Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow Brasil Ecodiesel processa Petrobras

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Brasil Ecodiesel processa Petrobras

Imprimir E-mail
quarta, 09 julho 2008 . BiodieselBR.com   
A Brasil Ecodiesel entrou na Justiça pedindo a cobrança de multas contra a Petrobras pelo não recolhimento de volumes de biodiesel vendidos em dois leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Segundo fato relevante divulgado pela empresa, a estatal deixou de recolher os volumes contratados nos leilões realizados no final de 2007, quando se comprometeu a entregar 161 milhões de litros. Ecodiesel também alega que a Petrobras não recolheu os volumes de fevereiro e março deste ano.

A produtora de biocombustíveis reclama ainda a suspensão de multas contratuais cobradas pela Petrobras referentes aos meses de abril, maio e junho de 2008. "Nesse período, a Petrobras encontrava-se inadimplente nos Contratos de Compra e Venda de biodiesel celebrados, o que segundo o entendimento da Brasil Ecodiesel permitiria que fosse suspensa a execução das suas obrigações contratuais, tudo devidamente notificado à Petrobras na época dos eventos", afirma o texto distribuído pela companhia.

Em resposta ao anúncio, a Petrobras divulgou uma nota oficial na qual diz que ainda não foi notificada pela Justiça. "Com relação ao fato relevante publicado, em hoje (dia 9/7/2008) por Brasil Ecodiesel Indústria e Comércio de Biocombustíveis e Óleos Vegetais. S.A., a PETROBRAS  informa  que  não recebeu citação de qualquer demanda judicial e que  continua pautando-se,  como  sempre  o fez, na execução do pertinente contrato,  em  boa  fé,  de  acordo  com os ditames contratuais e legais, e orientações do órgão regulador de mercado (ANP)".

As regras atuais para o mercado de biodiesel determinam que a estatal compre em leilões volumes suficientes para a mistura de 3% ao diesel de petróleo e depois repasse o produto às distribuidoras. Em seu comunicado, a Brasil Ecodiesel diz que seus advogados entendem haver grandes chances de vitória na Justiça. A companhia não informou, porém, os valores das multas.

Desde o início do ano a produção mensal da empresa tem sido foco de preocupação do setor. Em março a empresa registrou uma produção bem abaixo da média, no entanto, no mês seguinte o desempenho da Brasil Ecodiesel foi ainda pior. A empresa, que já chegou a produzir 30,9 milhões de litros em um mês, produziu apenas 7,3 milhões de litros em abril. A Brasil Ecodiesel tem capacidade de produção mensal autorizada de 51,75 milhões de litros, o que significa uma ociosidade próxima de 85%.

BiodieselBR.com e Agência Estado

Textos Relacionados:

Revista BiodieselBR
Comentarios (10)add comment

euclides de oliveira pinto neto :

JOGO DE CENA
Esta empresa Brasil Biodiesel foi a fantasia criada pelo Lula e "cumpanheros" para iludir o povo do Nordeste, na época da campanha de reeleição, em 2006. O Pinóquio foi até Floriano "deitar falação" e aparecer na mídia picareta, contando ao mundo sua grande façanha, a redenção do Brasil, o biodiesel a partir da mamona, a geração de 20.000 postos de trabalho no sertão nordestino, a ilusão de sempre ...
Agora, a empresa, depois de ter realizado um IPO na Bolsa de Valores, virou um "mico"... sabem como é, no mercado financeiro às vezes não ganhamos, quase sempre perdemos...faz parte do jogo... e os fundos de pensão ??? ahh...eles vão ganhar no próximo lote...quem sabe...
E o biodiesel para misturar no óleo diesel ?
Bem, duvido muito que a Petrobrás esteja preocupada com isso... se não tiver biodiesel, é até melhor para êles... não dá trabalho de ir na usina retirar o produto...depois misturar... cansa muito...
O compromisso de retirar o óleo era da Petrobrás ? E ela não tirou ? Culpada. Vai pagar pelo biodiesel (com certeza ficou impróprio para consumo). E agora não estão retirando ? Por que ? E o que está fazendo a Brasil Ecodiesel com o biodiesel produzido e não retirado pela Petrobrás ?

