PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Levantamento diz que biodiesel empregou 25 mil brasileiros em 2010


BiodieselBR.com - 15 mai 2012 - 14:44 - Última atualização em: 15 mai 2012 - 18:06
producao-mundo150512
O relatório “Contribuição dos Biocombustíveis para a Economia Global”, divulgado pela Global Renewable Fuels Alliance (GRFA), no início do mês aponta que, até 2020, o mercado de biodiesel brasileiro deve dobrar, seguindo uma tendência mundial. Além da projeção otimista, o estudo, embora não explique como chegou aos resultados, mostra que o setor responde pela manutenção de 25 mil empregos no país – que produziu perto de 1,5 milhão de litros de biodiesel em 2010. Para 2020, projeta-se o dobro de produção e, como consequência, um total de 50 mil profissionais da área.

Em 2010, o biodiesel alcançou a produção de 17,6 bilhões de litros, um acréscimo de seis vezes na produção realizada em 2005. Atualmente, a Alemanha é a maior produtora do combustível, somando mais da metade da produção da União Europeia, seguida por Argentina e Brasil. A evolução germânica se deve às mudanças de legislação e à isenção total de impostos para biocombustíveis. 

No entanto, para continuar em curva crescente, a União Europeia precisa vencer as incertezas sobre o combustível no continente. Neste mês, após reunião entre as cúpulas de vários países, não se chegou ao consenso sobre como medir o impacto climático dos biocombustíveis, aumentando as incertezas e criando o temor de que parte da indústria de biodiesel europeia deixe de existir. A matéria-prima é o problema, porque cientistas alegam que o combustível derivado de colza europeia e de óleo de palma não previne e até acelera mudanças climáticas.

Expansão
De acordo com a GRFA, organização dedicada a promover os biocombustíveis, a expectativa de crescimento para o setor se deve ao fato de o mercado de biodiesel ter grande potencial de crescimento, a exemplo do etanol. O relatório também indica que a atual produção de biodiesel não vai suportar a demanda dos próximos anos, havendo a necessidade de uma expansão – África e Ásia são apontadas como o local mais adequado. A íntegra do relatório, em inglês, pode ser lida aqui.

*A Global Renewable Fuels Alliance é uma organização não-governamental dedicada a promover as políticas amigáveis aos biocombustíveis. Os membros das alianças representam 65% da produção global de 44 países. Além do desenvolvimento de novas tecnologias e boas práticas, os integrantes estão comprometidos com a produção de combustíveis renováveis com a menor área de cobertura possível.

Vinicius Boreki - BiodieselBR.com 
Tags: Emprego