Não logado (Login)

Olá, Visitante

Quer participar dessas discussões? Se já tem uma conta, acesse agora.

Se você ainda não tem uma conta, inscreva-se gratuitamente.

Palavras-chaves

O Verdadeiro Portal do Biodiesel:
BiodieselBR.com/blog
BiodieselBR.com/noticias
BiodieselBR.com/colunistas
BiodieselBR.com/forum

Revista Biodiesel BR
Fique por dentro de tudo que acontece no setor de biodiesel. Faça sua assinatura do portal BiodieselBR.com
    • CommentAuthorsalvador
    • CommentTime13/11/2007
     Denunciar
    Consultor de Empresas na área de Biocombustíveis e Glicerolquímica

ENTREVISTA PARA PESQUISADOR DA ÁREA DE BIODIESEL

1.Quais são os principais problemas que enfrentam os produtores e usineiros?
    A - Disponibilidade de óleo para a produção com causas diversas dependendo do tipo de óleo ou de oleaginosa.
    Mamona. Espécies não adequadas com baixa produtividade em ambiente de preço baixo.
    Soja. Devido a aquecimento do mercado alimentício diminuindo a atratividade para o mercado de energia, valorizando assim, o pinhão manso e a mamona.
    Dendê. Espécie disponível e não adequada na região NE, devido à baixa produtividade. Problema na logística de apanha prejudicando a qualidade quanto à acidez.
    OGR. Baixo incentivo para a coleta pública.

B – Operações de separação do Biodiesel e da Glicerina considerando a matriz de Oleaginosa e o tipo de Tecnologia de Reação química.
    A melhor matriz oleaginosa em termos de purificação do Biodiesel e da Glicerina é a soja e o pinhão manso. O tipo de tecnologia disponível comercialmente para as médias e pequenas usinas é de catálise homogênea levando a geração de resíduos que possuem sal na sua composição.
    Assim, as operações unitárias podem encarecer sensivelmente dependendo da matriz de oleaginosa utilizada para a produção de biodiesel. Deve existir uma política de atualização tecnológica nas Usinas de biodiesel para modificar, óleos e tipos de reação buscando melhor produtividade.

C - Escoamento da Glicerina que, atualmente, é considerada resíduo inclusive no mercado Europeu.
    Houve uma análise subestimada do mercado de glicerina e do tipo de tecnologia para escoar esta quantidade gigantesca que já é ofertada na Europa e será intensamente ofertada no Brasil. Também não foram analisadas questões da qualidade da glicerina vegetal em relação ao seu mercado de destino.

2. Como resolver os problemas que enfrentam no presente produtores e usineiros?
    Em termos gerais integrando conhecimentos dispersos e incentivando geração de conhecimento focado nas necessidades da cadeia econômica do biodiesel como feito no último edital de subvenção econômica.
    É importante fazer a gestão do conhecimento...
    É importante também revisar o Programa do Biodiesel implementando Análise para Viabilidade Multi-Objetivo neste tipo de Cadeia Econômica.
    A - Disponibilidade de óleo para a produção com causas diversas dependendo do tipo de óleo ou de oleaginosa.
    Definição de preço mínimo para o produtor de mamona com base no óleo produzido que participa como matéria-prima para o biodiesel. Continuar investimentos na área agrícola quanto a espécies mais apropriadas evitando a baixa produtividade.
    Dado o caráter cíclico da agricultura tanto em termos de preço como de produção, há que se destinar uma parte da produção agrícola da soja para o biodiesel no curto prazo e ser feita uma política de substituição gradual para demais culturas. A complexidade deste processo requer participação ativa da União onde se disponibilize misturas de oleaginosas disponíveis e substitutas.
    Incentivar com subsídios a instalação de serviços de coleta, tratamento e industrialização do OGR para biodiesel, direcionando a glicerina resultante para biogás ou compostagem.
    B – Operações de separação do Biodiesel e da Glicerina considerando a matriz de Oleaginosa e o tipo de Tecnologia de Reação química.
    Incentivar a pesquisa aplicada conjuntamente com a Indústria de Biodiesel variando: a matriz oleaginosa, o tipo de reação e o tipo de operação de separação tanto para a produção do Biodiesel quanto para a produção da glicerina.
    A Viabilidade econômica deve acompanhar a viabilidade técnica e ambiental.
    C - Escoamento da Glicerina que, atualmente, é considerada resíduo inclusive no mercado Europeu.
    A glicerina precisa ser enquadrada em termos de qualidade para ter participação efetiva no mercado.
    A glicerina pode ser usada como um energético para a indústria embora seja uma fonte que contribua para o efeito estufa e tenha um poder calorífico mais baixo do que o diesel. O uso da Glicerina para a queima requer cuidado quanto a: faixa de temperatura (emissão de gases tóxicos), mistura com outros combustíveis, forma apropriada para queima e possibilidade de geração de resíduos sólidos.
    A glicerina utilizada para a indústria tem qualidade diferenciada a saber: na de petróleo, na de cimento, na química, na petroquímica e na farmacêutica. No uso da Glicerina faz-se necessário analisar a qualidade para cada fim, ou seja, deve haver diferentes processos de purificação a serem usados.
    Salvador Ávila Filho
  1.  Denunciar
    onde posso encontrar informações sobre a utilização da glicerina oriunda da podução de biodiesel como fluído de perfuração?
  2.  Denunciar
    Eu quero fazer um trabalho para a escola e nao achei a seguinte resposta para a minha pergunta - Qual a tecnologia aplicada na produção do biodisel ?
  3.  Denunciar
    O Sr. Salvador Silva Filho foi muito feliz nas considerações do item 02," integrando conhecimentos dispersos" (sic), quando explica o que deve ser feito para o sucesso da cadeia do biodiesel. Realmente, como consultor na área de óleos vegetais há mais de trinta anos, sempre insisti com os potenciais investidores para a área, que as matérias-primas eram (isto parecia óbvio para mim) o que deveria ser focado em primeiríssimo lugar antes de qualquer investimento na indústria do biodiesel.

