Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Participe da Conferência BiodieselBR 2008
Iniciar arrow Notícias arrow Biodiesel arrow Bahia estuda utilização de mini-usinas móveis de óleo vegetal

As usinas de biodiesel do Brasil

Ficha detalhada de cada fábrica do Brasil (com informações de contato).

Bahia estuda utilização de mini-usinas móveis de óleo vegetal

Imprimir E-mail
quarta, 08 agosto 2007 . O Estado de S. Paulo   
Revista BiodieselBR
Assinar
Máquinas funcionam em cima de um caminhão, que roda atrás de grãos. Meta é beneficiar 100 mil agricultores familiares

Técnicos da Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri) analisam a compra de miniusinas de biodiesel montadas em cima de caminhões, invenção da Intecnial, uma empresa do Rio Grande do Sul. Em cima do caminhão, a miniusina pode ser levada até o produtor. Processa 40 toneladas/dia de vários grãos oleaginosos, como pinhão manso, girassol, soja, mamona, caroço de algodão, gergelim, amendoim, e tem aprovação da Petrobrás, que se compromete a comprar o grão e óleo. O objetivo da Seagri é inserir os 100 mil agricultores familiares do Estado na cadeia do biodiesel. O projeto prevê um aumento de renda de até 30%. A Bahia quer criar uma nova matriz energética, sustentável, e instalar 600 mil hectares com oleaginosas.

Revista BiodieselBR
Comentarios (21)add comment

Shirley disse:

  Muito boa a idéia da usina móvel, por sinal uma idéia que um amigo, aqui do nordeste, já havia tido mas não sabia que já estava em prática. Tantas usinas por abrir, tantas outras já em funcionamento mas... cadê a matéria-prima...? Cadê o incentivo (tão propagado) do governo p/os pequenos (ou não) agricultores? Cadê a ação, Sr. Presidente...?
1

8.08.2007 - 11:34

Ananias Baracuhy disse:

  Muito bem pensado,muito oportuno e acredito que irá ter uma recepitividade muito grande principalmente por parte de cooperativas e associações de produtores.É muito importante que essa idéia se alastre por todo o país porque me parece que a maneira mais eficiente de transmitir para o produtor que se ele produzir,tem aonde vender e bem perto de casa.Essa confiança chegando ao produtor,a nossa produção de óleo vai ser bem maior,disso eu não tenho dúvida.A maior masela para o produtor é não estar certo que venderá seu produto por preço remunerador.
2

8.08.2007 - 12:16

Telmo Heinen - Formosa, Goiás disse:

  está errado! masela? alé da idéia equivocada.
Mini-usinas, uma autêntica "idéia de Jerico"
3

8.08.2007 - 19:46

SILVA FILHO disse:

  Olá telmo, poderia comentar, com bases fundamentadas, sua expressão : " Mini-usinas, uma autêntica " idéia
de Jerico " ? O Brasil inteiro está acreditando nas miniusinas, eu inclusive, e estou trabalhando junto com nossa ONG Parceira do Biodiesel e do Meio Ambiente, com unhas e dentes, nesse projeto ! Naturalmente nossas miniusinas são fixas (temos algumas implantadas) e visam beneficiar pequenos agricultores, dando-lhes
a oportunidade de fazerem a própria gestão e agregarem valor ao produto final. Há que se acreditar nesse
projeto, senão, a agricultura familiar vai para o brejo ! Você tem outra idéia para ajudar o pequeno ? Não
basta só a crítica, queremos sim, SOLUÇÕES !
4

9.08.2007 - 01:36

arnaldo disse:

  mini-usinas, uma brilante ideia so assim o produtor nao tem que vender seu produto aos atravessadores oportunista que sugam o suor pobre trabalhador rural. edeia de jirico e quem nao conhece a dura vidro do homem do campo.
5

9.08.2007 - 12:52

Telmo Heinen - Formosa, Goiás disse:

  quem tem razão. A idéia não é de jerico apenas porque é uma idéia. Como idéia em si ela é ótima.
Ela é de jerico, é péssima diante da legislação à qual estamos submetidos.
Portanto, o equívoco só acontece por parte dos que não conhecem a legislação como um todo.

