Faça sua Assinatura
  Mapa das Usinas de biodiesel 2009
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Catálogo do biodiesel 2010
Início arrow Notícias arrow Mercedes-Benz apresenta teste com B100 e resultados são animadores

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Mercedes-Benz apresenta teste com B100 e resultados são animadores

Imprimir E-mail
segunda, 22 outubro 2007 . .   
Catálogo do Biodiesel 2010
Comprar
A marca é a primeira do Brasil a apresentar os resultados de testes com o B100, e estes foram considerados extremamente satisfatórios.
 

O texto acima é apenas uma breve introdução. Para ver esta página completa clique aqui e seja assinante.
Restante exclusivo para assinantes. Seja Assinante BiodieselBR
Já é assinante? identifique-se no alto desta página.

Revista BiodieselBR
Comentarios (3)add comment

Richard Fontana :

Motor de ciclo diesel: utilização de biodiesel na condição B100.
O que sucede com os testes da Mercedes Benz, é somente o princípio.

Quem acompanhar estes testes, irá se surpreender, e muito.

Cerca de 25 anos atrás, efetuamos testes similares com dois veículos de marcas diferenciadas: Mercedes Benz e Scania Vabis, e estes veículos e mais um trator trafegaram o equivalente a cerca de 800 mil quilometros. Outros dois veículos idênticos trafegaram também com o óleo diesel de origem fóssil, tudo para efeito de comparações. Infelizmente não possuímos mais em mãos estes dados, pois nos foi retidado das mãos em início do ano de 1985.

Me lembro bem que concluímos então, após a análise dos resultados:

1. Economia mediana com a mesma quantidade de carga transportada de cerca de 20% para o biodiesel;
2. O óleo lubrificante dos motores que consumiram biodiesel, não se oxidava e assim sendo, a troca seria apenas por motivos de segurança.O biodiesel não contém praticamente enxofre e assim sendo a sua combustão não gera residuais sulfurados;
3. A vida útil estimativa dos motores consumindo biodiesel B100, em princípio e na pior das hipóteses iriam duplicar. O biodiesel é um lubrificante natural e o sistema de injeção bem ajustado, não produz praticamente fuligem e assim sendo a abrasividade de gases e produção de sólidos em suspensão é muito menor;
4. Ambiental: aqui nem se precisa falar. Os motores que consumiam biodiesel, se podia perfeitamente ficar com o nariz em seu regime de escapamento de gases, e o que se sentia era apenas "fome", pois o cheiro era de batatinhas fritas. Ao colocar o nariz nas mesmas condições nos motores que consumiam diesel ......

Auguro que a Mercedez Benz se aprofunde nestes testes, e exponham e publiquem os resultados. Auguro ainda que as outras empresas, incluso aquelas que somente produzem os motores de ciclo diesel, também o façam.

Utilizar B2, B5 ou até mesmo o B100 é uma questão de oportunidade, de disponibilidade e de condições econômicas.

Londrina, 24 de Outubro de 2007 - 08:42 horas.

Richard Fontana
Diretor de Tecnologia / Coordenador de Projetos
fontana@austenbio.com.br
Fone (43) 3337 7004
 
24.10.2007 - 07:48
Votos: +0

Almir Monteiro :

...
O Richard Fontana tem razão, necessitamos mais estudos, pesquisas e testes sobre emissão de poluentes e desempenho de motores ciclo diesel, máquinas e equipamentos agricolas, grupos geradores de eletricidade, usando o biodiesel (B100, B2, B5, B15, B20, B30, B50). Não devemos ter medo de distribuidores de petroleo e nem da OPEP, vamos prá frente que atrás vem gente querendo vencer, "OS ÚLTIMOS SERÃO OS ÚLTIMOS", está na hora dos grandes fabricantes de motores do ciclo diesel no Brasil, se educarem e conscientizarem sobre a questão.
 
5.11.2007 - 11:22
Votos: +0

Paulo Aguiar :

Atrás vem gente
Dominar e desenvolver o biodiesel para aplicação não apenas como combustível, mas também como subprodutos industriais é fundamental. O Brasil não pode perder esta corrida, assim como não pode perder a do etanol.O importante deste setor da economia é que, além de dispormos de enorme área para plantio de mamona, palma, babaçu, andiroba e outras oleoginosas, podemos desenvolver um enorme valor agregado sobre a matéria prima produzida, já que dispomos da Embrapa e de outros centros de tecnologia de ponta.
 
4.08.2008 - 08:18
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Informações  gostaria de obter informações da produção do b...
Recolhimento de óleo  Gostaria de saber qual empresa no Parana recolhe o...
Eu gosto  Isso oq eles fazem é uma ajuda nota 10,0 para o m...
O hidrogênio é perigoso - Ver Zepelin  O hidrogênio é muito perigoso, por ser muito exp...
Divulgação e coleta nas escolas  A reciclagem do óleo de cozinha poderia ser divul...
Cristo  Hidrogênio... Muita falácia e pouca conclusão, ...
Mais comentários...