Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Iniciar arrow Notícias arrow Soyminas é 1ª baixa no programa do biodiesel

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Soyminas é 1ª baixa no programa do biodiesel

Imprimir E-mail
segunda, 23 abril 2007 . O Estado de S. Paulo   
Revista BiodieselBR
Assinar
O Programa Nacional de Biodiesel terá a primeira baixa nas próximas semanas. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) prepara o cancelamento do Selo Combustível Social da produtora de biodiesel Soyminas, empresa com sede em Cássia, na região do Triângulo Mineiro.

A unidade foi inaugurada em março de 2005 pelo presidente Lula.

A Soyminas é a primeira produtora de biodiesel a descumprir o contrato com a Petrobras. A empresa negociou no primeiro leilão organizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) a venda de 8,7 milhões de litros de biodiesel com entrega física prevista para fevereiro. Segundo a ANP, o problema da Soyminas foi a qualidade do produto. Procurada pela reportagem, a empresa não se pronunciou.

“Já pedimos informações e não há sinal de vida. Já preparamos um parecer a partir do qual será tirado o selo social da empresa. É o primeiro caso no programa, infelizmente”, afirma Arnoldo Campos, coordenador do Programa de Produção e Uso do Biodiesel no MDA.

Veja a esquerda mais informações sobre o tema e abaixo os comentários.
Revista BiodieselBR
Comentarios (18)add comment

Telmo Heinen :

Pensavam que era fácil ?
Pensavam que era fácil? Não dá para fabricar biodiesel de qualidade pelo preço (muito barato) com que ofertaram nos leilões. Bem feito!

É "tomando no ..... que se aprende"! Boa lição!
 
23.04.2007 - 10:45
Votos: +0

TAVARES :

DESPREPARO !
Como pode uma empresa recem inaugurada com total apoio governamental,focada em um produto nobre,com liquides imediata pode falir?Só há uma resposta para esta pergunta,é a má gestão dos negócios,e espero que por trás disso não venha um segundo pró alcool,onde usineiros inescrupulosos cansaram de abusar do nosso dinheiro.Se a Soyminas está`a deriva que ventos a levem e naufraguem bem longe do BNDS.
 
24.04.2007 - 05:22
Votos: +0

ANILDO FOGACA :

os grandes sempre levam vantagem
Isso nao me assusta mais,pois em nosso País é assim,os grandes recebem oferta de dinheiro,eles nem saem de seus escritórios,para obterem dinheiro,facil,enquanto o pequeno,aquele,o que produz,para o grandão,tem que correr desesperado,deixar de seus afazeres,andar de onibus,de carona,esperar a boa vontade do gerente ou agente financeiro,para ser atendido,dai pedem até a cueca do miseravel.o que esta acontecendo,é só o começo,vai aparecer muitas e muitas empresas desse tipo.gente que somente financiou para pegar o dinheiro e aplicar em outra,fontes de rendimento.e o que é mais grave; muitos nao residem nem no brasil!
 
24.04.2007 - 05:48
Votos: +0

Raul Renato :

É isso aí....
O fato só vem a fortalecer o programa, dando-lhe credibilidade à seriedade que nos investe. Qualquer que seja a empresa, se não caminhar sobre as regras do jogo, perde o Selo; e uma das coisas que deveria ser mais fiscalizada é a função social que essas empresas devem empreender e que dão valor ao Selo, ou seja, a promoção da agricultura familiar e a geração de renda para o pequeno agricultor, que é peça chave para a produção de matéria-prima. Essa deveria ser a atitude do Governo Federal para com todas as empresas e indústrias geridas por "espertos".
 
