Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow Portugal: Fábrica de biodiesel criada em Braga

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Portugal: Fábrica de biodiesel criada em Braga

Imprimir E-mail
segunda, 01 maio 2006 . Diário de Notícias   
A sociedade intermunicipal de valorização (Braval) e tratamento de resíduos sólidos e o Instituto do Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho (Idite - Minho) vão criar, em Braga, uma unidade de transformação de óleos alimentares usados num combustível alternativo e menos poluente, o biodiesel. O projecto está avaliado em 400 mil euros e tem como o objectivo entrar em funcionamento em 2007.

Os utilizadores serão os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e as frotas da Braval e da Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga (AGRERE), bem como as frotas municipais de seis concelhos.

A iniciativa insere-se no mega-projecto Ecoparque Braval (que prevê a valorização de uma série de resíduos urbanos), cabendo ao Idite-Minho a componente tecnológica e científica. Terminados os estudos prévios, e com a candidatura ao PRIME pronta para dar entrada nas próximas semanas, tudo indica que os trabalhos de implementação da unidade de fabrico do biodiesel possam ser iniciados "até ao final do ano", diz António Sanfins, responsável pelo projecto no Idite-Minho. "Do ponto de vista técnico, garante, está tudo previsto para arrancar em meio ano." Mas "há questões que vão depender do financiamento e vários tipos de restrições que não permitem dar mais certezas". Certo é que já foram realizados testes, incluindo nos autocarros dos TUB, e decorreram de forma "extraordinariamente positiva". "Não vai haver um posto de abastecimento ao público, mas apenas para os transportes municipais da Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Terras de Bouro, Amares, Vila Verde e Braga."

Revista BiodieselBR
Comentarios (2)add comment

luiscarlos.ds@uol.com.br :

Como produzir Biodiesel
Fonte: http://forums. biodieselnow .com/ topic.asp? TOPIC_ID=6077 &whichpage=3


Já experimentaram o método Foolproof?

1ª Fase:
1 - Filtrar o óleo
2 - Remover a água do óleo: aquecer até 60ºC durante 15 minutos, depois deixar repousar durante 24H, aproveitar apenas 90% do óleo.
3 - Medir a quantidade de óleo a ser processado
4 - Aquecer o óleo até 35ºC
5 - Medir 0.08 litros de metanol (+99% puro) por cada litro de óleo e adicionar ao óleo previamente aquecido
6 - Mexer durante 5 minutos
7 - Medir 1 mililitro de ácido sulfurico (95% puro) por cada litro de óleo
8 - Manter a temperatura a 35ºC durante 1H e depois deixar de aquecer, nunca parar de mexer
9 - Continuar a mexer durante + 1H depois de arrefecido
10 - Para de mexer e deixar a repousar durante 8H
11 - Preparar a mistura soda-metanol: 0.12 litros de metanol por cada litro de óleo e 3.1g (3.5g se a pureza estiver em causa) de soda-caustica por cada litro de óleo. Misturar bem a soda com o metanol.
12 - Depois de repousado durante 8H, adicionar metade da mistura soda-metanol e mexer durante 5 minutos

2ª Fase:
13 - Aquecer o oleo até 55ºC e mater assim durante todo o processo
14 - Adicionar o resto da mistura soda-metanol e mexer durante aproximadamente entre 1.5H e 2.5H. Nota: Retirar periodicamnte pequenas amostras e verificar se fica com cor amarela, quando esta cor for antigida pode-se para de mexer e deixar arrefecer.
15 - deixar repousar durante 1H
16 - remover a glicerina

Lavagem:
17 - adicionar 1/3 de água destilada ao biodisel e usar o método de lavagem com bolhas de ar durante 24H. Nota: opcionalmente pode-se usar um pouco de Acido phosforico (H3PO4) a 10%, este garante que restos de soda caustica sao mais facilmente removidos.
18 - remover a água e medir o ph. a qualidade é assegurada pela rapida separação da agua do óleo e pelo ph neutro.

Finalmente:
19 - deixar repousar (3 semanas +/-) e utilizalo kando se tornar bastante cristalino. pode-se formar um deposito no topo, não deixar ir para o taque de combustivel o deposito!!!
20 - para obter resultados mais rapidos aquecer até 45ºC e deixar arrefecer

Notas:
- este metodo é bastante eficaz e a reacção é mais completa, ou seja, maior quantidade de oleo convertido para biodisel
- é pratico pk não é necessario fazer titulação para a obtenção de um ph neutro
- existem testes (diga-se detectores quimicos) k permite detectar a presença de soda e glicerina, nunca é demais ser cuidadoso kando se vai usar biodised no carro
- atenção ao filtro de combustivel nas primeiras utilizações de biodisel no carro, o biodisel é altamente solvente e vai limpar as tubagens e o deposito de residuos deixado pelo gasóleo fossil.
 
10.05.2006 - 12:12
Votos: +0

PEDRO SELLI :

agua e oleo
Gostaria de saber que equipamento e processo utilizado para identificar teor de agua no oleo bpf
 
2.01.2008 - 22:55
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais
.

Comentários

Mais um atrasado  Eu me impressiono com as pessoas como o leitor aci...
Projeto de Lai sobre o cultivo da Mamona  Gostei muito do projeto e o incentivo que o govern...
Eng.Civil  Pesquisa da mais alta relevancia m`rmente que a ca...
o futuro  agora sim os produtores da agricultara familiar te...
PARABENIZAR  Achou importante estas iniciativas e faço um suge...
 O Brasil é campeáo em plantação de cana de aç...
plantio Pinhao  Agora estou vendo futuro para os produtores rurais...
EXCELENTE  E A NOVA QUIMICA Q ESTA NASCENDO, A QUIMICA VERDE!...
Muito bom  Sou formado em Eletromecânia e com cursos na áre...
Baru e pequi  Temos um projeto aqui em Minas para produzir doces...
Mais comentários...

RSS Feed