PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Governo autoriza linha de crédito para financiar usinas de biodisel


24HorasNews - 18 set 2006 - 13:32 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O Art. 3° da Lei Complementar Nº 140, que versa sobre os fundamentos da MT Fomento, ganhou uma nova atribuição. Trata-se de um ‘Inciso’ que garante a abertura de linha de crédito para a instalação de usinas de biodiesel no Mato Grosso. A lei complementar (Nº 253 de 14 de setembro 2006), de autoria do deputado José Riva (PP), foi sancionada pelo governo do Estado e publicada no Diário Oficial (D.O.E) na edição Nº 24433, de quarta-feira (14/09) passada.
    
     A regra para operacionalização das linhas de crédito na produção e refinamento de biocombustíveis equivale às usinas com capacidade produtiva de 80 a 8.000 litros por dia. Riva, parlamentar progressista, entre outras defesas para a geração de emprego e renda, tem intensificado sua ação neste segmento por considerar uma saída na composição da economia, através de investidores ecologicamente corretos.
    
     Para os pequenos produtores, segundo ele, é uma alternativa viável e rentável. “A adição de biocombustíveis ao óleo diesel, mais que uma promessa futura, é uma realidade que movimenta veículos em todo o Brasil. Com um potencial imenso, Mato Grosso tem na produção do chamado “biodiesel” uma possível redenção para os assentamentos, que, produzindo óleo em pequenas propriedades, terão grandes possibilidades de se firmarem economicamente e conseguirem auto-sustentabilidade”, argumenta Riva.
    
     A instalação de usinas possibilita o esmagamento para a produção do óleo e refinamento do mesmo, separando a glicerina e gerando mais emprego e renda, inclusive, para os assentamentos e pequenos produtores de grãos oleaginosos, a exemplo do pinhão manso, mamona, soja, babaçu, entre outros.
    
     “A MT Fomento é uma importante ferramenta de gestão pública, com mais linhas de crédito, pode incrementar suas ações visando melhor distribuir a renda, criar empregos e elevar a arrecadação, modernizando a infra-estrutura econômica e social e corrigindo os desequilíbrios regionais, que são propósitos estabelecidos na Constituição do Estado”, explica Riva ressaltando a decisão do chefe do executivo. “O governador Blairo Maggi reconhece a importância em proceder abertura destas linhas de crédito para novos investidores de portes pequeno e médio. É prioridade mundial a defesa do meio ambiente, conciliando a exploração de seus recursos de forma correta e sustentada, mais uma vez ele (BM) acerta”, finaliza.
{jomcomment lock}