PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Refinaria Abreu e Lima já pode iniciar a produção de diesel


Estadão - 05 dez 2014 - 10:14
AbreuLima Diesel_051214_copy
A Petrobrás já pode iniciar a produção de diesel na Refinaria Abreu e Lima (Rnest). A estatal recebeu a autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) para operar a Unidade de Coqueamento Retardado, responsável pela produção do diesel – o principal foco do complexo de refino localizado na região metropolitana de Recife.

A autorização foi publicada ontem no Diário Oficial da União, mas limita a capacidade de processamento da unidade. De acordo com a agência reguladora, a estatal só poderá processar um volume de 11.765 m³/dia, o equivalente a 67% da capacidade nominal da refinaria.
 Para operar com a carga máxima, a Petrobrás ainda precisa colocar em "perfeito funcionamento" uma unidade responsável pelo controle de resíduos, a Unidade de Abatimento de Emissões (Snox). A condição foi determinada pelo órgão ambiental de Pernambuco.

Além da unidade de diesel, a ANP autorizou a operação de novas unidades e tanques de armazenamento da refinaria, que integra o Complexo Industrial de Suape. Na quarta-feira, a Petrobrás iniciou o acendimento dos fornos da Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) ­ o primeiro passo para a produção comercial dos derivados.

"Essa nova etapa do processo de entrada em operação da Rnest consiste em aquecer e fracionar o petróleo para a posterior produção de derivados", informa a companhia, em seu site. Segundo a estatal, foram realizados "diversos testes, como avaliações individuais dos queimadores e de todas as válvulas de segurança".

A refinaria será a maior da estatal em capacidade de produção de diesel. A expectativa da companhia é iniciar a venda dos derivados produzidos na Rnest ainda neste mês para Pernambuco e Estados do Nordeste.

Ganho de caixa
Com a produção, a estatal vai aliviar o atual parque de refino, construído na década de 80 e que atualmente opera na capacidade máxima. Além disso, a Petrobrás também terá um ganho de caixa com a redução das importações de derivados, o que dará mais fôlego às contas da companhia.

A Refinaria de Abreu e Lima é a principal obra sob investigação da Polícia Federal. Ela foi concebida em 2005, com previsão de orçamento de US$ 2 bilhões e prazo de inauguração em 2011.

A refinaria seria realizada em parceria com a venezuelana PDVSA, que teria 60% de participação, mas o acordo de investimento nunca foi concretizado. Hoje, a unidade está orçada em US$ 18,8 bilhões. Em junho, o ex­diretor de abastecimento, Paulo Roberto Costa, descreveu o projeto inicial da refinaria como "conta de padeiro".