho, feijão, mandioca e coco – dados da entidade apontam para uma redução de 50%. Desenvolver a cultura do dendê entre os pequenos produtores rurais de Bonito pode ajudar na recuperação de áreas degradadas e nos esforços de reflorestamento, uma vez que o município é considerado um dos grandes desmatadores do Norte do Brasil.

Para identificar as famílias com aptidão para o cultivo, a Emater está realizando visitas técnicas e elaborando diagnósticos nas áreas, mais de 100 famílias já estão cadastradas. Além disso, será implantada uma área demonstrativa na propriedade de um agricultor familiar da região – 146 mudas de dendê serão cultivadas em um hectare para que outros produtores possam acompanhar seu potencial.

O dendê só começa a produzir a partir do terceiro ano de plantio e, por isso, a ideia da Emater é consorciar com a cultura, feijão caupi, melancia, mamão e outros produtos agrícolas de ciclo curto. José Martins, engenheiro florestal da Emater, garante que o dendê é uma das culturas com maior rentabilidade atualmente rendendo entre quatro e sete mil reais mensais para cada dez hectares de plantio. “Além disso, dendê produz o ano inteiro”, observou. 

A partir do primeiro semestre de 2013 o projeto deverá ser ampliado. Uma linha de financiamento até 80 mil reais para cada dez hectares de área plantados por agricultor familiar está sendo elaborada pela Emater.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Agência Pará