PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bioquerosene

Empresa canadense realiza primeiro voo civil com 100% de bioquerosene


BiodieselBR.com - 05 nov 2012 - 09:59
voo canada_biocombustivel_puro_051112
A empresa canadense Calyx Bio-Ventures anunciou na semana passada a realização do primeiro voo de um avião civil a jato usando 100% de biocombustível. O teste foi realizado na segunda-feira passada (29), na cidade de Ottawa.

O teste foi feito usando uma aeronave pertencente ao Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC na sigla em inglês). O biocombustível – chamado Resonance – foi produzido a por uma subsidiária da Calyx a partir de sementes de uma planta chamada Brassica carinata – uma oleaginosa popularmente conhecida como mostarda da Etiópia. Segundo a empresa, até agora todos os voos realizados usavam algum tipo de mistura entre biocombustíveis e combustível convencional de petróleo.

A matéria-prima foi cultivada por cerca de 40 agricultores nas regiões semiáridas canadenses. A Calyx tem planos de expandir significativamente a produção a partir do ano que vem.

Emissões
Durante o voo um segundo avião seguiu de perto a aeronave de testes e coletou dados sobre as emissões produzidas. Essas informações serão agora analisadas pela equipe do NRC para compreender melhor o perfil de emissões e os impactos ambientais do uso de biocombustíveis no setor de aviação. Os resultados deverão ser divulgados ainda esse ano.

“Estamos extremamente satisfeitos em ver que o primeiro voo totalmente livre de petróleo ter sido bem-sucedido”, comemorou o CEO da Calyx, Hugh Notman. “Também estamos ansiosos para receber os dados das emissões nas próximas semanas”, completou.

“Esse foi um passo pioneiro e importante na direção de uma indústria de aviação verde”, comentou Vicky Sharpe que preside a Sustainable Development Technology Canada (SDTC) – fundo do governo canadense criado para financiar projetos de tecnologias limpas. A Calyx recebeu US$ 2,5 milhões do SDTC.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Estadão e Biomass Magazine