PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Grupo forma cooperativa para reciclar óleo de cozinha em SP


Folha de S. Paulo - 22 jul 2007 - 10:56 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Há três anos, um grupo de 23 amigos -alguns deles desempregados- se reuniu para montar, em Campinas (a 95 km de São Paulo), uma das primeiras cooperativas do país que produz biocombustível a partir de óleo de cozinha reciclado. Hoje a iniciativa envolve a prefeitura, restaurantes, condomínios e moradores na coleta diária do óleo usado em frituras.

A idéia de montar uma cooperativa para produzir biocombustível a partir do óleo de cozinha nasceu por acaso, quando o grupo pesquisava como fazer reciclagem de alumínio.

"Começamos a pesquisar o biodiesel só para alimentar os fornos na reciclagem de alumínio. Foi aí que descobrimos o biocombustível a partir do óleo de cozinha. Fizemos um projeto e o apresentamos à prefeitura", disse Sidney Roberto Morelli, 53, presidente da Cooperativa Remodela. Ele é formado em física e estava sem emprego.

Hoje, a cooperativa produz entre 16 mil litros e 20 mil litros de biocombustível por mês e passa por reformas para produzir até 40 mil litros mensais.
{sidebar id=13}
"A idéia da cooperativa é, além de dar empregos, evitar a contaminação ambiental com o despejo do óleo de cozinha nos aterros sanitários e na rede de esgoto", disse Morelli, que não quis informar o rendimento.

Além de evitar a poluição, o biocombustível do óleo de cozinha não emite enxofre, e o gás carbônico liberado na combustão não é considerado nocivo à camada de ozônio.

Ele não é usado para abastecer veículos, mas vendido para outras cooperativas usarem em fornos no lugar do diesel. O litro custa, em média, R$ 1,80.

A Remodela está buscando certificação da ANP (Agência Nacional do Petróleo) para poder vender o produto para abastecimento veicular.

MAURÍCIO SIMIONATO