PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

[Atualizado] Setor enfrenta problemas com as entregas de biodiesel


BiodieselBR.com - 17 jun 2011 - 09:21 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Depois da recuperação registrada no mês de março, a produção brasileira de biodiesel voltou a decepcionar. É o que revela o novo conjunto de dados sobre a produção do setor divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Durante abril foram produzidos 185 milhões de litros de biodiesel, um tombo de quase 19% em relação aos 228 milhões fabricados ao longo de março. Comparando o desempenho da indústria com o mesmo mês do ano passado – quando 184,9 milhões de litros saíram das usinas – a produção ficou praticamente estável. 

Os novos números trazem de volta o fantasma do desabastecimento. Esse foi o primeiro mês de entrega dos 660 milhões de litros adquiridos no turbulento 21º leilão de biodiesel da ANP. Segundo o cronograma publicado nos anexos do edital, deveriam ter sido entregues 216 milhões de litros em abril, mas, segundo o MME, apenas 166 milhões de litros dessa contratação foi entregue, um déficit de 50 milhões de litros que precisarão ser cobertos pelos estoques reguladores. A Petrobras adquiriu um total de 40 milhões de litros no leilão de estoque realizado no dia 20 de maio passado, e já havia realizado outro leilão de estoque no dia 14 de março para comprar 28 milhões de litros.

Um desempenho tão ruim dá a entender que tivemos um trimestre complicado, cujo ciclo termina em duas semanas. Essa insegurança, entre outros motivos, pode ter origem nas entregas das usinas, nas retiradas das distribuidoras, no controle da Petrobras ou na regulação da ANP e pode prejudicar as discussões sobre o novo marco regulatório, principal pleito das usinas.






Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com