Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Ganhe o mapa do biodiesel 2008
Iniciar arrow Notícias arrow Biodiesel arrow Bertin terá primeira usina de biodiesel a partir do sebo bovino

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Bertin terá primeira usina de biodiesel a partir do sebo bovino

Imprimir E-mail
segunda, 17 outubro 2005 . Gazeta Mercantil - Chiara Quintão   
Revista BiodieselBR
Assinar
O Grupo Bertin anunciou sexta-feira a instalação da primeira usina de biodiesel produzido a partir de sebo bovino. A unidade, que inicia a operação em junho de 2006, será instalada em Lins (SP). Os investimentos iniciais na planta vão somar R$ 40 milhões, segundo informou o diretor de negócios de biodiesel e de higiene e limpeza do Bertin, José Luiz Toledo. Há duas semanas, a Dedini Indústria de Base foi contratada pelo frigorífico para fornecer os equipamentos da usina.

A fábrica terá capacidade produtiva de 100 mil toneladas de biodiesel, ou 110 milhões de litros. "Será a maior usina de biodiesel de sebo bovino do mundo", diz o vice-presidente da Dedini, José Luiz Olivério. Ele destaca que a planta poderá atender 14% da demanda nacional de biodiesel, considerando-se a mistura obrigatória de 2% do biocombustível ao diesel a partir de 2008. Estima-se um consumo nacional de 800 milhões de litros de biodiesel para atender à parcela de 2%.

Segundo Olivério, a maior parte do biodiesel produzido será vendida ao mercado e a outra parte, consumida por máquinas agrícolas, caminhões e ônibus do grupo, que passará a ser auto-suficiente em combustível. "Vamos desenvolver testes com uso de misturas de 2% de biodiesel ao diesel e depois de 5%", diz Toledo. O custo de produção de biodiesel de sebo é 30% menor que o fabricado de óleos vegetais, de acordo com o vice-presidente da Dedini, mas o rendimento é, em média, 5% menor.Atualmente, o Bertin consome 120 mil toneladas de sebo bovino por ano, sendo metade de produção própria e metade adquirida de terceiros por sua divisão de higiene e limpeza. Para a fabricação de biocombustível, o frigorífico deve aumentar suas compras da matéria-prima. ‘Existe um excedente de 80 mil toneladas de sebo bovino no País, que, em alguns momentos, é exportado", afirma Toledo.

A planta de biodiesel do Bertin será flexível quanto à matéria-prima a ser utilizada, podendo utilizar óleos vegetais. Ele explica que será utilizado metanol em vez de etanol para a transesterificação, pois a combinação do sebo com etanol resulta em saponificação (formação de sabão). "Se fosse usado etanol, o biodiesel seria mais "verde", mas mesmo usando metanol, poderá contribuir para reduzir o efeito estufa", diz Olivério. A expectativa é que a usina consuma, nesse processo, 15 milhões de litros de metanol ano, produzido por refinarias da Petrobras.

A Dedini elabora seis orçamentos de plantas de biodiesel a partir de sebo bovino, com capacidades produtivas que variam de 12 milhões de litros/ano a 110 milhões de litros/ano. Cerca de 60 projetos de fábricas de biodiesel de óleos vegetais estão em avaliação pela empresa. A Dedini foi responsável pela construção da unidade do Grupo Agropalma, localizada em Belém, com capacidade de produção anual de 8 milhões de litros de biodiesel por ano a partir do óleo de palma.

Textos Relacionados:

Revista BiodieselBR
Comentarios (3)add comment

Diego batista disse:

  Gostaria que voces me esclaracessem algumas duvidas que tenho sobre a producao de biodiesel e tbm como que seria para que eu me tornasse um produtor do mesmo ja que desponho da materia prima em abundancia no meu caso sendo o sebo bovino de boa qualidade com um ph estavel e com uma baixa acides.

ficaria grato se fose correspondido um forte abraço .... aguardo resposta.
1

27.12.2007 - 16:37

Telmo Heinen disse:

  Quem não se comunica, se trumbica, já dizia o velho Chacrinha.
Olhe no Menu acima e clique em Biodiesel Tags
Lá tem coisas que você nem imagina!

Abra bem os seus olhos e ninguém precisará chamar a sua atenção... Tem gente que enxerga mas não vê e tem outros que vêem o que nem enxergam... he he he

Isto é incrível!!!
2

27.12.2007 - 19:11

evandro alves galindo disse:

  o sebo para o bioddisel, vai feicha muitas fabricas de sabao. muitas das pessoas, vao perde o emprego.
3

22.03.2008 - 17:09

Escreva seu Comentario

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

 Ananias Baracuhy, lie o seu comentário sobre o as...
 Vocês já penseram que as iniciativas do governo ...
 Muito interessante a matéria e muito mais interes...
Terra das Palmeiras,   Nem sei dizer qual a mais bela, admitindo que o D...
Melhor do que bioquerosene  Acredito que isto seja o caminho, o melhor lugar p...
interesses pessoais  quem é contra o biocombustivel tem um interesse p...
Biodisel  SÃO PEDRO DO BUTIÁ!!! Parabéns por mais esta in...
 Reinaldo, concordo com sua visão. Venho discutind...
 Consertesa fazer biodiesel e uma das soluções pa...
Já era...  Quando chega neste ponto, sai de perto. O prejuíz...
Mais comentários...

RSS Feed