24.04.2007 - 08:56
Votos: +0

euclides de oliveira pinto neto :

A farsa vai aparecendo
Todos sabem que não é preciso fazer biodiesel para alimentar os motores diesel. Eles funcionam com óleo vegetal, com algumas pequenas modificações, conforme kits para adaptação, há longo tempo no mercado. A tecnica é sobejamente conhecida, porém não existe interesse na sua utilização, pois mostraria a verdade dos fatos, ou seja, não precisamos de petróleo. Existem diversas oleaginosas e algas que podem produzir combustíveis renováveis, capazes de alimentar as necessidades de energia do mundo, sem necessidade de reduzir as áreas utilizadas para produção de alimentos.
Ocorre, porém, que poderosos interesses internacionais, lastreados no petróleo, jamais irão permitir o surgimento de uma alternativa energética, enquanto não esgotarem as reservas mundiais.
Por outro lado, a produção de óleo combustivel em pequena escala quebraria a espinha de sustentação dos monopólios, que obtem elevados lucros com o transporte intercontinental, industrialização e distribuição de combustíveis e outros derivados para a industria petroquimica, desenvolvida não por acaso para fazer do petróleo a base de sustentação do dólar norte-americano e sua implantação como moeda mundial.
Entretanto, esta união de poderosos empresários com políticos amestrados, amparado por uma mídia tendenciosa, faz com que as pessoas não consigam enxergar que TODOS os produtos obtidos com o fracionamento do petróleo podem ser obtidos através de biomassa, com a vantagem de ser renovável e poder ser produzido próximo aos locais de utilização. Ainda, a produção de oleaginosas (e/ou algas) gera empregos no campo, sem necessidade de complexas tecnologias, sendo ideal para as características do país.
O programa de biodiesel brasileiro veio na esteira do processo eleitoral, servindo como bandeira para o Lula tentar a reeleição. Usaram como matéria prima a mamona e a soja (????), deixando de lado oleaginosas mais adequadas, como o nativo pinhão manso, cujas características se adequariam melhor à finalidade. Numa área de 20 ha é possivel uma grupo familial de 5 pessoas produzir uma renda mínima de R$ 30.000,00 anual, fora outras receitas com agricultura organica e reflorestamento. A consorciação é possível, embora a EMBRAPA tenha manifestado "falta de estudos adequados" para recomendar o pinhão manso, mesmo após séculos de cultura tradicional. No mínimo, a EMBRAPA quer indicar a cultura da soja, cultura excludente de mão de obra e que só traz lucros para as multinacionais que dominam todo o ciclo produtivo e de comercialização, transformando nosso país numa simples republiqueta provedor de grãos para o primeiro mundo
 
24.04.2007 - 13:11
Votos: +0

Carlos Eduardo :

Muito Pior.
Meu caro Euclides.
A Embrapa não quer recomendar a soja, é muito pior, eles querem recomendar a mamona. Já viu eles falarem mal da mamona? claro que não. Foram eles que aprovaram e assinaram embaixo desde o começo, para depois o Lula fazer a propaganda.

Agora eles vão ter que dizer, que é preciso tecnologia e investimento... Ou seja, o pequeno produtor vai ficar fora.
 
24.04.2007 - 13:28
Votos: +0

Carlos Augusto :

Óleo Vegetal!
Concordo plenamento com os amigos acima, ja a vários anos trabalhando com biodiesel de sebo, que chegou a R$ 0,25 o Kg, e hoje esta por volta de R$ 1,00 o Kilo. tinha dúvidas com relação a toxidade da acroleina, e não entendo porque não fizeram, aqui no Brasil, seu real nivel de toxidade, mas pelo que levantei é similar ao cigarro, porem muito mai reativa, logo se combina cou outra coisa, deixando de ser acrolina. Então o único gargálo seria mesmo o problema de viscosidade que é facilmente contornável, com a utilização dos kits do Sr. Fendel, ou mesmo em uma mistura com algum solvente, ou mesmo diesel, como tem ocorrido. Alerto porem os amigos que aquele projeto de um nobre deputado federal impondo absurdas medidas de coibição de utilização de óleo vegetal como combustivel, quem puder, por favor acompanha de perto, pois poderá passar no congresso sem nenhum alarde. Finalizando, em inumeros testes que executei, conclui que biodiesel tem sempre menos energia que a matéria prima que o originou, obviamente. Uma mistura diesel e óleo vegetal tem condições, dependendo da mistura, render mais trabalho que que com a utilização de diesel puro, e a grosso modo, biodiesel tem menor poder calorifico que qualquer óleo vegetal. Então, a transesterificação poderia ser vista como uma operação para pagar para vender menos energia. Então o Governo federal poderia, para o bem do planeta autorizar a adição de 2% de óleo vegetal ao diesel, mais energia menos burocracia, mais eficiencia!
 
