Não logado (Login)

Olá, Visitante

Quer participar dessas discussões? Se já tem uma conta, acesse agora.

Se você ainda não tem uma conta, inscreva-se gratuitamente.

Palavras-chaves

O Verdadeiro Portal do Biodiesel:
BiodieselBR.com/blog
BiodieselBR.com/noticias
BiodieselBR.com/colunistas
BiodieselBR.com/forum

Revista Biodiesel BR
Fique por dentro de tudo que acontece no setor de biodiesel. Faça sua assinatura do portal BiodieselBR.com
  1.  Denunciar
    Revista BiodieselBR - Capa edição n 4
    Assinar
    OLÁ A TODOS, MEU NOME É FLÁVIO, SOU TEC. MEIO AMBIENTE E ESTUDANTE DE BIOLOGIA
    JÁ ATUO NO RAMO DE MEIO AMBIENTE FAZEM 2 ANOS E GOSTARIA DE MUDAR DE RAMO.
    VEJO QUE O RAMO DE PRODUÇÃO DE BIODÍESEL POR MEIO DO ÓLEO DE FRITURA É PROMISSOR E,
    GOSTARIA DE SABER INFORMAÇÕES SOBRE :

COLETA
    LIMPEZA
    ARMAZENAMENTO
    TRANSPORTE

PARA QUE EU POSSA DAR UMA DESTINAÇÃO ADEQUADA AO PRODUTO ATÉ O COMPRADOR

PODEM ME PASSAR ESSAS INFORMAÇÕES OU ME DIZER ONDE POSSO CONSEGUI-LAS ?

DESDE JÁ AGRADEÇO E CONTO COM A AJUDA DE TODOS

OBRIGADO
    • CommentAuthorney
    • CommentTime27/01/2008
     Denunciar
    Ola boas , a questão da purificação não é um processo complicado por si so , mas concerteza vai requerer de ti uma logistica vai ter que ter varios depositos, vai ter que colocar o oléo em barricas para ser decantado para ter o minimo de umidade possivel , primeiro vai filtrar este oleo o melhor e usar um filtro de 5 microns depois de filtrdo vais coloca-lo num recipiente onde o mesmo se repousara e tu faras a decantação tirando a agua em excesso do mesmo e dependendo da empresa vai te pedir ou não paramentros relaçionados com a umidade por exemplo 2% e em relação a filtragem a 5 microns e tambem em relação a alcalinidade que convem ser neutro, já agora qual é sua cidade pode ser que eu me interesse pelo oléo que tu recolha , outro sim o preço do oleo esta diretamente relaçionado com sua qualidade, obrigado.
    Alaorney.
  2.  Denunciar
    Há o programa de coleta de óleo usado da empresa Mercofrig( PROCOF) e a modalidade utilizada pela empresa traz a vantagem de centralizar a coleta em locais pré-determinados,como condomínios, escolas, empresas , etc. Além de ceder em comodato tambores de 200 litros para coleta. Particularmente eu acho que é uma boa idéia, mas há o risco de não ter uma quantidade constante de óleo, o que seria um dos fatores de insucesso para qualquer projeto que priorize a coleta de óleo usado.

Leticia Soares
  3.  Denunciar
    Por favor, gostaria de tirar uma dúvida. O óleo vegetal é perecível ?
    Qto tempo este produto pode permanecer armazenado em um caminhão ?
    grata
  4.  Denunciar
    Temos várias dúvidas com respeito ao aproveitamento do óleo de fritura usado para transformá-lo em biodiesel. Uma dúvida que nos ajudaria a justificar todo o programa, é uma afirmativa que anda circulando: '1 litro de óleo contamina 1 milhâo de litros de água'. Quem poderá confirmar técnicamente essa afirmativa?
    • CommentAuthorismael
    • CommentTime20/05/2008
     Denunciar
    ismael minha pergunta e a mesma do flavio
    • CommentAuthormarcio
    • CommentTime11/07/2008
     Denunciar
    OLA, SOU MARCIO DE CUIABA-MT E GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO OS EQUIPAMENTOS PARA MONTAR UMA MINI USINA DE OLEO DE FRITURA E ONDE POSSO ENCONTRA-LOS?
  5.  Denunciar
    Gostaria de receber informações sobre como trabalhar com óleo de fritura para produção do Biodiesel, como empresas em minha região (Volta Redonda/RJ), que compre este óleo, armazenamento, transprote, etc.
  6.  Denunciar
    Gostaria de saber qual é o tempo máximo que um óleo de fritura recolhido pode resistir sem deterioração e com possibilidade de reaproveitamento, ou seja, quanto tempo posso armazena-lo até o prcessamento.
  7.  Denunciar
    Com relação à estabilidade do óleo de fritura, digamos que é inversamente proporcional a varios fatores de degradação, tais como temperatura, tipo de alimento processado, ambiente e recipiente no qual foi armazenado, etc.

Ao se recolher tais óleos, deve se ter o cuidado de separá-los de acordo com esses fatores, para que possa ser mais facilmente reciclado.

Quanto aos equipamentos, necessitamos saber da disponibilidade mensal/anual, para que se possa dimensioná-los. Não há nenhuma dificuldade em se adquiri-los. O fornecedor porém deve ser escolhido pois existem muitos que prometem muito, mas cuja eficiência é baixa. oleosgorduras@yahoo.com.br
  8.  Denunciar
    Sou aluna de um M.b.A. EM Gestão de Meio-Ambiente, sei que deverei inteirar o meu conhecimento sobre reciclagem de óleo de cozinha, tendo em vista o que apredemos em aula teórica e na prática ainda me deixa muito preocupada com o destino que damos ao nosso então lixo que pode ser transformado em preciosos coadjuvantes necessário ao nosso dia-a-dia, ex: sabão feito a base de óleo de cozinha reciclado. Acredito que possamos colaborar com uma preservação para o Meio-Ambiente mesmo que não seja suficiente, mais já está de bom tamanho....

Atenciosamente aguardo retorno,
    Maria Ferreira Das Neves
    e-mail nevesturismo@bol.com.br
    Cachoeiro De itapemirim -Espírito Santo
    • CommentAuthorwener
    • CommentTime28/08/2008 editado
     Denunciar
    Meu nome é Wener gostaria de informações de comercialização de óleo de cozinha usado,se posso comercializar direto com as usinas ou só por intermédio de cooperativas.
    Gostaria de saber se a Reduc e a Ref de Manguinhos fazem este serviço e como eu posso me informar.
    Duque de Caxias RJ.
Adicione seus comentários
    Antes de deixar seu comentário, registre-se aqui ou se já está registrado faça o acesso. Senão você será identificado como "Visitante anônimo".

• Formatar comentários como