PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
mamona

Mão Santa critica Lula por incentivar cultivo de mamona no Piauí


Agência Senado - 12 ago 2009 - 07:14 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:09

O senador Mão Santa (PMDB-PI) subiu à tribuna nesta terça-feira (11) para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter incentivado o cultivo da mamona no Piauí - visando à produção de biodiesel. Para reforçar seus argumentos, o parlamentar citou diversos trechos da matéria "O fiasco do petróleo verde", publicada na edição desta semana da revista Época.

Mão Santa lembrou que o senador José Agripino (DEM-RN) já havia alertado para o risco do empreendimento.

- Agripino disse, há cerca de cinco anos, que isso não daria certo, que [o empreendimento] não tem economicidade - ressaltou o senador pelo Piauí.

A matéria de Época cita a visita que o presidente Lula fez em 2005 ao assentamento Santa Clara, no qual se pretendia cultivar a mamona. Mão Santa destacou o trecho no qual a revista afirma que, "naquela tarde, Lula não economizou nas promessas". De acordo com Época, "quatro anos após a visita presidencial, a realidade do assentamento é completamente diferente daquela idealizada por Lula: a região é frequentemente apontada como palco de denúncias graves, como exploração de trabalho infantil, prostituição, desmatamento e produção ilegal de carvão".

- Foi muita demagogia, muita farra, muita inauguração e a imprensa batendo palmas - declarou Mão Santa, acrescentando que "a ignorância é audaciosa".