 
9.07.2008 - 23:52
Votos: +0

artur bartolomeu fernandes de maria :

não falar besteira
euclides não fale besteiira pois o governo atraves da petrobras esta montando tres usina de biodiesel no nordeste.para que agricultura familiar tenha um compremento de renda plantado oleaginosa.para isso amigo o governo atraves da petrobras esta envestido 78 milhoes em quixada no estado do ceara.
 
10.07.2008 - 08:43
Votos: +0

Telmo Heinen :

Desconhecimento
Ignorante não é aquele que não sabe das coisas... é aquele que não sbe o que deveria saber.
Pra quê fábrica de biodiesel no Ceará se o produto feito a partir do óleo de mamona não atende as especificações da ANP, além de exorbitância no custo ?
Querem cultivar girassol em lavouras manuais ?
Girassol, para começar é uma planta de porte alto, em caso de surgimento de qualquer praga ou doença, necessita de pulverização aérea - para tanto tem que ter uma "escala" econômica...
Além disto o girassol se dá melhor em clima temperado (Mais ao sul do Brasil)
Amendoim ? quem sabe...

Não resta outra alternativa do que as culturas perenes desde a oiticica, macauba, pinhao manso, carnauba e até o pequizeiro.

Infelizmente é muito perigoso ter razão em um assunto sobre o qual está todo mundo equivocado... que o digam Jesus Cristo, Copérnico, Pasteur, Galileu - só depois de mortos suas idéias foram aceitas por todos.

O nosso Presidente da República, com o "naipe" dos ajudantes que ele tem para construir a Nação, será penoso alcançar resultados positivos...

Att, telmo heinen @yahoo.com.br sem espaços e sem pontos.
 
10.07.2008 - 09:38
Votos: +0

PAULO DUARTE :

PETROBRAS E BRASIL ECODIESEL PAGUEM O QUE DEVEM
PETROBRAS S/A - BRASIL ECODIESEL S/A - TELMO HEINEN -

Petrobras tome vergonha na cara e cumpra seus contratos; a Petrobras está ai com este enorme capital as custas de nós brasileiros como trabalhadores e investidores de suas Ações na Bovespa. Você Petrobras não é nem de longe para concorrer com nenhuma empresa privada, pois é covardia, ilegal, imoral e muita canalhice.

Petrobras s/a - você vai pagar o que deve na justiça com juros e correções monetárias mais cedo ou mais tarde, " aguarde ".

Brasil Ecodiesel s/a - você também vai pagar o que deve na justiça com juros e correções monetárias mais cedo ou mais tarde; também " aguarde ".

Telmo Heinen - Tu só falas bobagens.

-x-x-x-x-x-xx-x-x-
 
12.07.2008 - 10:42
Votos: +0

Orival :

Telmo Heinen
Telmo Heinen, vc parece mais um poeta fica pesquisando trechos de livros e poemas na internet e depois fica falando mal das empresas.....

Por favor parcero se vc nao quer ajudar sai fora e para de ficar criticando...... esse e o mal do brasileiro tudo maria vai com as outras se o projeto funciona bate palma se dar errado ou não atinge as expectaticas só sabe criticar....
 
23.07.2008 - 19:09
Votos: +0

Wilson de Oliveira :

Toda cidade deve ter pelo menos uma usina de Biodiesel
Toda cidade deve ter pelo menos uma usina de Biodiesel:
Sempre foi assim com o algodão arbóreo. O pequeno produtor vinha à cidade no dia-de-feira para vender os ovos das galinhas caipiras e comprar o pão dos meninos. Vendia o algodão e comprava o tecido para a vovozinha costurar o vestuário dos familiares. Compravam os temperos e mais outros insumos necessários a sua subsistência. O carro chefe para gerar dinheiro para tudo isso era o algodão arbóreo. Infelizmente, este se foi em virtude do bicudo e, muito mais ainda, pela tecnologia aplicada ao algodão herbáceo. A competitividade tecnológica aplicada à cultura do algodão tornou inviável ao nosso pequeno produtor plantar o algodão. Foi uma verdadeira quebradeira. Os usineiros se quebraram.
Em vez de o Governo estar bancando a manutenção dos nossos rurícolas através do programa "Bolsa Família", deveria criar as mini-usinas de Biodiesel para servir de suporte a produção de uma outra cultura perene, no caso: Moringa, Leucena; temporária (Girassol, Gergelim, Amendoim que seriam mais rentáveis. Bastava para isso, garantir um preço compensativo. O dinheiro do programa bolsa família não é um dinheiro sem volta? Por que não subsidiar a produção de oleaginosas?
 
