Sex24102014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!
Back Notícias Destaques 2006 Análise do mercado: 2006 O Petróleo na Economia do Brasil

O Petróleo na Economia do Brasil

A economia brasileira cresceu 2,3% em 2005, atingindo o valor de R$ 1.937,6 trilhão. O resultado mostra desaceleração em relação a 2004, quando o PIB (Produto Interno Bruto), soma dos bens e serviços produzidos no país, havia registrado expansão de 4,9%.
Com base nas previsões da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe), verifica-se que a expansão da economia brasileira ficou aquém da média da América Latina. O órgão previa crescimento de 4,3% para a região. Em termos percentuais, o Brasil teve o segundo menor crescimento da América Latina, à frente apenas da previsão para o Haiti. O crescimento menor em 2005 foi ditado pela desaceleração dos investimentos, da indústria de transformação e da agropecuária.


PIB brasileiro em dolares

 

A estimativa para 2006 é que o Produto Interno Bruto brasileiro cresça entre 4,0 e 4,5%, abaixo da média mundial esperada, de 5%.

Apesar da economia nacional não estar vivendo um espetáculo de crescimento, o consumo nacional de petróleo tem aumentado consideravelmente. Por ser um recurso finito, segundo projeções, nos próximos 20 anos, as reservas de petróleo estarão comprometidas e cujas jazidas estão concentradas em poder de poucos países, o aumento do preço é uma conseqüência natural.

Conforme mostram as tabelas abaixo, a diminuição da importação de petróleo pelo Brasil entre os anos de 2004 e 2005, foi de 19,7%. Entretanto o preço médio por barril pago em 2005 foi 39% maior que o valor pago em 2005, e o preço médio do barril de petróleo pago até junho de 2006 é quase 20% maior que o valor médio de 2005. Desse modo, mesmo com uma menor importação de petróleo o valor gasto continua crescendo.

Importação de Petróleo em Barris

 Barris de petroleo importados


 
Preço médio do barril de petróleo importado - 2000-2006 (US$/b FOB)
Preço médio do barril

 

As reservas de petróleo no mundo estão divididas conforme mostra o gráfico abaixo.
Reservas mundias de petróleo
 

Essas variáveis impactam diretamente o negócio de biodiesel. Quanto maior o preço do petróleo, mais urgente será a necessidade de desenvolvimento de fontes alternativas de energia que façam com que o Brasil se torne menos dependente dos países exportadores do combustível. A média do preço do barril de petróleo está em torno de U$70,00, mas já chegou perto dos U$ 80,00. Esse preço do petróleo torna a fabricação de biodiesel um negócio altamente atrativo.
Leia também

Adicionar comentário


Tudo sobre biodiesel