Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow Imposto sobre biodiesel terá limite de 12%

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Imposto sobre biodiesel terá limite de 12%

Imprimir E-mail
segunda, 09 outubro 2006 . Diário do Comércio - MG e Unica   
Os estados brasileiros vão limitar a 12% a alíquota de imposto cobrada sobre o biodiesel. A decisão foi aprovada ontem por representantes de todos os estados, durante a 123ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizado em Belém. Para o governo federal, a medida vai estimular o setor e dar maior segurança aos produtores. "Cada Estado criava sua própria alíquota, o que favorecia as distorções. Com essa decisão, vamos uniformizar essa situação", disse o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy.

A reunião também serviu para aparar arestas em relação à guerra fiscal e para aprovação de medidas de impacto imediato, como a isenção de cobrança de ICMS sobre produtos farmacêuticos e a prorrogação, até dezembro de 2009, da isenção de ICMS na aquisição de táxis. Sem dar detalhes, Appy garantiu ainda que os estados vão poder fazer o parcelamento de dívidas tributárias em condições mais favoráveis que as atuais. (AG)
Diário do Comércio - MG

Base de cálculo para biodiesel é reduzida para 12%


No último dia 6, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) estabeleceu o Convênio ICMS nº 113, que dispõe sobre a concessão de redução na base de cálculo do ICMS devido nas saídas de biodiesel (B-100). A medida visa autorizar a redução da base de cálculo do ICMS para que a carga tributária seja equivalente a 12% do valor das operações nas saídas de biodiesel resultante da industrialização de grãos, conforme o previsto no Diário Oficial da União (DOU) de 11/10/06, MF,

http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/Convenios/ICMS/2006/cv113_06.htm

Unica

Revista BiodieselBR
Comentarios (17)add comment

Antonio :

...
Já é alguma coisa. Esperavamos mais....Infelizmente nossos governos estão preocupados com ARRECADAçÃO e não com despoluição.
 
9.10.2006 - 18:44
Votos: +0

Telmo Heinen :

Os outros dão subsídios e nós cobramos impostos...
Outros países dão subsídios à produção emergente ou mesmo tradicional. Nós, além de não termos condições de fornecer subsídios, ainda cobramos impostos...
Porque não reduzir as taxas ao mínimo, por exemplo 1,0% só para manter o controle fiscal?

Abs, telmoheinen@yahoo.com.br
 
9.10.2006 - 23:43
Votos: +0

Olavo Piton :

impostos
Eu concordo com o Telmo, aproveitando a acasião tenho lido todos os comentários do Telmo e aproveito para parabenizar-lo pelos bons comentários que tem feito, mas este é o nosso Paiz chamado Brasil, onde só interresa arecadar para poder destribuir entre os sangue sugas do governo porque vc acha que alguem deste goverto esta preocupado com o meio ambiente? Olavo
 
11.10.2006 - 14:48
Votos: +0

Darci :

bioimposto
Concordo com o Telmo ( e esta é minha opinião há muito tempo) de que como este é um país de impostos poder-se-ia instituir 1 % para o biodiesel para não perdermos esta fama. Com este 1% com certeza o projeto biodiesel alçará vôo imediatamente e seremos competitivos mesmo frente aos subsídios de outros paises. Apesar de tudo, vejam quantas empresas já estão acreditando e investindo...

Darci Fracari
Consultor Ind. Óleos e Biodiesel
 
11.10.2006 - 21:15
Votos: +0

Hélio :

impostos - biodiesel
-Será que ninguém vê o quanto 12% é menor do que os impostos pagos atualmente? Parece que todo mundo entrou na "onda" dos impostos altos. -Melhor seria imposto lagum, não é mesmo? -E de onde o Governo buscaria recursos para ajudar, como tem ajudado os pequenos produtores de mamona, no nordeste?
 
