Vender e não entregar: péssimo negócio

// 19 outubro 2010 // Biodiesel, Usinas

Depois do resultado do último leilão desconfianças surgiram em relação as entregas de biodiesel. Embora muitas unidades garantam que vão entregar tudo, elas não tem tanta certeza em relação aos demais produtores.

A usina que não cumprir com os compromissos de entrega do biodiesel vendido em leilões poderá ficar de fora do principal mercado: os leilões de biodiesel.

O não cumprimento dos contratos evidenciará que a usina não está fazendo corretamente o planejamento de seus negócios. Todas as usinas venderam no leilão por que queriam. Quem consegue ter lucro com esse preço não tem porquer não entregar. Já quem vendeu abaixo do custo, projetou que o prejuízo seria menor que se deixasse a usina parada. E por esse motivo ela também não pode deixar de entregar. Se o fizer terá prejuízo dobrado. Perde por ter margem negativa nesse trimestre e perde novamente no trimestre seguinte, pois terá que deixar a fábrica parada por ter ficado de fora dos leilões.

Ao vender o biodiesel a qualquer preço, a usina devia ter a certeza de que suportaria um eventual prejuízo sem comprometer o seu futuro, caso contrário teria sido melhor parar com os lances no leilão no limite de seu custo.

O último trimestre de 2010 vai mostrar quem trabalha com profissionalismo e quem entrou apenas para aproveitar o momento. Deverá ser o começo do fim de algumas usinas.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login