Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow Vale prepara sua entrada na produção de biodiesel

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Vale prepara sua entrada na produção de biodiesel

Imprimir E-mail
sexta, 06 junho 2008 . .   
A companhia está debruçada sobre o projeto há pouco mais de um ano. Os estudos prevêem a produção de biocombustível a partir de palma, que será plantada na Região Norte.

A princípio, a Vale não tem pretensões de transformar este investimento em uma nova área de negócios. O objetivo prioritário é o autosuprimento de biocombustível para a sua frota de locomotivas, como forma de compensar as entregas da Petrobras.

Em 2007, a estatal assinou um contrato, no valor de R$ 11 bilhões, comprometendo-se a fornecer B20 para a mineradora. A Vale chegou, inclusive, a adequar suas locomotivas à nova mistura. No entanto, a Petrobras interrompeu a entrega de biodiesel no início deste ano, com a justificativa de que não havia acertado um contrato formal, mas apenas um compromisso de fornecimento.

O projeto desenvolvido pela Vale para a produção de biodiesel é uma dessas raras uniões entre economicidade e geração de benefícios sociais.

A empresa pretende adotar uma tecnologia revolucionária criada na Costa Rica. Por meio de modificações genéticas na semente, será possível limitar o crescimento da palmeira, fazendo com que ela tenha o equivalente à altura média de um homem – originalmente, algumas espécies chegam a atingir até 15 metros.

Esta técnica ajudará a reduzir o tempo de colheita e os custos operacionais. Além disso, o projeto vai criar um cinturão de inclusão social nas áreas rurais da Região Norte. A Vale deverá arregimentar uma significativa tropa de agricultores. A estimativa é de que o projeto gere aproximadamente nove mil empregos. Todos receberão títulos de propriedade de suas terras e garantia de compra da produção da palma.

O biodiesel não será o foco principal da Vale. Porém, dentro da própria companhia, há quem defenda que, além do autosuprimento, o combustível seja destinado também
para o mercado internacional.

As motivações são muitas. A empresa conta com toda a estrutura de logística necessária para a operação. O caminho para a Ásia, um dos mais importantes mercados consumidores de biocombustível, também está pavimentado. Não bastassem os históricos laços da Vale com o continente, há ainda a ligação com a Mitsui, presente no bloco de controle da companhia.

Relatório Reservado

Textos Relacionados:

Revista BiodieselBR
Comentarios (10)add comment

Missao Tanizaki :

Negócio Suicida ou Nova FARSA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Com esse Negócio Suicida o preço das Ações da Vale certamente despencará!

Esse Negócio pode ser uma Nova FARSA, onde o preço das Ações dessa Empresa apresentará altas inexplicáveis. Isso acontece quando há apoio de alguma Empresa PODEROSA, capaz de utilizar algum artifício engenhoso...

A Palma (Dendê) já deu sinais que podem causar problemas ao Meio-Ambiente, além disso é enquadrada com Espécie Vegetal capaz de ocupar espaços da Vegetação Nativa.

A Palma TRANSGÊNCIA, com certeza, será muito combatida por Especialistas Brasileiros e dos demais países do MUNDO - ao mesmo é o que a Sociedade Brasileira espera.

MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br
fone: (061) 32182627 / 92465891
Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF
 
11.06.2008 - 09:54
Votos: +0

Carlos Eduardo :

Enganado
Missao, acredito que você está profundamente enganado. Estou para ver o dia que uma empresa que agregar valor dessa maneira ao seu negócio vai ter as ações desvalorizadas.

A situação é inversa do que está dizendo. O consumo de diesel da Vale é gigantesco e poder garantir o suprimento de parte desse consumo, com as enormes vantagens ambientais, além de ser economicamente interessante, ambientalmente não tem preço.

E ainda podem conseguir os créditos de carbono por utilizar percentuais acima da legislação.

A escolha do dendê é ainda mais interessante, a localização é ideal para o cultivo e a produtividade é uma das melhores.

E se você apostar que o preço do petróleo continuará subindo, o negócio se torna cada vez mais interessante.
 
11.06.2008 - 10:14
Votos: +0

Renato Evangelista :

...
Missao, a que ponto os transgênicos podem interferir em cadeias de produção e ou impactos ambientais?
O uso de culturas transgênicas na produção de biocombustíveis não seria ótimo como energia renovável?
Renato Evangelista
Bacharel em Química
Desenvolvimentos Analíticos Cromatográficos
evangelistaren@ig.com.br
Econsulting Proj. Consul. Ambiental Ltda - RS
(51). 3435.2000 - R. 37

 
16.06.2008 - 13:42
Votos: +0

Celso Nolasco Pereira Tavares :

Vale prepara sua entrada na produção de biodiesel.
Acho bastante interessante a Vale entrar no programa de biodiesel, quanto a questao ambiental do plantio da oleaginosa escolhida pela empresa sugiro que seja utiizada outras palmaceas como coadjuvante da palma, como por exemplo a macauba que ja tem estudos avançados no Brasil acerca de seu uso como produtora de oleo para biodiesel, o proprio dende, acho que não deveria ser uma monocultura, pderia pensar tambem em oleaginosas de porte baixo para consorcio com as palmaceas e ate com a cana de açúcar, dependendo do local do projeto.
Entendo que o programa precisa de gigantes para "decolar" e ninguem melhor que a Vale para alavancar este processo importantissimo para o Brasil e o planeta como um todo- vamos usar petroleo vegetal, já!
Celso Nolasco Pereira Tavares
Especialista em problemas ambientais, assessor de meio ambiente do município de Conceição de Macabu-RJ.
 