12.10.2006 - 09:31
Votos: +0

Rafael Luiz :

Impostos de 12% são a ponta do Iceberg
Mal um projeto começa a se tornar viavel economicamente, ele ja vira alvo da ganancia fiscal do governo , a maioria dos paises civilizados estimula o empreendorismo e as novas tecnologias com impostos simbolicos 1% ou 2% para controle e monitoramento, ja no Brasil tudo isso é uma outra História, li uma reportagem hoje que dizia que em 2004 , 7 em cada 10 empresas que abriram fecharam.
Precisamos de estimulos não mais carga tributaria, o mundo não é só das multinacionais e estatais.
Rafael
Gerente de Exportação
 
12.10.2006 - 14:22
Votos: +0

velosobr :

so espero que pare por ai...
so espero que não invente no futuro o modo de tributação chamado substituição tributária para o biocombustível como tem sido com vários tipos de produtos,aí é o início do fim...
 
13.10.2006 - 12:58
Votos: +0

Telmo Heinen - Formosa (GO) :

Impôsto ou Voluntário ?
Chama-se "impôsto" porque se "impõem" e não tem escapatória. Se fôsse BOM, se chamaria de "voluntário"
Caro Hélio, não é o caso - tirar de uns para dar aos outros, por uma simples razão, o fomento tem que vir de outras fontes (outros impostos) porque "voluntários" não há.
O seu argumento é inócuo sabe porquê? Se não houver redução não haverá produção e sem produção não haverá arrecadação alguma.
Mesmo não se cobrando impostos, gerando renda já é bom porque a renda será toda consumida e gerará "impostos" no passo seguinte da cadeia produtiva, captou?

Algo semelhante acontece com o discutido Programa Bolsa Família. É muito dinheiro mas a vantagem para o governo é que as pessoas que recebem este dinheiro, gastam tudo e no passo seguinte isto realimenta a economia e em tres tempos este dinheiro volta para o Governo na forma de impostos...
Imagina se é como estão dizendo, a carga tributária é de quase 40% então volta rapidinho...
Deixar fabricar biodiesel sem cobrar impostos é algo semelhante, ou melhor, gera impostos nos insumos adquiridos para a produção da matéria-prima e depois com o gasto da renda obtida.
Até quando? Até o setor se fortalecer e aí sim, contra a "vontade" haverá "impostos"

Além de estímulo a isenção seria um incentivo subsidiado.
Isto faz parte das regras mais elementares da Economia.

abs, telmoheinen@yahoo.com.br
 
13.10.2006 - 22:25
Votos: +0

Rafael Luiz :

Inconfidencia Mineira
Imagine Tiradentes morreu pelo quinto pelos idos de 1792 , um quinto do ouro que era produzido voltava para Portugal na forma de impostos , hoje estamos discutindo 2/5 mais do que o terço 40% , logo mais discutiremos o meio 50%, dai só falta desapropriar as indiustrias e acabar com a iniciativa privada.Parece que o lucro é pecado.
 
14.10.2006 - 18:22
Votos: +0

Telmo Heinen - Formosa (GO) :

fifty - fifty (50% a 50%)...logo
Meio a meio, logo, logo chegaremos lá.
Era o "quinto dos infernos" e deu aquela revolta.
Por quê não há revolta hoje em dia?
A maioria sonega e daí fica com o rabo preso e não pode reclamar, como jogar pedras nos outros se o seu telhado é de vidro?
Tem que ficar muito pior do que está, para haver mudanças significativas.

Abs, telmoheinen@yahoo.com.br
 
14.10.2006 - 23:07
Votos: +0

Ferreira :

INDIGNAÇÃO
Sr. Hélio,
Eu acredito que o Sr. não seja empresário, pois o Sr. não tem idéia do que 12% representa na produção, portanto o seu comentário causou-me SUPRESA.
A porcentagem de 2% seria viável, isso para os estados (ICMS), sem contar os encargos federais pesadíssimos, mesmo no enquadramento do regime fiscal federal.
Que benefício o governo federal nos dá? Dando crédito de 150% de garantia real? Esta situação é natural para o Senhor?

Ferreira
 
16.10.2006 - 12:55
Votos: +0

Helio Avila Lima :

ICMS-Biodiesel
Com referencia aos comentários do Sr. Helio quero dizer que o meu nome tambem é Helio. e como estou envolvido em um projeto de biodiesel que as pessoas que me conhecem em MS. não confundão o comentarista com Helio A. Lima consultor do PNUd em Campo Grande, mesmo porque também não concordo com o pensamento do mesmo e acho que o ICMS não deveria realmente passar de 2% no programa de Biodiesel lançado pelo Governo Federal, dando assim o governo estadual um incentivo às industrias e agricultores que pretendem se envolver com a cultura de
oleaginosas visando a produção de biodiesel no estado.
 
