Geradores movidos a biodiesel

// 24 fevereiro 2011 // Biodiesel, Energia renovável

Necessidade: estimular o desenvolvimento de geradores a biodiesel

Necessidade: estimular o desenvolvimento de geradores a biodiesel

Quando comecei a estudar e trabalhar em biodiesel em 2002, uma das primeiras demandas que surgiu foi a utilização de biodiesel em geradores nos centros urbanos e em torres de telefonia.

Este é um caso apenas, mas o problema envolve milhares de empresas, de condomínios residenciais ou comerciais a hotéis, de médias empresas a grandes corporações, do supermercado ao shopping, do pequeno ao grande hospital e de quase a totalidade das indústrias.

A Telefônica de São Paulo tinha acabado de adquirir a Telesp e junto comprou um enorme passivo trabalhista. Grande parte desse passivo eram de ações de ex-funcionários e funcionários de empresas terceirizadas reclamando do perigo que estiveram expostos trabalhando em salas onde existiam tanques de óleo diesel. Os trabalhadores queriam direito ao adicional de periculosidade.

Outro problema que a Telefônica enfrentava era com torres em perímetros urbanos. Cada torre tinha na época um grupo gerador de emergência movido a diesel que ligava automaticamente em caso de queda de energia. Boa parte dessas torres foi construída em lugares onde não existiam casas ou condomínios. Com o passar dos anos as cidades cresceram e as torres ficaram no meio de áreas residenciais. Alguns geradores com escapamentos voltados para apartamentos, janelas ou sacadas. Na época a empresa tinha mais de 500 torres no estado de São Paulo.

O diesel brasileiro tem ponto de fulgor de 38 graus. Pela NR 20 ele se enquadra em líquido combustível de classe II, que vai de 37,7º a 70º, portanto, passível de reclamações trabalhistas.

E cada ano que passa mais e mais geradores de emergência são instalados para serem usados em caso de queda da energia ou nos horários de pico. A fragilidade do setor elétrico brasileiro obriga as empresas se precaverem de apagões ou quedas de energia.

O diesel nacional tem um alto percentual de enxofre e a proliferação de geradores aumentam e concentram ainda mais a poluição nos grandes centros brasileiros. A instalação de geradores não necessita de licença ambiental. É comprar e instalar.

Que tal nossos deputados e senadores formularem projetos de lei que incentivem, ou até mesmo obriguem em alguns casos, o uso de biodiesel nesses equipamentos? Ou que tal as empresas que utilizam geradores passarem a usar biodiesel para mostrar que se preocupam com o meio ambiente? São oportunidades que podem trazer benefícios de imagem tanto para os legisladores quanto para as empresas.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



8 Comentários em “Geradores movidos a biodiesel”

  1. luiz antonio disse:

    onde posso encontrar geradores de energia elétrica movido a bio diesel?

  2. Suporte disse:

    Motores novos já saem de fábrica preparados para operação com biodiesel. Equipamentos antigos devem ser preparados, principalmente no que tange ao sistema de filtragem do sistema de combustível.

  3. A questão da Periculosidade é amplificada decorrente do falho embasamento de laudos periciais que, de alguma forma, desconsideram a Lei – artigo 193 da CLT, fundando o trabalho unicamente nas Normas Regulamentadoras, aliás, se fundam até na NR 20… buscando sustentar qualquer desconformidade como àquelas relacionadas à Risco Acentuado!
    Certamente uma excelente solução seria adotar o combustível cujo PF seja superior à 60 graus Célsius.
    Grande problema é a água contida no biodiesel, pois em reservatório estacionário há tendência à separação de fases, causando a falha do motogerador em momento de tão necessidade.

  4. Jeferson Cabrelon disse:

    Bom dia,

    Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho, e já algum tempo venho estudando a possibilidade de orientar os meus clientes a fazerem a substituição do Diesel por Biodiesel, em seus geradores, que estão instalado em prédios. O meu objetivo com esta orientação é primeiramente evitar possíveis agravantes no caso de explosão e incêndio, alem de eliminar passivos trabalhistas, nos aspectos de funcionários pleitearem adicional de periculosidade por exposição a produtos inflamáveis ( no caso o Diesel).

    Não esquecendo que é considerado inflamável todo produto químico com ponto de fulgor com temperatura igual ou abaixo de 60C ( conforme NR-20).

    Levando em consideração que o Diesel tem ponto de fulgor de 38C, sendo desta forma considerado produto inflamável, enquanto o Biodiesel tem ponto de fulgor de 100C, descaracterizando como produto inflamavel.

    Desta forma faço as seguintes perguntas:

    1- Pode substituir o Diesel pelo Biodiesel sem qualquer tipo de adaptação nos geradores existentes?

    2- O Biodesel pode ocasionar algum comprometimento das partes internas do motor? Ja ouvi dizer que o Biodesel, tem uma concentração de agua que pode comprometer as partes internas do motor.

    Preciso destas informações para que eu possa orientar meus clientes.

    Agradeço desde já.

    Jeferson Cabrelon
    (11) 9 8223-4066
    (11) 4109-8058

  5. Será que os geradores movidos a gás GLP não são mais barato e eficazes?

  6. Esmeralda disse:

    Parabéns pelo artigo,adorei!

  7. GONÇALO T MAGALHÃES disse:

    PRECISO GERADOR 1000 K V A
    500
    300
    100
    15
    PAGAMENTO AVISTA PREÇO UNITÁRIO CONSTITUÍVEL DIESEL NORMAL
    SE VOCÊ TIVER UM MAIOR DO QUER MIL MANDAR FOTO DE CADA INDIVIDUAL OS MESMO FICARÃO LIGADOS DIRETOS
    ABERTURA DE TRABALHO PESADO

  8. Jaqueline disse:

    Sou Jaqueline Deodato, graduanda da Universidade Federal de Itajubá, estou realizando um projeto onde será necessário a utilização de um Motor a Diesel que opera com combustível de biodiesel B100 com potência de no mínimo 40kW.
    Gostaria de saber se você tem algum modelo desse motor? Se sim, poderia me enviar o catálogo?

    Aguardo o retorno!

Deixe o seu comentário

Login