Produzir biodiesel só é viável com uma escala relativamente grande e vem vocês me dizer que "mini-usinas" é bom?
Vocês não pensam, não fazem idéia o que é enfrentar o PROCON, os Fiscais do ICMS, os Bombeiros, os fiscais da ANP e assim por diante.
Por quê a Soyminas fechou? Vai ter o Selo Combustivel social cassado?
A razão foi o produto fora de padrão.

Imagina então, o Sr. Artur da Soyminas, sabido como é, cercado de gente capacitada e não conseguiu se livrar deste problema - como é que vai ser com centenas de "mini-usinas" espalhadas Bahia afora...

Só você mesmo para achar que isto vai dar certo he he he
Eu não acredito mais em Papai Noel.

Nada como dar tempo ao tempo. Não é necessário eu gastar meus argumentos aqui com tão poucas pessoas.
Eu já escrevi outro dia:
No Brasil nem sempre o fracasso é obra do acaso. Ele é oriundo de meses, as vezes, anos de preparação...

Pensem com os pés no cháo!. O Sociólogo Fernando Henrique chamaria vocês de "NEFELIBATAS"

aTT, telmo heinen @yahoo.com.br

6

9.08.2007 - 13:06

Sebastião Vieira dos Santos disse:

  A INTECNEAL propõe a aplicação da idéia de MIKE PELLY em uso amplo nos EUA e há muito tempo! A experiência é empregada com sucesso, também em Dakota, com o CHUK RANUM que usa um sistema compacto em movimento, produzinto aprox. 2000 gl/ano de biodiesel 100% limpo, para consumo próprio e para uma pequena cooperativa. Pecam aqueles que não têm conhecimento suficiente e criticam, sem o incentivo aos procedimentos que contribuem para o desenvolvimento cultural e tecnológico do país.
7

10.08.2007 - 09:29

Ronaldo Cupertino de Moraes disse:

  Estamos iniciando um novo ciclo na produção de bioenergia.
A idéia parece realmente boa, pois agiliza os sitemas e possibilita a participação de pequenos produtores nesta cadeia.
Quanto às especificações, podem ser porcessadas em conjunto, com a participação das instituições envolvidas.
Vamos em frente, pois o caminho é longo, árdua eestá apenas começando.
8

10.08.2007 - 10:31

Telmo Heinen - Formosa, Goiás disse:

  surgiu mais um nefelibata nos comentaristas desta notícia.
Para consumo próprio é uma coisa. Para "vender" na rua e para osvizinhos, é outra coisa bem diferente meu amigo... Sebastião V. dos Santos.

Agora pegue o dicionário... e veja o significado da palavra nefelibata (Sonhador, cabeça nas nuvens, por fora...)
9

10.08.2007 - 14:16

Victor de Asunciòn del Paraguay disse:

  Los grandes hombres de la historia, primero soñaron y luego, no todos, de muchos esfuerzos....lograron hacer lo que soñaron. Muchos fueron incomprendidos, pero luego admirados. Algunos admirados ya por otras generaciones posteriores y no lograron ver estos los beneficios que trajeron a la humanidad.
¡Fuerza a esta idea! La vida en el campo es muy dura, no es casualidad que en todos los paises del mundo haya migraciòn hacia las ciudades, porque huyen de la sufrida vida del productor del campo.
¡Ojalà que se haga una realidad esta idea!
10

10.08.2007 - 16:07

Jose Paraiso disse:

  Eu sou um sonhador, explico as mini-usinas me parece ser uma boa saida para pequenos Municipios que teriam uma produção para o proprio Municipio. Quanto as normas legais para sua comercialização, deveria o congresso já estar providenciando algo, antes que a guerra para soluções emergenciais visando só enteresses dos mesmo, que hoje já levam vantagens em tudo que não é regularizado com planejamento. Espero que muitos sonhadores ajudem a estimular os que só pensam sem soluções .
11

10.08.2007 - 19:22

Aldo Queiroz disse:

