Não logado (Login)

Olá, Visitante

Quer participar dessas discussões? Se já tem uma conta, acesse agora.

Se você ainda não tem uma conta, inscreva-se gratuitamente.

Palavras-chaves

O Verdadeiro Portal do Biodiesel:
BiodieselBR.com/blog
BiodieselBR.com/noticias
BiodieselBR.com/colunistas
BiodieselBR.com/forum

Fique por dentro de tudo que acontece no setor de biodiesel. Faça sua assinatura do portal BiodieselBR.com
  1.  Denunciar
    olá,
    assisti uma reportagem na minha TV local, sobre uma escola que fazia a capatação de oleo de cozinha usado numa cidade do interior do RS( meu estado), e o vendia para a transformação em bio diesel. a idéia me cxhamou a atenção pois sou universitário e estou fazendo meu trabalho de conclusão do curso sobre o bio diesel. Gostari de saber como montar uma empresa, mini usina de transformação de oleo de cozinha em bio diesel, pois moro na região litorânea do estado e num raio de 100Km de onde estou não há nenhum projaeto parecido. quero fazer deste projeto não só um trabalho de faculdade mas uma empresa para trabalhar.
  2.  Denunciar
    Como montar eu seu, o problema todo é que não estou certo de como proceder na produção
  3.  Denunciar
    Boa noite Airo,

Vi que vc sabe os procedimentos para montar uma usina de reciclagem de óleo frito em bio diesel. Será que você poderia me passar passo-a-passo essa montagem e mais, qual é o investimento inicial para implementar essa usina de reciclagem.

O meu email é: [email protected]

Desde já agradeço a sua ajuda.

Abraços Victor.
  4.  Denunciar
    Bom dia Victor estive fora muito tempo, o meu MSN é [email protected] claro que posso sim, me add e vamos conversar sobre.
    Já tive fazendo várias bateladas com essa mini-usina e as primeiras foram fracasso, o que foi muito bom, pois aprendi a fazer sabão.
    Hoje eu domino bem a maquina e já estou fazendo biodiesel em São Vicente como testes, estou esperando sair a minha licença de operação.
    O investimento que eu fiz, foi de R$2500,00, muito pouco em vista do que vemos por ai, já o investimento pessoal foi muito alto, pois me custou muitas horas de trabalho e noites de sono. Vai perceber que é simples e ao mesmo tempo complexo, mas nada que não acerte.
    Atenciosamente
    Arnaldo Gomes Novo Junior
  5.  Denunciar
    Boa tarde airo, meu nome é marcos,moro em são josé dos campos,gostaria muito se for possivél voce me passar um pouco de seu conhecimento,pois estudo e trabalho,o tempo que tenho faço pesquisas.
    pretendo começar no ramo, agradeço desde ja sua compreenção e ajuda.

Marcos ramos de souza
  6.  Denunciar
    Arnaldo, você poderia dar dicas da planta de produção, quais equipamentos e processos? Tenho muito interesse e quero implantar um projeto aqui na minha cidade, já coletei algumas informações sobre, sabe dizer o que é preciso para "vender" o biodiesel, tem alguma legislação especifica? Quais são os processos administrativos para fazer isso?

Agradeço desde já.

Abraços

Israel
  7.  Denunciar
    Bom dia Airo,

Sou estudante de administração e confeccionando um trabalho para implantação de uma mini usina de biodiesel, através da transormação do óleo de cozinha. Tenho algumas dúvidas, quanto a contratação dos colaboradores. Quais as qualificações dos profissionais para este negócio? No inicio deste empreendimento, quantos pessoas devo contratar?

Desde já agradeço a atenção.

Att
    Leila
  8.  Denunciar
    TENHO UMA AREA, DE MAIS DE 300 MIL METROS QUADRADOS COMO POSSO USAR ESSA AREA NO PROJETO BIODIESEL
    • CommentAuthorElaine
    • CommentTime16/11/2009 editado
     Denunciar
    Ola, estou precisando de informacoes de como iniciar a reciclagem de oleo de fritura para destinar a producao de Biodisel, ?
    • CommentAuthorwaldecir
    • CommentTime28/11/2009
     Denunciar
    Boa tarde Airis
    Eu moro em Santo André e estou com interesse de montar uma usina de reciclagem de oleo de cozinha.
    Gostaria de saber onde conseguir o equipamento para fazer essa recoclagem pois estou com dificuldade para encontrar.
    Se possível também informação sobre a aceitação desse biodiesel no mercado é aceito facíl e se a CETESB faz barreiras para disponibilizar a licença de funcionamento.
    Você reside em São Vicente litoral. e se é possivel uma visita.
    Desde já agradeço

Waldecir
    • CommentAuthorBiokit
    • CommentTime05/07/2010
     Denunciar
    Olá
    Para quem quer ingressar na produção de biodiesel.