24.04.2007 - 14:58
Votos: +0

Ademir Rostirolla :

Vamos Ser Realista
Meu caro Euclides
Esse País não vai evoluir enquanto se defenda a agricultura familiar criticando o agronegócio.
A agricultura familiar tem de conviver harmonicamente com os médios e grandes plantadores, mas para isso o Governo deve ser com imparcialidade, o condutor das políticas agrícolas dando suporte para os grandes produtores produzirem pesado para a exportação, enquanto a agricultura familiar faça a parte social.
Enquanto as políticas para agricultura familiar for de cunho eleitoreiro, sem prestar assistência técnica, vamos viver sempre este conflito sem trazer resultados para o País.
Concordo plenamente que a produção de biodiesel deve ser feita próximo ao local de produção da matéria prima, com pinhão manso para agricultura familiar,girassol como segunda safra para produtores de grãos e até soja.
Os grandes conglomerados econômicos vão torcer que continuamos com a briga entre produtores familiar e Grandes produtores.
 
24.04.2007 - 14:59
Votos: +0

José H.S.Perez :

Brasil rico com governantes pobres.
Esta é a realidade de nosso País.
Em todos os seguimentos existem ótimas possibilidades em nosso País.
Isto no que se refere a recursos naturais e vontade empreendedora de nossa gente.
Contudo nossos governantes e políticos são neófitos e mau intensionados em tudo o que criam.
Fazem sempre, visando o proveito próprio ou de quem lhes dê uma parte do bôlo.
Vejamos o assunto biodiesel ou biocombustivel.
O nosso gargalo como o dos principais paises é o diesel.
Só o Brasil, adiciona ao diesel por necessidade, a nafta em proporções altas, cerca de 23% a 25%.
Nesta também existem uma adição de 20% a 22% de alcool.
Assim o diesel consumido no Brasil é o único no mundo com esta mistura que podemos chamar de coquetel explosivo e corrosivo.
O nosso diesel é mais danoso aos motores e não seria aceito em qualquer país sério do mundo.
Então vejamos, se a produção de etanol não será a solução para a demanda do diesel e sim para substituir o uso da gasolina, que por sinal está sobrando, por que não alteramos a engenharia energética para que contemple o que realmente necessitamos e com a biomassa correta.
Vamos deixar os países ricos, usarem suas culturas nobres para fabricarem o seu etanol, e quando a falta destes produtos exigirem a sua importação para alimentarem os racionais e irracionais, teremos preços justos para remunerar nossos produtores rurais, que plantarem Milho, Soja, Girassol e etc.
Por que o Governo não estende os benefícios fiscais para quem desejar plantar as matérias primas para a fabricação de biocombustível sem priorizar qualquer classe social.
Vamos estimular a pesquisa, o plantio acompanhado por pessoal técnico competente de isento de coloração política.
Só assim chegaremos rápido ao sucesso que tanto almejamos.
Esta medida poderia trazer a união entre pequenos, médios e grandes produtores, focados nestas matérias primas.
O pequeno e médio teria a função de produzir e ter a segurança de ter a sua produção adquirida pelo grande sob contrato e por preço remunerador.
Este por sua vez teria também a produção própria para que juntos tivessem a Unidade Produtora, compartilhada entre todos os participantes na proporção de suas cotas.
Acredito que esta forma de participação seria possível e estaria estimulando formações sólidas e duradouras entre produtores de matéria prima e produtores de biocombustível.
Isto já ocorre na fabricação de alcool. Temos distilarias com grande produção que não possui grandes áreas de terra para produção própria e sim sob contrato com N fornecedores.
Vejamos como os Estador Unidos da América, cresceu no início da exploração de petróleo.
Era facultado a TODOS que desejassem explorar, por sua conta e risco.
O sub solo era e continua sendo de quem possui o solo.
Aqui infelizmente o pior que poderá acontecer para um proprietário rural. é descobrirem petróleo em suas terras.
Finalisando, gostaria de chamar a atenção para o fato de que o óleo extraido da mamona, não é aceito como biodiesel pelos 27 países da U.E. devido a suas características físico químicas.
Permite reações químicas incontroláveis que o tornam impróprio para uso como substituto do diesel, por não atender às exigências técnicas.
Por que não se divulga com maior clareza isto ao invés de estimular o pequeno produtor a plantá-la, ou será que amanhã eles vão comer mamona ?
Será ignorância ou má fé ?
De tudo que tenho lido e ouvido, estou iniciando a avaliação da cultura do Pinhão manso, que pela minha óptica é a que melhor se adequa à produção do biocombustível.
Se as conclusões práticas confirmarem os conhecimentos teóricos, pretendo iniciar esta cultura com o abjetivo de produzir biocombustível.

