PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Eventos

Pirólise de biomassa é tema de curso em Brasília


Assessoria Embrapa - 12 set 2014 - 14:55 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
CursoPirolise 120914
A Embrapa Agroenergia promove um curso sobre pirólise de biomassa. O evento acontecerá nos dias 30 de setembro e 01 de outubro. O curso, que é gratuito, será ministrado pelo pesquisador Akwasi Boateng que trabalha para Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) onde lidera o grupo de termoquímica da Unidade de Pesquisa em Biocombustíveis Sustentáveis e Coprodutos.

A pirólise é uma rota alternativa para a produção de biocombustíveis a partir de diversos tipos diferentes de biomassas. O principal produto deste processo termoquímico é o bio-óleo, que pode ser usado diretamente como combustível ou processado para dar origem a outros produtos de maior valor agregado. 

A pirólise é um dos objetos de pesquisa da Embrapa Agroenergia, especialmente para o aproveitamento energético de resíduos de biomassas brasileiras. No último ano, a analista Anna Leticia Pighinelli vem realizando pesquisas sobre pirólise rápida não catalítica de eucalipto e palha de cana-de-açúcar para produção de bio-óleo, no ARS/USDA, sob orientação de Boateng. “A grande vantagem da pirólise é sua versatilidade, permitindo o aproveitamento de diversos tipos de biomassas, inclusive resíduos agroindustriais, para a obtenção de combustíveis líquidos (bio-óleo) e sólidos (biochar)”, explica Anna.

O curso será abrangente, abordando as técnicas de pirólise térmica e catalítica, micropirólise, matérias-primas, experimentos no reator piloto e protótipo do reator de pirólise móvel. “A grande experiência do pesquisador na área fará do evento uma oportunidade única para aprender sobre a técnica e ter contato com o que está sendo feito de novo no exterior”, ressalta a analista da Embrapa.

O curso será realizado no período da visita do pesquisador à Embrapa Agroenergia, entre 29 de setembro e 03 de outubro. A visita, custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), abrangerá discussões técnicas com o grupo de pesquisa em termoquímica.

Para se inscrever gratuitamente, os interessados devem enviar seu nome completo, telefone e instituição à qual está vinculado para o e-mail [email protected]. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 3448-1581.

Serviço
Quando: 30 de setembro e 01 de outubro
Onde: Brasília (DF)
Informações: clique aqui
Organização: Embrapa Agroenergia