Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Participe da Conferência BiodieselBR 2008
Iniciar arrow Notícias arrow Biodiesel arrow Pesquisa avalia emissão de gases na produção de oleaginosas

Participe de graça do Catálogo do Biodiesel

Faça seu negócio crescer inscrevendo sua empresa.

As usinas de biodiesel do Brasil

Ficha detalhada de cada fábrica do Brasil (com informações de contato).

Pesquisa avalia emissão de gases na produção de oleaginosas

Imprimir E-mail
sábado, 22 março 2008 . Gazeta de Piracicaba   
Participe da Conferência BiodieselBR 2008
Descobrir se ambientalmente vale a pena produzir biodiesel à base de plantas oleagionosas - mamona, soja, girassol e dendê - é a missão do laboratório de Biogeoquímica Ambiental do Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), que se engajou há 30 dias em um projeto desenvolvido pela Petrobras, que tem por objetivo avaliar a quantidade de gases do efeito estufa que são liberados para a atmosfera, por conta do cultivo dessas plantas. A Petrobras investiu cerca de R$ 1 milhão nesse projeto que deverá apresentar o primeiro resultado em um ano.

A primeira visita dos pesquisadores do Cena, de acordo com o professor Carlos Clemente Cerri, especialista em seqüestro de carbono no solo, foi ao Pará onde foram coletadas amostras do solo. Em julho deste ano os seis alunos e três professores voltarão àquele Estado para coletar os gases CO-2 (dióxido de carbono), Metano (CH-4) e Óxido Nitroso. São gases do efeito estufa que influenciam no aquecimento global.

"As plantas oleaginosas, na hora em que estão sendo cultivadas, acumulam determinada quantidade de óleo na semente ou no fruto. Esses óleos são extraídos para o preparo do mecanismo de extração, depois passam por um processo químico que resulta no biodiesel e para produzir um litro temos que ver quanto é gerado de gases".

A partir de abril os pesquisadores estarão realizando o mesmo trabalho na Bahia com a mamona. A outra visita será no Mato Grosso para pesquisar o girassol. "Se não calcularmos esses gases não podemos saber se o biodiesel realmente estará substituindo o diesel convencional. É de extrema importância que façamos o inventário da emissão de gases quantificando se são provenientes de aração e gradagem do solo, da degradação de fertilizantes e do calcário, decomposição dos resíduos dessas culturas e nos processos industriais que formam o biodiesel".

Para medir a emissão dos gases, o Cena utiliza câmaras especiais que apontam a diferença do estoque do carbono do solo. "Se a quantidade de gases emitidas por estas plantas oleaginosas for igual ou maior do que é emitido pelo diesel natural teremos de sugerir práticas agrícolas e industriais para redução desses gases como a prática de plantio direto, por exemplo".

Seminário

O assunto em questão será apresentado no Seminário sobre Seqüestro de Carbono e Mudanças Climáticas que será realizado de 25 a 28 de março em Maceió. Na oportunidade o professor Carlos Cerri estará falando da adoção de técnicas para redução de gases na atmosfera, menor uso de fertilizantes nitrogenados e melhor forma de uso do sistema de conservação do solo para evitar erosão.

ANA CRISTINA ANDRADE
Revista BiodieselBR
Comentarios (2)add comment

Telmo Heinen disse:

  É melhor parar de usar biocombustíveis ?
Não sei como tem gente que ainda duvida, de que qualquer biocombustível emite menos gases de efeitoestufa do que os derivados de petróleo.
E, se fôr ? Qual é a alternativa que pode nos ser oferecida ?
1

22.03.2008 - 20:52

Ananias Baracuhy disse:

  Até o momento,o combustível alternativo ao petróleo é o biocombustível e que é muito menos poluiodor do que o petróleo,não se tem até agora nenhuma alternativa melhor do que ele e paradoxalmente,a conversa é diminuir poluição global,diminuir gases de efeito estufa e etc... e o petróleo tem passágem livre em todas as fronteiras do mundo e os biocombustíveis são taxados pesadamente, exatamente pelos maiores poluidores mundiais que são EUA e UE...e que é nestes países que existem as maiores campanhas de combate à poluição???
2

23.03.2008 - 11:29

Escreva seu Comentario

busy
 

Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

obrigadaa!  muito obrigada a todos que comentaram aki; por cau...
procuro parceiro  OI tudo tudo bem , sou mocambicano estou interessa...
"Falha Nossa"  De jornalista, de novo! Falha "deles" - Números p...
terras para plantar mamonas  a familia tem terras no ceara na cidade de palmaci...
socio ambiental  em primeiro lugar queria parabenizalos pelo trabal...
Biodiesel X Mamona  Meu caro Bomfim o que faz o homem de negócio se e...
INCENTIVO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL  BONFIM CRATEÚS,Fala meus caros colegas,comentaris...
Mamona/girassol  Que a Petrobrás pesquise com várias culturas, fa...
não a PERNAMBUCO  CARISSIMOS POR FAVOR NÃO VENHAM PARA PERNAMBUCO P...
Minha opinião sobre o Bio combustivell  Bom na minha opinião o Bio combustivel é 1 gran...
Mais comentários...

RSS Feed