  A idéia parece interessante. Gostaria de saber a viabilidade econômica da proposta. Quanto vai custar o litro de biodiesel nesta produção itinerante? Os resíduos vão ficar no local da produção?
12

11.08.2007 - 08:02

Ananias Baracuhy disse:

  Olha Telmo,obstáculos existem em qualquer idéia,qualquer projeto,só que para as pessoas que fazem,obstáculo é incentivo e não desânimo.A caminhada é de longo curso,não se trata de uma travessia de uma beira de praia para uma ilha a 15 km da praia.Desqualificar uma idéia dessa,é o que vale estar falando do que não conhece.
Não concordo com as suas colocações sobre mini usinas...muito pelo contrário,é preciso se estudar toda e qualquer possibilidade,nós estamos na curva do aprendizado.Devemos ser humildes por achar que precisamos aprender mais e não sermos orgulhosos e arrogantes por acharmos que já sabemos demais.
13

11.08.2007 - 10:52

HelioAndrade Vanderlei disse:

  o biodiesel no futuro será a nossa salvação,desde que a nossa classe politica mude e se renove em 99%;pagamos 43,7% de impostos e outros agregados na energia eletrica,natelefonia38%,neste espaço na dá para citar a nossa monstruosa carga imposta,malvada e criminosa,o camarada entra na vida pública no outro dia é um milionário.ninguém tem moral para derrubar o presidente do senado... um tanque de combustivel na venezuela custa R$5,00 aqui eu compro 1,9litro de gasolina, já se fala em grande estoque de alcool , o usineiro na proxima como sempre vai diminuir o investimento no setor,quando o carro a alcool estava tecnica pronto para o uso do alcool,faltoualcool porque o usineiro estava cansado de tomar prejuizo,estamos agora com as escolas pública de livros novos e até com computadores, mas não tem educadores,o funcionário não presta conta a ninguém ele é o patrãovai trabalhar no dia que quer e ensina o que for possivel, a saúde pública está caindo aos pedaços, assim sendo o biodiesel é para o futuro se alguém aproveitar este pontapé inicial
14

11.08.2007 - 23:25

jose cechet disse:

  p elo q estao comentando esta se falando de uma maquina extruzora onde e extraido o oleo a frio.,aqui em sao luiz gonjaga rs esta sendo fabricado uma maquina extruzora em serie com capacidade de esmagamento de 450 kgs por hra tanto de soja como girassol ,canola ou linhasa acompanha ainda nesta extruzora uma centrifuga um filtro prensa.,a empresa fabricante e ss sulcadores a qual ja fabrica a plataforma p colher girassol.,o custo desta maquina instalada na propiedade e d $90.000.00 reais alem do oleo centrifugado filtrado ja sae o farelo tostado pronto para ujo animal saudaçoes cechet
15

13.08.2007 - 15:55

alenir emydio dutra disse:

  A Bahia surge com adaptação de idéias já em prática nos EEUU.Mas também sai com idéias de plantar girassol
em terras do semi-árido,e também em terras de laranjas.Temos veranicos aqui em Sergipe que acabam com 3/5 de produção de laranjas. Girassol nessas condições só para idiotas,que vão encontrar como ganhar dinheiro em cima de trouxas.E a idéia baiana já chegou à Boquim.Sergipe,onde o prefeito quer por que quer ser lider da plantações de girassol.As lideranças citricultoras locais faliram a própria associação por causa da amizade criminosa com os industriais da laranja, com benefícios em causa própria.Agora sonham com girassóis.
As mini-usinas são uma grande idéia.
Podem ser a solução tão ansiada de unir a produção familiar de milhares de pequenos e médios agricultores com o escape da comercialização da produção.Em grãos e ou óleo.
Vamos torcer,aqui em Sergipe, para que a idéia baiana, num governo petista,seja absorvida pelo o governador local,também do PT para que unidos possam deslanchar a iniciativa.Tirem o cavalinho da chuva os que pensam que isto pode prosperar sem apoio dos políticos.
16

13.08.2007 - 16:02

JOIR CALIXTO DE FRANÇA disse:

