BiodieselBR.com

Qua27082014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!
Back Biodiesel Matéria-prima Mamona Notícias sobre a mamona Biodiesel da mamona atrai estrangeiros

Notícias sobre a mamona

Biodiesel da mamona atrai estrangeiros

Uma comissão formada por pessoas da Holanda, Bélgica, República de Honduras, El Salvador e Colômbia participaram, durante dois dias na Embrapa Algodão, em Campina Grande, de cursos sobre as técnicas utilizadas no projeto do biodiesel da mamona. Os ensinamentos adquiridos vão servir para a implantação de projetos similares em Honduras e El Salvador, que serão apoiados pela Fundação Holandesa STROhalm, instituição que comandou a visita dos estrangeiros na cidade.

    A STROhalm é uma entidade que trabalha com o apoio a pequenas e médias empresas, auxiliando nas pesquisas científicas com o objetivo de promover o desenvolvimento local. Segundo o agrônomo e pesquisador da Embrapa Algodão, Liv Soares Severino, nenhuma parceria foi firmada com a entidade para projetos que possam ser desenvolvidos na instituição em Campina Grande.

    Porém, como ressalta o agrônomo, a contribuição da pesquisa da mamona para os técnicos estrangeiros pode ser considerada como um passo mais do que importante para o Estado.

    A pesquisa com o biodiesel da mamona é realizada pela Embrapa em vários estados brasileiros, mas é em Campina Grande que os estudos são mais intensificados.

    A riqueza de detalhes sobre o projeto foi o que atraiu a equipe estrangeira para a cidade. Entre os que participaram dos cursos, um produtor da Colômbia, que mostrou muito interesse em cultivar a mamona para depois implantar o projeto do biodiesel à base da planta em seu País. Além da mamona, foram repassadas técnicas de plantio e aproveitamento do pinhão manso.

ROSÂNGELA ARAÚJO

Comentários  

0 Federico Delgado
13 Abril 2006 - 09:00 am

I want to know more about this topic because here in colombia we are cultivating mamona and we need seeds for this proyect because our seed are very poor in oil www.higueroil.com or
1
0 Rosilene
05 Maio 2006 - 11:54 am

O que eu pretendo aqui é polemizar, mesmo porque tenho minhas dúvidas.
Voces acham mesmo a mamona uma cultura com potencial no desenvolvimento sutentável.
2
0 Telmo Heinen - Formosa GO
05 Maio 2006 - 18:15 pm

Prezada Rosilene, qual o seu conceito de sustentável? Sim, "conceito" porque "sustentável" não é objeto de "definição" ou é?
A única chance para que os agricultores familiares permaneçam no campo é através aexploração de culturas que demandam mão-de-obra. Culturas mecanizáveis não tem mais a menor chance de serem "sustentáveis" entre os pequenos produtores por uma razão muito simples: A falta de escala na produção...
Fico aqui pensando o que será que ela (e outros ambientalistas) quer(em) dizer com "sustentável" que para mim significa apenas a possibilidade de continuação ao longo das gerações se, e, se não houver mudança nos costumes.
Tenho dito!
Abs,
3

Adicionar comentário


Tudo sobre biodiesel