PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Biodiesel: SECTI desmente problema no trio da Timbalada


Carnasite - 06 mar 2006 - 08:38 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), o trio Axé & Cia, que puxou o bloco Interlada, na segunda-feira de Carnaval, dia 27, teve um problema técnico no gerador de energia, mas este gerador não contou com o biodiesel, já que tinha sido abastecido com diesel de petróleo. O abastecimento do trio do Interlada na avenida foi acompanhado por técnicos da Agência Nacional de Petróleo (ANP). “O gerador de energia do trio não recebeu a mistura contendo biodiesel. O biocombustível utilizado nos trios durante o Carnaval foi coletado e analisado pela Universidade Salvador, com o resultado dentro do esperado", revela Davidson Magalhães, coordenador geral da ANP no Nordeste. Dessa forma, a SECTI informa que a notícia relacionando os problemas técnicos no trio do bloco puxado pela Timbalada com o biodiesel não procede.

De acordo com o órgão, dez blocos utilizaram em seus trios uma mistura de óleo diesel com 5% de biodiesel, o que levou vantagens ecológicas para as avenidas da folia, já que o biocombustível é limpo e renovável. Na ação, foram utilizados 3.300 litros da mistura, que alimentaram seis trios elétricos. Os blocos que utilizaram biodiesel foram: Crocodilo, Ara Ketu, Cheiro de Amor, A Barca, Coruja, Cerveja & Cia, Interlada, Pinel, Eva e Nu Outro.

Eempresa responsável pela logística e abastecimento, a Transpol encheu os tanques dos trios elétricos na quinta-feira, 23, no Parque de Exposições de Salvador, mas também esteve na avenida para fazer o reabastecimento, ação que foi acompanhada de perto pelos técnicos da ANP. Segundo Ericson Mendonça, diretor da empresa, além dos motores movidos com a mistura, também foram abastecidos 152 motores com diesel de petróleo, atendendo a 37 entidades carnavalescas. O coordenador do Laboratório de Combustíveis da Unifacs, Leonardo Teixeira, explica que o biodiesel foi aprovado em testes preliminares realizados pela universidade e também pelos donos dos trios. “Realizamos um questionário com eles na segunda-feira de carnaval e todos responderam positivamente, aprovando o combustível”.

Tags: Carnaval