  Esse espaço além de democrático é muito interessante. Mostra opiniões divergentes de pessoas, qdo na realidade todas leram a mesma matéria e as vezes se expressam de inúmeras maneiras diferentes. (umas com otimismo, outras com pessimismo e outras com realismo) o que é próprio do ser humano. Como sou politizado, porém, sou apolítico vou dar uma opinião...(Será que os 500 e tantos deputados federais, mais uma ruma de senadores eleitos por nós se participassem desse mesmo espaço aquí) Será que não acham a solução mais viável para a nossa bioenergia???? Já que temos todas as condições favorávei de produzir, criando condições pra agricultura familiar, gerando mais riquezas e até contribuido com a despoluição.
17

13.08.2007 - 17:50

ricardo holanda disse:

  plantei com varios companheiros mamona acreditando nas usinas, só que na hora da safra só existiam os mesmos compradores e varios produtores naõ conseguiram vender sua produçaõ ano de 2006, gostaria saber custo das usinas moveis
18

28.12.2007 - 23:15

Telmo Heinen disse:

  Nao acredito nesta grande ideia de usinas moveis.
Para conseguir registro na ANP o capital mínimo para uma Empresa é de R$ 500 mil, sabia ?

Abs, Telmo
19

29.12.2007 - 00:09

otilio lorenzo disse:

  os biocombustiveis sao asalvação da renda no campo aos pequenos, as mini usinas, tem o pder de fixar os filhos dos pequenos produtores no campo , tem seus sub produtos que sao agregados a propiedade.
O GIRASSOL É UM GRANDE EX massa foliar 50t ha oleo1400ltsha torta 1600 kg ha
massa foliar 12.5% de proteina torta até 42 proteina
srs pesquizem mais e vao concluir que isso ރ o presente eo futuro

PS EM SC NA CIDADE DE FREI ROGERIO UM AGRICULTORE DESENVOLVEU UMA PRENSA EXEPCIONAL
PRODUZINDO DE 25 ATɃ 200LTS HORA
ABCS A TODOS

20

17.04.2008 - 10:27

GERALDO MAGELA GOMES disse:

  em uberlândia, alguns ufologos projetaram uma usina tão mega que até hoje não saiu do papel. apenas criou uma grande expectativa para os agricultores familiares, principalmente dos oriundos da parca e capenga reforma agrária do governo federal. no sonho de poucos, este muitos pequenos produtores seriam´"sócios" dos em preendimentos. onde eles pensam que moram, em algum pais socialista? ora, no capitalismo selvagem em que vivemos só quem detem os meios de produção e ou o capaital se dão bem. a história irá se repetir, como no caso do proálcool, com toda certeza. a matriz para o biodiesel não será mamona, pinhão manso ou outra alternativa qualquer, será a soja, produzida por grandes latifundios, na maioria arrendados. acho que ós esforços deveriam se concentrarem em médias usinas, controladas pelos próprios cooperadosl é uma opção mais próxima da realidade.
21

18.04.2008 - 14:58

Escreva seu Comentario

busy
 

Comentários

quero plantar presiso de ajuda  boa noite quem vos fala é um jovem pioneiro em ...
 A Argentina prosperando e fortalecendo o Mercosul ...
bonfim crateús fala sobre o plantio de gir...  bonfim crateús diz,meu caro amigo,ultra competent...
ANSIOSOS PELO SERVIÇO NA CAPITAL DE SAO PA...  Numa cidade/capital como a minha, com tantos milho...
Desafio funesto  Encarar um desafio destes é uma missão "perdida"...
Girassol  Caro Bonfim, eu gostaria de ver algum relato seu s...
Novas ?  Cara pálida, novas para quem ? Desde que caminham...
Perenes  Sempre apostei nas culturas perenes para a finalid...
Fome  Nenhuma planta produz a contento se estiver sob fo...
BONFIM CRATEÚS,DIZ SR.TELMO HEINNEN QUE TA...  BONFIM CRATEÚS,DIZ,A Leucena é uma leguminosa pe...
Mais comentários...

RSS Feed