A Transesterificação é uma reação química, se analisarmos por este lado, não estaremos montando uma "usina" de biodiesel e sim uma industria química onde produziremos ésteres metílico e ou etílico.
    Quando montamos uma indústria química, devemos atentar ao processo antes de comprarmos os equipamentos da linha de produção.
    Devemos atentar para:
    Onde estaremos operando com corrosivos - Devemos projetar equipamentos resistentes a corrosão;
    Onde estaremos operando com aquecimento - Devemos projetar equipamentos que resita a corrosão e a temperatura do processo;
    Onde estaremos operando com corrosivos, aquecimento e inflamáveis - devemos projetar equipamentos resistentes a corrosão, temperatura e definirmos qual será nossa área classificada.
    O que é uma área classificada: Área classificada é onde podemos ter uma mistura potencialmente explosiva (mistura de ar e vapores inflamáveis)
    Quando existir uma área classificada com uma mistura potencialmente explosiva no caso do álcool metílico ou etílico e que tem baixo ponto de fulgor 11 e 13 ºC (PONTO DE FULGOR (FLASH POINT): É a menor temperatura na qual uma substancia combustível ou inflamável desprende vapores em quantidade suficiente para que a mistura de vapor e ar logo acima de sua superfície propague uma chama a partir de uma fonte de ignição.
    Se analisarmos que na produção de biodiesel o processo ocorre a temperatura de 65ºC e superiores, teremos uma grande quantidade de vapores inflamáveis misturados com o ar , bastando termos apenas uma centelha ou faísca para que aconteça uma explosão.
    Resumindo: Em uma unidade industrial de pequeno, médio e grande porte, devemos atentar as Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do Ministério do Trabalho a NR-10 em instalações "Ex" (instalações à prova de explosão) que nesta situação passaram a serem obrigatórias, ou sendo "Passaram a ser Leis"
    Portanto: Todos os equipamentos elétricos e que podem gerar faíscas, aquecimento ou chamas, que serão empregados em uma industria de biodiesel deverão ser à prova de explosão.
    Portanto: Técnicos, engenheiros encarregados pelo preparo de plantas, pela especificação de equipamentos, pelo funcionamento e pela manutenção das instalações elétricas em atmosferas explosivas, estão sujeitos às responsabilidades civis e penais, quando não atenderem às normas técnicas
    Hoje, vejo no mercado, equipamentos para a produção de biodiesel as chamadas "Mini Usinas" que são ofertadas a preços que não pagaram duas pequenas bombas com motores à prova de explosão e também por desconhecerem Normas e Leis, fabricam e vendem sem a mínima condição de operação de segurança para os operadores e instalações.
    Para maiores duvidas coloco me a disposição pelo email : [email protected]
    • CommentAuthorgui gouvea
    • CommentTime07/08/2010 editado
     Denunciar
    Olá,
    Depois de um tempo estudando aprendi a fazer o biodiesel e não há nenhum grande segredo, basta ter muito cuidado com os produtos químicos que são sim perigosos, mas com cuidado é possível fazer o seu próprio biodiesel.
    Como as informações estão muito dispersas na internet, pesquisei muito e reuní todas em um blog e além das informações coloquei também a disposição de todos as experiências que realizei para obter o biodiesel. http://biodiesel-b.blogspot.com
    Espero poder ajudar a todos.
    Abraço.
    • CommentAuthortatis
    • CommentTime18/08/2010 editado
     Denunciar
    Olá!

Gostaria que me dissessem os procedimentos para montar uma usina de reciclagem de óleo frito em bio diesel. Será que você poderia me passar passo-a-passo essa montagem e mais, qual é o investimento inicial para implementar essa usina de reciclagem.
  9.  Denunciar
    Olá para todos!
    Sou uma das responsáveis por um projeto que assiste cerca de 150 crianças entre 4 e 14 anos, de comunidades carentes de Santa Cruz, no RJ. Como procuramos suprir necessidades básicas delas, como educação básica e sócio-ambiental, saúde, lazer, cultura, e ao mesmo tempo capacitá-los assim como a suas famílias para o seu sustento. Tendo esses aspectos como ponto de partida, estamos estimulando e auxiliando na criação de cooperativas de catadores de óleo de cozinha utilizado para fabricação de biodiesel. Assim, conseguiríamos, numa primeira fase ajudar no sustento dessas famílias e num segundo momento, arrecadar fundos para manter o projeto.
    O único problema é que ainda não conseguimos o knowhow para desenvolver essa mini usina. Já temos um terreno que foi comprado com fundos doados pelo programa do Luciano Huck, na TV Globo, mas ainda estamos nas pesquisas. Quem puder nos auxiliar dando informações, técnicas ou até mesmo dica, agradecemos.
  10.  Denunciar
    alguém sabe onde comprar uma mini usina Pb 01 150 litros pra produçao de biodiesel?quais sao sites de venda de metanol e NaOH solido,eu procurei no google e nao achei :/.estou interessado na produçao e venda de biodiesel e glicerina.ja andei pesquisando muito sobre o assunto,menos da parte de comercializaçao do biodiesel.alguem sabe o preço do litro,essas coisas?tanto pro biodiesel quanto pra glicerina.Estou com dificuldade de achar venda de produtos para a produçao,se alguém souber e quiser indicar eu agradeço
  11.  Denunciar
    Olá! Fico animado em saber que tem gente que aprecia a produção do biodiesel! Aparentemente fazer biodiesel é muito fácil; porém, não é tão difícil de ser produzido com boa qualidade. Sou um grande apreciador do biodiesel e defendo a todo custo; o que fico sem compreender por que não temos uma produção que atenda as necessidade do consumo do Brasil. Digo sem receio que o biodiesel é a única solução tecnológica para o meio ambiente e se o Brasil politicamente quisesse alavancar a produção do biodiesel, estaria resolvido! Só te digo que tome cuidado com a via da transesterificação, pois já existe outras tecnologias mais eficientes em todos os sentidos tecnológicos, como pureza, tempo de produção e aceita qualquer tipo de óleo mesmo com alta acidez e humidade. VÁ EM FRENTE E COM PÉ NO CHÃO! Deixo meu e-mail e para qualquer pessoa que queira esclarecimento sobre o meu depoimento aqui, [email protected]
  12.  Denunciar
    Olá, estou muito empolgado com a produção de Biodisel, como tenho lido nos comentários a produção está estimulando muitas pessoas, estou querendo montar uma Usina de Reciclagem de Oleo, O que realmente Necessito ?!