PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pólos de biodiesel

Uberlândia analisa viabilidade de produzir oleaginosas para biodiesel


Canal Uberlândia - 24 mar 2014 - 18:36 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
Uberlandia PBio_1_240314
A cidade de Uberlândia (MG) quer atrair mais investimentos na áreas de biocombustíveis. Para tanto, o governo municipal, por intermédio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), vem se aproximando do governo federal e da Petrobrás Biocombustível. Nesta segunda-feira (24), dois representantes estiveram na cidade mineira para conhecer as iniciativas da Ferub relacionadas à produção de oleaginosas.

No Centro Tecnológico de Agricultura Familiar (Cetaf), onde houve a apresentação de iniciativas relacionadas à produção de oleaginosas por parte de agricultores familiares. “A cidade tem cerca de 2,5 mil agricultores familiares que precisam de incentivo com mercado garantido, e o setor do biodiesel também pode ser um caminho no desenvolvimento”, disse.

Aniceto Ferreira ressaltou que todo esse processo é fundamental para a organização da cadeia produtiva das oleaginosas com o foco na geração de emprego e renda. “Estamos visando a agricultura familiar e com isso a aplicação do Selo Combustível Social que facilita o acesso aos leilões da Petrobrás”, enfatizou.

Incentivo
O selo Combustível Social é um certificado concedido aos produtores de biodiesel que compram matérias-primas de agricultores familiares, dentro de limites mínimos, que variam de acordo com a região. É distribuído pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a produtores de biodiesel que apoiam a agricultura familiar. As empresas detentoras do selo podem ter redução parcial ou total de tributos federais. Além disso, estão aptas a participar dos leilões de compra do novo combustível e usar o certificado para diferenciar a origem/marca do biodiesel no mercado.

Se essas aquisições forem feitas por produtores familiares de dendê, na região Norte, ou de mamona, no Nordeste e no Semiárido, a redução fiscal pode chegar a 100%. Se as matérias-primas e regiões forem as mesmas, mas os agricultores não forem familiares, o desconto máximo é de 31%.

Os profissionais da estatal demonstraram interesse nos projetos mineiros. “Parcerias são muito importantes para todos os tipos de programas e projetos que visam alavancar o mercado no Brasil”, disse o gerente de comercialização e logística da PBio, Vinícius Neves Bueno.

Com adaptações BiodieselBR.com