Agradeço o espaço que me oferecem para divulgar o que penso

José H.S.Perez
 
26.04.2007 - 08:47
Votos: +0

joao custódio :

soyminas
ola bom dia ,este nosso Pais é tudo um grande começo,só precisamos de menos intervenção do Governo,deixar que a iniciativa Privada Organiza e Trabalhe em Paz ,que vai virar uma Potencia Mundial...e dando chances ao pequeno e médio produtor deste ,colocando a disposição conhecimento e grana pra poder girar com menos burocracia e exigencias Pais abs joao
 
26.04.2007 - 10:03
Votos: +0

Serafim :

Que alívio!!!!!!
Causou-me espécie os três primeiros comentários, pensei... os jejunos proliferam no planeta!!!!
Felizmente os demais comentários (6) tranquilizaram-me, ainda bem.
É isso aí pessoal, é no mínimo estranho que uma pequena empresa e com grande credibilidade lá fora, seja a "única" que não tenha conseguido atender o contrato com a indefectível, irreprochável e ilibada Petrobrás.
Só nos resta aguardar a próxima piada ou capítulo sobre o assunto.
 
26.04.2007 - 15:09
Votos: +0

Telmo Heinen - Formosa - GO :

Será que é de Taubaté ?
Esse Serafim é de Taubaté ? Além de nome incompleto, deixou um rasto incompleto.
Mas parece que opiniãoele tem... he he he

Ingênuo!
Estamos procurando um substituto para a "Velhinha de Taubaté" famosa personagem que representava quem acreditava em tudo o que o governo dizia...

Abs, telmo heinen @yahoo.com.br
 
26.04.2007 - 17:11
Votos: +0

nilo corbari :

biodiesel
Sr.s, no brasil só tem espaco para ter lucro Bancos, financeiras, grandes corporaçoes e logicamente o governo, que tem obrigacao de ser superavitario, enquanto nós que produzimos estamos morrendo... O programa de biodiesel náo funciona em larga escala, só funciona em pequenas propriedades e empresas de pequeno porte, este produto nao tem margem de lucro para grandes investimentos. Ou pode ser que nao sei fazer contas.
abs.
 
28.04.2007 - 19:52
Votos: +0

JORGE FIDELIX :

Soyminas- a 1ª baixa
Lembram-se dos mega projetos Sudam,Sudene e do Proerj? Só enriqueceram espertalhões e geraram votos para o governo. Agora, surge outro campo fértil para a roubalheira: chama-se Programa Nacional do Biodiesel. Esperem só mais um pouquinho e verão a "bagaceira" causada pelos oportunistas de plantão.
Amigo dr. FENDEL, estou contigo e não abro. A solução para os biocombustíveis está mesmo no uso dos óleos vegetais puros via motor ELKO e Kits adapatadores para motores de ciclo diesel, no entanto o corporativismo da indústria automobilística, dos oligopólios do petróleo (Petrobrás no meio)e dos governos vendidos aos interesses internacionais (Brasil no meio)impõe barreiras quase que intransponíveis aos mortais bem intencionados. Por que não se dissemina pelo governo e institutos técnicos oficiais o uso de OVN (óleo vegetal in-natura - puro) misturados ao diesel de petróleo em proporções de 10 a 30% como combustível? Seria muito mais vantajoso economicamente, socialmente e ecologicamente correto ao invés dos míseros 2% do caríssimo e subsidiado biodiesel. Onde estão os nossos parlamenares? Ficarão assistindo de camarote a este crime de lesa-pátria?. OVN é a solução!
 