23.10.2006 - 16:59
Votos: +0

claudio Lugokenski :

Mamona como matriz do biodisel
Acho muito dificil a mamona dar certo como matrix para biodiesel no nordeste pelo seguinte motivo; é cultura que exige uma tecnologia media para alta e custo de adubação semelhante ao milho . Não vejo saida para a mamona o ideal é
o Pinhaõ Manso. Ver comentários a respeito de ambas ambas as culturas feitas pela Embrapa
 
25.10.2006 - 09:20
Votos: +0

Hermes sobreira :

Imposto e mais imposto
Num país sério, que se pretenda ajudar o homem do campo,principalmente no nodeste,não tem que cobrar imposto algum!Tem é que financiar a terra,criar cooperativas de produção, usinas e deixar que as cooperativas comercialize seu próprio biodiesel.
 
25.11.2006 - 18:26
Votos: +0

Gerardo :

...
Realmente é um absurdo, uma soma de 40% de impostos. Ouso a afirmar que governar é precipuamente a arte de se distribuir subsídios. Todos querem um subsídio, um aqui, outro acolá. Cada um ´puxa a sardinha para o seu lado`. E, ai de quem venha a contrariar o seu pleito. Mas, aos governantes cabe sopesar cada pleito. O subsídio é a forma facilitada de se alavancar o desenvolvimento de uma atividade, de um produção específica, de uma região, etc... . Se se perguntar que mais necessita de subsídio, o biodiesel do Nordeste(não esmola) ou o do restante do País?...
O certo é que cada um luta é em favor do interesse próprio, dissimuladamente ou não.
Devo também estar dissimulando.
Abçºs Gerardo parrella@nortecnet.com.br
 
26.11.2006 - 22:48
Votos: +0

Germano :

o governo vende, recebe e não entrega.
O governo no Brasil cobra altos tributos, para dar saude, educação e segurança, mas apesar de receber bem, não entrga o que vende, pois se quisermos saude, educação e segurança que são os pontos mais basicos temos que pagar ¨À PARTE¨ em planos de saude, planos de aposentadoria complementar, nensalidades escolares e segurança e para onde vai nosso dinheiros de impostos? para propaganda politicas, para pagamento de mensalões para que a oposição vote somente no que interessa ao governo, em mensalão para quem apoia o governo pois se é dado à oposição os da situação tambem entendem que merecem e com certeza tambem recebem,aos sanguessugas e tantas outras, não sobrando para para ser retornado realmente em beneficio do povo verdadeiro que é aquele que realmente trabalha, produs e merece retorno dos impostos pagos.
 
27.11.2006 - 16:05
Votos: +0

André Luis Pereira :

Competitividade
Não vejo futuro em um programa de combustíveis que dependa fortemente de renúncia fiscal.

Um setor só se desenvolve quando é capaz de alçar vôo sem ajuda excessiva dos governos.

No caso do biodiesel, o ICMS de 12% está dentro dos padrões de mercado e hoje é possível fabricar biodiesel competitivo com essa taxação.

Não devemos depender de renúncia fiscal. Ela sempre distroce as condições de mercado e penaliza aquele que investe e que é mais eficiente.
 
12.12.2006 - 22:17
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Favorecendo os grandes  Com as mudanças quem deve levar vantagem são as ...
Estratégia para o 12º leilão  Mudar as regras no meio do jogo prejudica um dos p...
Mais que contábil  Willian, você está certo que a capacidade de of...
E o setor agrícola?  Aqueles que acompanham o PNPB não tem dúvida da ...
A oferta será 20% maior  Caro william, você está equivocado. Com a alter...
Aumento contábil de capacidade de produçn..   O anunciado aumento de capacidade é apenas aritm...
O mercado ainda é promissor  A despeito dessas notícias, vindas da Alemanha - ...
 Pode até ser que em Irati a maior usina do mundo ...
Valdemar:  Vejo o que foi apresentado pelo senhor já não é...
Sinal Verde  Nosso pLANETA é o semáforo que leva o universo s...
Mais comentários...

RSS Feed