Terceira revolução industrial: Sol, Vento, Biomassa e Lixo

// 08 dezembro 2010 // Energia renovável

Economia verde

46% da energia consumida no Brasil vem de fontes renováveis, contra uma média mundial de 13%.

“Estamos no limiar de uma terceira revolução industrial”.

“Em poucos anos o Brasil despontará como uma das lideranças na área energética”.

Estas frases foram ditas pelo economista americano Jeremy Rifkin, em um congresso em São Paulo, que prevê o fim da era do petróleo e já previu o fim dos empregos. Apresento-as para introduzir o momento que vive o Brasil.

Duas revoluções industriais aconteceram do século dezenove ao início do século vinte. Na primeira, o carvão gerando vapor foi a energia dominante. Na segunda, o petróleo dominou e continua dominando. Mas é consenso geral entre entidades e especialistas que seu domínio perderá força neste século.

O Brasil já provou ao mundo que é possível andar de carro sem consumir petróleo diretamente. Com carros flex, o consumo de etanol ultrapassou o de gasolina. A matriz energética brasileira tem hoje o maior percentual de energia renovável do planeta. E não é uma diferença pequena: 46% da energia consumida no país vem de fontes renováveis, contra uma média mundial de 13%.

O Brasil não despontará como liderança mundial em bioenergia. Ele já é líder mundial com inúmeros bons exemplos a serem seguidos. Para continuar nesta posição dependerá apenas que o meio ambiente e a sustentabilidade estejam sempre presentes na agenda política.

É importante aumentar os investimentos para que seja aproveitado integralmente nossos recursos, como o sol abundante em todo o território, o vento do extenso litoral, a biomassa de milhões de hectares subutilizados e o lixo da população.

No COP 16 que está acontecendo em Cancún no México, o Greenpeace divulgou um estudo que aponta uma economia de até um trilhão de reais até 2050 caso o Brasil adote realmente as energias renováveis. As emissões de CO2 cairiam de 147 milhões de toneladas anuais para algo em torno de 23 milhões. Menos do que é hoje.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



Um comentário em “Terceira revolução industrial: Sol, Vento, Biomassa e Lixo”

  1. Luiz Alberto Amaral disse:

    Eu gostaria de seguir em frente com meu curso técnico em biocombustível. Hoje sou formado pela IFSUL. Minha cidade de Santa Vitória do Palmar, hoje tem mais 500 torres de fontes renováveis (Eólicas),procuro sempre estar informado sobre o assunto, esperando uma oportunidade de emprego.

Deixe o seu comentário

Login