PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Argentina

Argentina pode pagar mais por biodiesel de pequenas e médias usinas


BiodieselBR.com - 11 set 2012 - 14:17 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
pagamento maior_pem_argentina_110912
O governo argentino está estudando a possibilidade de pagar preços mais elevados pelo biodiesel produzido pelas pequenas e médias usinas. O anúncio foi feito de forma extraoficial por autoridades governamentais durante uma reunião com empresários do setor acontecida na última quinta-feira (06). A informação vem do presidente da A Câmara de Pequenas e Médias Empresas de Energia e Biocombustíveis (Cebep), José Luis Martines.

Segundo o representante das indústrias, o governo está avaliando uma proposta que estabelece três patamares de preços para o biodiesel de acordo com a capacidade produtiva das unidades – o valor mais elevado seria para unidades com até 50 mil toneladas ao ano, outro para unidades entre 50 mil e 120 mil toneladas ao ano e o mais baixo para todas as demais companhias. 

A medida deverá ser anunciada em caráter oficial dentro dos próximos dez dias.

Histórico
Em 10 de agosto, o governo de Buenos Aires anunciou uma série de medidas relacionadas ao setor de biodiesel, incluindo aumentos nos impostos devidos nas operações de exportação e um corte de cerca de 15% no valor pago pelo produto consumido no mercado interno – a tonelada do biocombustível foi de 5.195 para 4.405,3 pesos. 

As medidas deixaram o setor produtivo em polvorosa. As usinas de menor porte, em especial, logo vieram a público para afirmar que os novos preços definidos pela Secretaria de Energia não eram suficientes para assegurar seu funcionamento. Nas contas da Cebep, as empresas estavam tomando prejuízo de 900 pesos por tonelada produzida.

Em poucas semanas, sete empresas anunciaram que precisariam encerrar as atividades.

A Argentina possui 27 pequenas e médias usinas, responsáveis por metade do abastecimento do mercado interno. 

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Surtidores.com.ar
Tags: Argentina