PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Manutenção em refinaria da Petrobras deverá reduzir produção de diesel


Época Negócios - 23 jul 2015 - 10:18 - Última atualização em: 24 jul 2015 - 09:16

A Petrobras planeja reduzir a produção de diesel da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Estado do Rio de Janeiro, durante manutenção planejada para ocorrer a partir de 28 de agosto, afirmou à Reuters nesta quarta-feira (22/07) uma pessoa com participação direta na unidade.

Procurada, a Petrobras não forneceu informações específicas sobre a Reduc. Mas confirmou separadamente notícia da Reuters, de terça-feira, de que a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), terá uma parada para manutenção nos próximos meses, em meio a uma queda forte no consumo de gasolina e diesel no Brasil.

A companhia pretende concluir a manutenção em sua unidade de hidrotratamento de diesel U-2800 da Reduc, de 25 mil barris por dia de capacidade, em 17 dias, acrescentou a fonte, que falou na condição de anonimato.

A Reduc é a quarta maior dentre as 16 refinarias brasileiras da Petrobras e tem capacidade para processar cerca de 240 mil barris de petróleo por dia.

A estatal afirmou, ao ser procurada para comentar sobre Reduc, que os eventos de manutenção de refinarias afetam diretamente a capacidade produtiva da empresa e, consequentemente, a forma de atendimento ao mercado.

"Por este motivo, o conhecimento antecipado de informações desta natureza permitiria que outros agentes se beneficiassem da informação, em detrimento da Petrobras", disse a petroleira em nota à Reuters nesta quarta-feira.

Redução da demanda

Segundo a Petrobras, uma parada programada em parte da refinaria paulista Presidente Bernardes (RPBC), de 178 mil barris por dia de capacidade, ocorrerá entre os meses de outubro e dezembro.

De acordo com um sindicato que representa funcionários da RPBC, a manutenção terá como foco a unidade de craqueamento catalítico, que tem capacidade para processar 63 mil barris, além de uma unidade de hidrotratamento de diesel e uma de aromáticos.

O sindicato afirmou que o trabalho estava previsto inicialmente para começar entre agosto e setembro.

As manutenções ocorrem em um momento em que a Petrobras está observando uma redução da demanda por combustíveis no país, devido à queda da atividade econômica brasileira.

O consumo de diesel no Brasil caiu 2,5% no primeiro semestre ante o mesmo período do ano passado, enquanto as vendas de gasolina recuaram 5% no mesmo período, de acordo com dados publicados nesta quarta-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em entrevista à Reuters recentemente, o diretor de Abastecimento & Regulação do Sindicato Nacional das empresas Distribuidoras de combustíveis (Sindicom), Luciano Libório, afirmou que neste ano o diesel deve apresentar o primeiro recuo anual nas vendas no Brasil desde 2009.

Jeb Blount e Marta Nogueira – Época Negócios