Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow Proposta cria programa de preço mínimo para biodiesel

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Proposta cria programa de preço mínimo para biodiesel

Imprimir E-mail
terça, 07 agosto 2007 . Agência Camara   
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 592/07, que prevê a criação de um programa de preços mínimos para os biocombustíveis e para as matérias-primas utilizadas na sua produção. O autor da proposta, deputado Uldurico Pinto (PMN-BA), afirma que seu objetivo é incentivar a produção interna de biodiesel e álcool combustível.

Pelo texto, o preço mínimo do biocombustível nunca será inferior ao preço de mercado do combustível de origem fóssil por ele substituído, acrescido de 10%. Já o somatório dos preços mínimos de cada uma das matérias-primas necessárias para a produção de determinado biocombustível será maior ou igual a 70% do preço mínimo do próprio biocombustível. "A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) do governo federal, sob a perspectiva de garantia de renda, deve integrar um conjunto de políticas públicas com vistas a assegurar que vários segmentos da sociedade brasileira sejam beneficiados pela nova era energética, baseada não mais no petróleo, mas na biomassa renovável", diz o parlamentar.

Os recursos arrecadados com os royalties do petróleo e com a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), de acordo com o projeto, serão usados para financiar a compra dos biocombustíveis e respectivas matérias-primas.

Ulderico Pinto ressalta que sua proposta vai fortalecer a agricultura familiar, e os pequenos e médios produtores, "democratizando a participação desses segmentos no Programa Nacional de Biocombustíveis".

Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
- PL-592/2007
Revista BiodieselBR
Comentarios (2)add comment

Ananias Baracuhy :

Preço Mínimo
Tenho dúvidas sobre a eficácia dessa idéia pois esse programa visa em médio prazo destronar o Petróleo e ter ele como referência de preço, me deixa um tanto desconfiado do sucesso.
Nós temos uma grande referência que é a procura maior do que a oferta.Dentro deste contesto,me parece mais viável uma cota mínima para a bioenergia a preço compatível e o restante ser vendido no mercado livre.Eu parto do princípio que cotação alta no mercado é que pode criar impasse na comercialisação.
 
7.08.2007 - 17:48
Votos: +0

Vilmar Tavares :

Preço minimo para Biodiesel
Nos que trabalhamos com oleo vegetal como a mamona sabemos da dificuldade de conseguir materia prima com rentabilidade para o Produtor, por isso acho muinto importante que o governo garanta um preço minimo, ou subicidie as culturas de oleoginosas como mamona, girasol, canola e outros.
 
7.08.2007 - 17:59
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais
.

Comentários

Mais um atrasado  Eu me impressiono com as pessoas como o leitor aci...
Projeto de Lai sobre o cultivo da Mamona  Gostei muito do projeto e o incentivo que o govern...
Eng.Civil  Pesquisa da mais alta relevancia m`rmente que a ca...
o futuro  agora sim os produtores da agricultara familiar te...
PARABENIZAR  Achou importante estas iniciativas e faço um suge...
 O Brasil é campeáo em plantação de cana de aç...
plantio Pinhao  Agora estou vendo futuro para os produtores rurais...
EXCELENTE  E A NOVA QUIMICA Q ESTA NASCENDO, A QUIMICA VERDE!...
Muito bom  Sou formado em Eletromecânia e com cursos na áre...
Baru e pequi  Temos um projeto aqui em Minas para produzir doces...
Mais comentários...

RSS Feed