PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

Duas empresas em São Paulo testam diesel de cana


BiodieselBR.com - 09 jul 2012 - 14:31 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
movido-diesel cana090712
Duas empresas que operam linhas de ônibus urbanos na cidade de São Paulo – a Transpass e a Viação Gato Preto – receberam da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorização para utilizar experimentalmente o diesel renovável feito de cana-de-açúcar. As autorizações foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje (09) e são válidas por um ano.

As duas empresas foram autorizadas a misturar 10% de diesel de cana no óleo diesel usado para abastecer parte de suas respectivas frotas de ônibus. Como o combustível utilizado nos carros de ambas as empresas já possuem 5% de biodiesel misturado, o total será de 15% de combustíveis renováveis.

De acordo com a Autorização no 321, a Viação Gato Preto poderá testar a mistura em 54 ônibus, sendo que o consumo mensal não deverá ultrapassar os 144 mil litros. Já a Autorização no 322, dá à Transpass o direito de usar a mistura em 81 veículos com um consumo mensal de até 243 mil litros.

Ambas as empresas deverão apresentar à ANP relatórios semestrais sobre os resultados obtidos nos testes com as novas misturas. Sendo que a ANP poderá realizar auditorias nas empresas para confirmar os resultados.

Essa não é a primeira vez que esse novo biocombustível está sendo testado em condições reais de uso. Entre julho do ano passado e junho deste ano, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) realizou uma rodada de testes com esse novo biocombustível. Os resultados obtidos foram apresentados durante a Rio+20.

Diesel de cana X biodiesel
Na proposta inicial do novo marco regulatório, o diesel renovável de cana-de-açúcar deverá ser igualado do biodiesel. Dessa forma ele poderá passar a ser misturado ao óleo diesel mineral e contar como parte da mistura obrigatória.

No cenário mundial, Amyris e LS9 são as duas empresas que se destacam no desenvolvimento da tecnologia de produção do diesel de cana. Em outubro, durante o maior evento de biodiesel da América Latina, BiodieselBR promoverá um debate com essas duas empresas. Mais detalhes sobre este evento aqui.
 
Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com