24.07.2008 - 10:47
Votos: +0

Missao Tanizaki :

...
Há um bom tempo atrás, em um dos meus primeiro comentários afirmei que as empresas que investirem em Biodiesel obtido pela transesterificação era um Tiro no Pé - ainda é válida.

O Colega Telmo Heinen, no meu entendimento, sempre esteve com a razão, pelo menos, na maioria dos seus comentários.

Quanto ao Colega Wilson de Oliveira concordo que "toda cidade deve ter pelo menos uma usina de" Bio-Combustível, nisso incluo o Óleo Vegetal Combustível em substituição ao Biodiesel.

As Industriais Automiblilísticas e Instituições de pesquisas já perceberam o caminho a percorrer e não tem volta.

MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br
Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF

TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR

 
24.07.2008 - 14:32
Votos: +0

everaldo mendonça :

biodiesel caseiro
há alguns anos lí reportagem numa revista, que um cidadão norte-americano e esposa fizeram uma viagem costa a costa, do leste ao oeste, com um veículo motor home à diesel, usando apenas e tão somente, óleo usado de cozinha, sendo que ele começou a viagem com cinco litros de diesel, o restante do combustível que ele usou era o óleo de cozinha usado, que ele coletava em restaurantes e lanchonetes ao longo das rodovias onde passava, os donos destes estabelecimentos davam graças a DEUS por aparecia um cidadão e coletava o óleo usado das cozinhas pois eles não tinham mais onde armazenar este óleo, ele repetiu a viagem de oeste ao leste usando o mesmo óleo usado, sendo que apenas filtrava o óleo usado em um filtro p/diesel,e ao término da viagem ele desmontou o motor do veículo, e foi constatado que o motor estava muito bom, apenas c/pequeno desgaste normal de todo motor. por que os cientistas do Brasil não fazem o mesmo? Em Indaiatuba sp os veículos da prefeitura já usam óleo de cozinha filtrado como combustível. E-mail xampupedras@yahho.com.br
 
24.07.2008 - 22:04
Votos: +0

Telmo Heinen :

Orival de que?
Não conheço este Senhor que me acusa de ser "maria vai com as outras" tal qual são cerca de 98,0 % dos brasileiros. Eu acho que sou da parte dos 2,0 % restasntes e tenho a coragem de deixar a minha cara para bater - quero apenas que as pessoas aprendam a tirar conclusões apreciando o panorama à sua volta, discutam os problemas e não se subjuguem ao constante abobalhamento miditático da Rede Bôbo...

Att, telmo heinen @yahoo.com.br Sem pontos e sem espaços...
 
25.07.2008 - 09:08
Votos: +0

Deyvid san :

interesses pessoais
quem é contra o biocombustivel tem um interesse pessoal,quem é a favor também, é cada um defendendo os seus ideais individuais
é sempre assim, cada um pensando só em si, sem pensar no que é melhor pro país,daí sai uma briga individual e política e ninguém resolve o problema do País e todo mundo quebra junto.

A IDEIA EM SI DO LULA SOBRE BIODÍESEL foi ótima ele só esqueceu ve que o brasileiro burro ja ia logo tentar um jeito de se beneficiar individualmente e com isso estragaria tudo.
mostre um problema e com ele traga duas tentativas de solução,pra o país inteiro sem pensar só em se
 
28.08.2008 - 16:12
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Favorecendo os grandes  Com as mudanças quem deve levar vantagem são as ...
Estratégia para o 12º leilão  Mudar as regras no meio do jogo prejudica um dos p...
Mais que contábil  Willian, você está certo que a capacidade de of...
E o setor agrícola?  Aqueles que acompanham o PNPB não tem dúvida da ...
A oferta será 20% maior  Caro william, você está equivocado. Com a alter...
Aumento contábil de capacidade de produçn..   O anunciado aumento de capacidade é apenas aritm...
O mercado ainda é promissor  A despeito dessas notícias, vindas da Alemanha - ...
 Pode até ser que em Irati a maior usina do mundo ...
Valdemar:  Vejo o que foi apresentado pelo senhor já não é...
Sinal Verde  Nosso pLANETA é o semáforo que leva o universo s...
Mais comentários...

RSS Feed