PUBLICIDADE
padrao padrao
Biodiesel

Stephanes diz que preços das commodities agrícolas devem continuar altos em 2008


O Globo Online - 08 jan 2008 - 09:39 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, citou o crescimento da renda e da população mundial e o aquecimento global entre os fatores responsáveis pelo aumento de 20% a 40%, em dólar, nas cotações das commodities agrícolas no mercado internacional ao longo de 2007. Em sua avaliação, houve uma mudança no patamar de preços que vai continuar.

- Todos estão acostumados a comprar alimentos mais baratos, mas agora há excesso de demanda. A alta dos preços é um fenômeno internacional e permamente - afirmou Stephanes.

Além da demanda e das condições climáticas - que têm provocado quebras nas safras de alguns países -, o ministro destacou a expansão do interesse na produção de matéria-prima para o biodiesel e o etanol. Lembrou que o trigo tem sido largamente utilizado na Europa e o milho nos Estados Unidos.

- Soja, milho, trigo, leite e derivados e carnes são exemplos de commodities cujos preços vêm aumentando - disse.

Eliane Oliveira