Leilões de biodiesel: lucratividade e prejuízo

// 15 janeiro 2010 // Usinas

Leilão de biodiesel da ANP

Leilão de biodiesel da ANP

Até o final de fevereiro teremos mais uma rodada dos leilões de biodiesel para atender o segundo trimestre do ano. O período de entregas coincide com a época de maior oferta de óleo de soja no mercado interno. Maior oferta, normalmente, é sinônimo de preços menores e esse ano a oferta deverá ser ainda maior.

A previsão de produção de soja brasileira para 2010 é de 65 milhões de toneladas, oito milhões a mais que em 2009. Somente essa diferença de produção supre a demanda de óleo para a mistura B4 no Brasil.

As usinas terão um mercado de 2,4 bilhões de litros garantido, com previsão de bons preços para a matéria-prima durante o ano. A maior preocupação das usinas é o preço máximo dos leilões estabelecido pela ANP. Embora não possam reclamar dos preços estipulados até hoje, sempre existe dúvidas quanto ao próximo leilão. A responsabilidade da ANP é muito grande nessa hora, pois estabelece a margem de lucro ou prejuízo do setor de biodiesel.

Parece-me que a opção da ANP é estabelecer um preço com boa margem para as usinas ao invés de limitar à um preço teto baixo. Com isso evita ser alvo de críticas e ser apontada como causadora de problemas. Além do mais, é muito mais fácil e agradável administrar um setor que dá lucro, do que um com prejuízos.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login