PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

Evento destaca tecnologias para canola na América Latina


Assessoria Embrapa - 31 jul 2014 - 13:21 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
CAnolaEvento 310714
A canola tem conquistado espaço nos cultivos de inverno, estimulada pela indústria de biocombustíveis e o consumo de alimentos nutracêuticos. No cenário mundial, o rendimento de grãos de canola cresceu em média 9,8 kg/ha/ano entre 1995 e 2012. Compartilhar tecnologias de vanguarda dos países em que a canola é a oleaginosa mais importante e identificar oportunidades para o crescimento da produção latino-americana é o objetivo do primeiro Simpósio Latino Americano de Canola (SLAC), de 19 a 21 de agosto, no Centro Cultural Notre Dame Menino Jesus, em Passo Fundo/RS.

A canola é a segunda oleaginosa em ordem de importância mundial em termos de quantidade produzida de grãos. Na safra 2012/2013, a quantidade produzida de grãos de canola no mundo foi estimada em 60,63 milhões de toneladas, representando 13% da produção mundial de grãos de oleaginosas.

No Brasil, a área de canola cresceu de forma linear de 2008 a 2011, quando atingiu 59.100 hectares (ha). O Rio Grande do Sul, principal estado produtor, atingiu sua maior área semeada em 2014, com 40.025 ha. O preço da semente 30% acima em relação ao ano anterior não assustou o produtor Lisandro Bortolin, que aumentou a área de canola de 85 para 100 hectares em Coronel Bicaco, RS, em 2013. Segundo o produtor, que cultiva canola há quatro anos, o preço de comercialização equiparado à soja compensa o custo de produção.

No Paraná, o cultivo de canola sofreu considerável redução em 2014, em função dos prejuízos do clima adverso na safra anterior (neve, geadas, precipitações altas e prolongadas). A umidade e a baixa insolação levaram ao desenvolvimento de limo sobre o solo e limitaram a produção em 2013, desestimulando o cultivo nesta safra.

Em Minas Gerais, o produtor José Luiz Balardin plantou, em Uberaba, uma área de 30 hectares pela primeira vez com o objetivo de observar o comportamento da cultura no ambiente de clima tropical. "A gente tem acompanhado o crescimento do mercado de óleos e vê que a canola é uma nova oportunidade de diversificação na propriedade. Ainda não temos como avaliar o potencial de rendimento, mas toda a produção já tem comprador garantido".

Evento 
A cidade de Passo Fundo, RS, vai sediar a primeira edição do Simpósio Latino Americano de Canola - SLAC. Segundo o coordenador do evento, o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm, o SLAC é um momento único. "Pela primeira vez os principais protagonistas do desenvolvimento do cultivo da canola, envolvidos nas áreas de pesquisa, assistência técnica e fomento à produção dos países da América Latina estarão reunidos. Uma oportunidade para definir estratégias e ações em conjunto", salienta. Além disso, Tomm destaca que os conhecimentos sobre a cultura serão compartilhados através da apresentação de 60 trabalhos de vários países.

O desenvolvimento da canola na América Latina ainda depende muito de melhor eficiência no processo de produção, em áreas como sementes, manejo, adubação, ajustes na semeadura e na colheita. Para avançar no conhecimento, o SLAC vai trazer pesquisadores de países com elevados investimentos em pesquisa e longa tradição no cultivo, como Canadá e Austrália, além de especialistas do Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.  

Entre os destaques da programação, estão duas pesquisadoras do Canadá: Cynthia Grant, da Universidade de Manitoba, com a palestra "Manejo da nutrição para melhorar o estabelecimento das lavouras de canola e aumentar a eficiência da adubação e a produtividade"; e Linda Hall, da Universidade de Edmonton, que estuda sobre o manejo integrado de plantas daninhas em lavouras de canola e a resistência aos principais herbicidas.

O evento é uma realização da Embrapa Trigo e da Associação Brasileira dos Produtores de Canola e integra pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai na organização. O patrocínio é de Advanta, BSBios, Celena, ALUR-Alcoholes del Uruguay, Yara, Giovelli, Banco do Brasil, Produtécnica, Dimicron, Grupo Floss e Produfort. 

A programação e todas as informações relevantes estão no site do evento.