30.04.2007 - 09:55
Votos: +0

Ernani Pedretti :

Garantia de preço mínimo p/agricultor familiar
Concordo com a maioria dos comentários acima, mas somente no comentário do Sr.José H.S.Perez faz referência a um preço justo para o agricultor familiar; como o projeto do governo condiciona que 30% seja proveniente dessa fonte é justo que as autoridades envolvidas exijam que sejam anexados ao projeto contratos firmados com os pequenos produtores que lhes garantem um preço justo p/sua produção.Caso contrario...
 
1.05.2007 - 22:04
Votos: +0

Antonio rocha :

O buraco é mais embaixo
Prezados,
Participo pela primeira vez desta lista de discusssão e percebo que a questão da produção do Biodiesel é bem mais complexa, com nuancess técnicas, economicas e políticas não tão bem reveladas. Agora como ficam empresas sérias que intencionam investir, conforme o cenário se apresenta "oficialmente" e tomando como base os investimentos crescentes de outras empresas produtoras? Todos perderão terão prejuizos produzindo numa escala maior, pois são investimentos de 50, 100 milhões de reais?
Existe algum orgão oficial, uma universidade, centro de pesquisa que poderemos confiar sobre estudos técnicos e de viabilidade?
Desculpem por tantas indagações, mas para investir fica difícil num programa tão confuso.
Cordialmente, Antonio.
 
2.05.2007 - 01:10
Votos: +0

bene.oxt :

Disseminar a técnica
Tudo que passar pelo grande empresário, estará fadado a absorver rios de dinheiro público sem o retorno correspondente. Se ao pequeno produtor for dada a técnica do uso de OVN, que será usado como mistura ao diesel, inicialmente no seu trator, sua picape, etc, haverá o efeito "formiguinha" que em tempo não muito longo fará com que teremos mais que 2% de mistura ao diesel com baixíssimo custo.
 
2.05.2007 - 16:18
Votos: +0

Fideles :

BRASÍs em quem acreditar?
Tenho que concordar com o amigo acima o Fogaça, quando ele fala em que os pequenos tem que deixar os seu afazeres para correr atrás do dindin de forma a ter exito em seu sonho de se tornar um dia um grande produtor. Enquanto que o grande já em seu êxtaze sonha em como vai dar o golpe no pequeno é claro.Sim tenho que concordar, pois sou otimista quanto a este Brasil e que ainda ha solução. Tenho pequena propriedade e estava entusiamado em plantar o pinhão manso ou derivados do biocombustivel, mas vendo o exemplo da Soy, é realmente assustador você não poder confiar na liquidez uma vez que o próprio governo faz vistas grossas para o assunto, paga-se o seguro dos danos "didin público" honra-se alguns contratos, o povo esquece e tudo bem;...A Dona BOLIVIA que assim o Diga-nos.Não é Evo Morales?
 
17.05.2007 - 11:35
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

interstorialidade  Trabalho com saúde pública há vinte anos, e com...
Producao de Hidrogênio  Existe uma apologia ao biodiesel nesse texto.. O h...
SOLUCIONAVEL  Falta divulgação para o pequeno agricultor. Pois...
rendimento  Colhe-se nessas áreas à partir do quinto mês ap...
Sr. Mário, e outros  Senhores, sou engenheiro agronômo, e trabalhei em...
polluição do rio poty  estive rescentimente ai,não percebí essa tal pol...
subsidios? bom ou ruim?  Por favor. Parem de jogar no ar noticias como a ma...
usina de biodiesel premium da PETROBRAS  Entendo que caberia se indagar aos dirigentes da P...
Atenção!!  No Artigo faltou mensionar a espécie, ou quais sp...
Gratuito ? Onde?  Com relação à gratuidade do óleo usado, concor...
Mais comentários...

RSS Feed