Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Iniciar arrow Notícias arrow Saiba como funciona uma usina de biodiesel

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Saiba como funciona uma usina de biodiesel

Imprimir E-mail
quarta, 03 agosto 2005 . Agência Brasil   
Revista BiodieselBR
Assinar
A reportagem da Radiobrás visitou na semana passada a fábrica de biodiesel que deve ser inaugurada amanhã no interior do Piauí. Segundo informações do gerente de produção, Ricardo Alonso, a fábrica custou R$ 10 milhões, e sua construção se iniciou em janeiro. Agora, 170 operários trabalham em três turnos para concluir tudo até a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira.

O processo químico de fabricação do combustível utilizado na unidade é conhecido como transesterificação. Segundo o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o processo consiste na reação de um óleo vegetal (glicerídeo) com um álcool (metanol ou etanol), em presença de um catalisador (substância que faz a reação acontecer mais rapidamente), geralmente uma base, a soda ou a potássia cáustica (hidróxido de sódio ou potássio). O subproduto da reação é a glicerina, que também tem valor comercial (é utilizada para fazer sabonetes). O álcool utilizado na reação é, em boa parte, reaproveitado na fábrica. Esse processo foi patenteado pela primeira vez em todo o mundo pelo cearense Expedito Parente, ainda nos anos 70.

"Para se produzir o biodiesel, os ésteres no óleo vegetal são separados da glicerina. Os ésteres são a base do biodiesel. Durante o processo, a glicerina é substituída pelo álcool, proveniente do etanol. O resultado da reação química entre os ácidos graxos contidos em óleos vegetais e gorduras animais e um álcool, que pode ser o etanol ou o metanol, é um éster etílico ou metílico. Quando usado como combustível, denominamos tal produto de biodiesel", explica nota na página do SBRT na internet.

O processo da montagem da fábrica é considerado "relativamente simples" pelo gerente de produção da empresa, Ricardo Alonso. Segundo ele, apenas 20% das peças utilizadas chegaram montados à unidade. "O restante foi construído aqui mesmo, a partir do trabalho de uma equipe de engenharia da região", conta. A maior parte das estruturas metálicas existentes na unidade consiste em tanques, onde é armazenado o óleo que chega e o biodiesel resultante.

O esmagamento da mamona será feito em outra unidade da empresa, em Crateús (CE). Outro subproduto do processo, a torta de mamona, também tem valor de mercado como fertilizante. As dificuldades de transporte, dado o mau estado de estradas da região Nordeste, é considerado pela empresa como o fator mais complicado no processo de produção. "Tivemos que trazer um gerador elétrico próprio para cá, de São Paulo. Foram sete dias de viagem no caminhão", conta Alonso.

A produção em Floriano deve ser de 90 mil litros diários. Segundo cálculo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, isso implica o processamento da mamona plantada em cerca de 65 mil hectares por ano.

Em sua totalidade, segundo nota na página do governo do Piauí na internet, o projeto envolve ainda colaboração do governo do estado com o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a Delegacia Federal da Agricultura no Piauí, o Emater, a Embrapa Meio Norte e a Petrobras.
Revista BiodieselBR
Comentarios (0)add comment

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

interstorialidade  Trabalho com saúde pública há vinte anos, e com...
Producao de Hidrogênio  Existe uma apologia ao biodiesel nesse texto.. O h...
SOLUCIONAVEL  Falta divulgação para o pequeno agricultor. Pois...
rendimento  Colhe-se nessas áreas à partir do quinto mês ap...
Sr. Mário, e outros  Senhores, sou engenheiro agronômo, e trabalhei em...
polluição do rio poty  estive rescentimente ai,não percebí essa tal pol...
subsidios? bom ou ruim?  Por favor. Parem de jogar no ar noticias como a ma...
usina de biodiesel premium da PETROBRAS  Entendo que caberia se indagar aos dirigentes da P...
Atenção!!  No Artigo faltou mensionar a espécie, ou quais sp...
Gratuito ? Onde?  Com relação à gratuidade do óleo usado, concor...
Mais comentários...

RSS Feed