PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Lula se compara a Getúlio ao inaugurar fábrica de biodiesel


Agência Estado - 29 nov 1999 - 22:00 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou-se hoje ao presidente Getúlio Vargas durante discurso na inauguração da fábrica de biodiesel do Grupo Brasil Ecodiesel em Floriano, a 250 quilômetros de Teresina, no Piauí. Lula afirmou que não estava inaugurando apenas uma fábrica para produzir óleo. "Estamos começando um embrião que em 1954 Getúlio Vargas começou quando teve a coragem, contra os interesses da elite política, de dizer ao Brasil que a gente iria fazer a Petrobras e produzir o nosso próprio petróleo".

Segundo Lula, naquela época Getúlio "foi achincalhado". "A imprensa da época não cansou de fazer editoriais contra a decisão de construir a Petrobras", afirmou Lula no palanque montado no pátio da empresa, onde cerca de duas mil pessoas o aplaudiram sob sol forte.

Lula também inaugurou hoje as obras de recuperação da BR-230, no entroncamento com a BR-343, também em Floriano. Encerrada a solenidade, o presidente embarcou para Eliseu Martins, também no Piauí, para conhecer a produção de mamona, que será processada na Brasil Ecodiesel.