18.06.2008 - 07:19
Votos: +0

Iliane M. Piaia :

Energia Renovável
Eu acho isso tudo muito interessante e tudo que vem para beneficiar o meio ambiente é bem vindo. Mas o mais interessante está ainda por vir. Tomei conhecimento por fontes seguras que será apresentado ao mundo dentro de algumas semanas, um invento inédito de produção de energia renovável (eletricidade) inesgotável, limpa e gratuíta que funciona em qualquer parte do planeta. Trata-se de uma tecnologia de baixo custo que até hoje era dada como impossível pelos físicos e que na verdade já é uma realidade.
 
20.06.2008 - 15:09
Votos: +0

José Célio Oliva Grudzin :

Invento inédito energia renovável (eletricidade)
Relativo ao projeto da VALE, não acredito que seu valor de mercado caia, ao contrario, proporcionando energia / combustível para uso próprio, poderá tornar a empresa mais eficaz, melhor se ela a VALE, executar o projeto com inclusão social, por onde estão os trilhos da Ferrovia Carajás e a FNS (Ferrovia Norte-Sul) sua aquisição mais recente.

Iliane M. Piaia, gostaria de saber sobre esse invento, poderia enviar alguma informação sobre?

E para voce passo o seguinte: MDI ou seja MOTORDEAIRE, é um invento do Eng.Frances Gui negré, o veiculo está já em funcionamento, abastecido com AR COMPRIMIDO, obviamente os compressores de ar necessitam de energia, e o sistema permite estocar eletricidade que perde-se por ex. no período noturno, quando o consumo se reduz bastante. Está sendo dispersado gradualmente, sem alarde. E funciona. Obrigado.

Jose Celio Oliva grudzin
Economista -
Palmas - Tocantins
josecolivagrud@gmail.com ou josecelio@seplan.to.gov.br
 
22.06.2008 - 10:53
Votos: +0

Iliane M. Piaia :

Energia Renovável
Sr. José Célio!
É de meu conhecimento que esse sistema de motorização a ar que é ecológico, mas não deixa de ser necessário energia elétrica para compressão do mesmo ar.
Quanto a obter mais informações sobre o invento poderá contactar no email : eco.energialimpa@gmail.com
 
22.06.2008 - 15:12
Votos: +0

Missao Tanizaki :

...
José Célio Oliva Grudzin,

O Motor a Ar Comprimido requer Energia Elétrica.

Os Veículos de Passeio fica muito tempo exposto ao Sol no estacionamento.

Juntando as duas situações, citados acima, podemos manter reabastecido o tanque de Ar Comprimido utilizando-se uma Bomba apropriada que funcionaria com a Energia Elétrica produzidas por Placas Fotovoltaicas (cuja tecnologia vem avançando bem, mesmo em tempo nublado) – combustível de graça e só se gasta na instalação / manutenção do veículo.

MISSAO TANIZAKI
 
3.07.2008 - 08:34
Votos: +0

Missao Tanizaki :

...
Carlos Eduardo e Renato Evangelista,

Que a Vale consome muito sabemos disso.

A questão da Vale é que ela vem implementando a Cultura doa Palma (Dendê), uma espécie exótica de risco. Há informações que a Palma é uma Espécie DOMINANTE (capacidade de ocupar os espaços das vegetações nativas) e pode avançar a Floresta Amazônia comprometendo toda a Flora e Fauna, como o próprio meio ambiente.

Como a Vale optou pela utilização de um OGM da Palma os Ambientalista certamente serão contra esse projeto. Ale disso apresenta outro agravante extremamente sério - está localizada no Coração da Amazônia.

MISSAO TANIZAKI
 
3.07.2008 - 08:39
Votos: +0

Missao Tanizaki :

...
Iliane M. Piaia,

Quanto ao invento inédito peço, se possível, me enviar as informações que tem ou endereços onde posso acessá-los, através do e-mail: missao.tanizaki@agricultura.gov.br


MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br
Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF

TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR
 
3.07.2008 - 09:04
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Favorecendo os grandes  Com as mudanças quem deve levar vantagem são as ...
Estratégia para o 12º leilão  Mudar as regras no meio do jogo prejudica um dos p...
Mais que contábil  Willian, você está certo que a capacidade de of...
E o setor agrícola?  Aqueles que acompanham o PNPB não tem dúvida da ...
A oferta será 20% maior  Caro william, você está equivocado. Com a alter...
Aumento contábil de capacidade de produçn..   O anunciado aumento de capacidade é apenas aritm...
O mercado ainda é promissor  A despeito dessas notícias, vindas da Alemanha - ...
 Pode até ser que em Irati a maior usina do mundo ...
Valdemar:  Vejo o que foi apresentado pelo senhor já não é...
Sinal Verde  Nosso pLANETA é o semáforo que leva o universo s...
Mais comentários...

RSS Feed