Antes de mais nada, quais os requisitos que o biodiesel exigiria das oleaginosas, e como tais óleos deveriam ser preparados para se candidatarem à cadeia produtiva. Esta preparação, tem sido minha atividade em todos esses anos de trabalho.

Paulo Gonçalves
  4.  Denunciar
    é bom saber que tem alguem q ensina alguma coisa quando nos precisamos fazer um trab

[:P] bigaduh...
  5.  Denunciar
    Quando temos algo á dizer viemos aque não é mesmo ,estou aqui para ensinar-lhes ,algo que precisar ,podem entrar em contato: andressa.bezuti@bol.com.br
    é um e-mail confiável ok !
    Mas para quem está sem tempo,para entrar em contato,vim aqui e deixo um exemplo do que sei :

O que é biodiesel ?
    Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê ( palma ), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.

Caso estejam na 7° serie , e estam aqui so de passagem , se realmente o professor de vocês forem bons , na materia de geografia , ele vão lhes pedir um trabalho contendo isto , ( o que é biodiesel,qual é a fonte geradora de energia,qual é a sua vantagem em relação a outras fontes alternativas ,quais são as tecnologias aplicadas na produção do biodiesel, qual o mercado do biodiesel no Brasil e no mundo), acho bom que vocês pesquisem estas perguntas e fassam um trabalho extra , que vai ajudar vocês nas notas , isto valera um ponto , pode ter certeza !

Foi bom partilhar minha experiencia, e desejo-lhes que façam um bom trabalho ...
    Dúvidas? entrem em contato : andressa.bezuti@bol.com.br ....
    Bom trabalho !
    • CommentAuthorKássia
    • CommentTime12/09/2008
     Denunciar
    sou aluna de engenharia de produção química e tenho idéias de começar um projeto na faculdade sobre biodiesel, o meu grande problema tem sido a dificuldade em saber como pode ser lucrativo para minha faculdade pesquisar(no primeiro momento), tendo uma mini usina de biodiesel, se o que vai ser produzido é um B100, o que não é vantajoso, pois o Brasil não utiliza tal combustível. O interessante seria produzir B2 ou até B20 (o que comprometeria o rendimento do motor) então, deveríamos misturar diesel em biodiesel. Mais mistura-se diesel, já caracterizado por uma empresa, como PETROBRÁS por exemplo, em biodiesel que será caracterizado pela a equipe da faculdade. Será que essa carcterização não será dúbia? Caso sim, qual é então o melhor caminho?
    Grata pela atenção pessoal!
    meu e-mail é kassia@ucl.br
    • CommentAuthorKássia
    • CommentTime12/09/2008 editado
     Denunciar
    ...consertando: estudos feitos com B2 até B20, indicam que não há comprometimento no rendimento do motor, e não o contrário, como havia dito acima.
    Obrigada.
  6.  Denunciar
    bom gente, eu não sou cientista, nem estudante de quimica nem combustíveis, sou apenas uma vitima do Sr Mario sergio solera que veio a feira de santana com essa balela de carro movido a agua e economia de combustível e eu acabei caindo. ele é um mentiroso tão convicto q até pra ele as coisas parecem verdade. pergunte a ele onde astá a cherokee dele movida a agua? ta aki no meu centro automotivo empenhada, eu desmontei o motor dela e não tem nada de diferente... peças de titanio, ou coisas do tipo como ele afirma. ele não é o cara q apareceu no fantastico a anos atras com o carro movido a agua. o carro está aki e ele saiu da bahia fugido por ter dado golpes em varias cidades como v. da conquista, juazeiro, feira de santana, capim grosso. nessa ultima fez o cara tomar dinheiro com agiota e empenhar a casa, aí vcs já devem saber o resultado né...ele coloca várias mangueiras com eletrodos falsos pra forjar a quebra de moleculas da agua usando a corrente q vem do distribuidor... e a cherokke tava de tanque cheio.... de gasolina é claro. tenho toda a engenhoca dele aki separada no deposito do meu centro automotivo. quero apenas deixar outras pesoas cientes do ladrão q ele é, até ontem eram 23 processos por estelionado e prisão preventiva decretada. não quero q vcs caiam na estoria q eu caí. eu não vou ficar frequentando esse forum, mas se quiserem contato eis aki: 75 9161-5751, 75 3225-6826, msn: juba_fsa@hotmail.com. ele é tão sético q mesmo vendo isso ele vai dizer q sou algum do governo querendo prejudicá-lo ou um concorrente frustrado... ele fez isso comigo, mas graças a Deus eu tive pernas pra me manter de pé e estou recomeçando as poucos.