Campanha nacional para a reciclagem do óleo de cozinha

// 10 novembro 2010 // Matéria-prima

Óleo de cozinha: campanha de conscientização

Óleo de cozinha: campanha de conscientização

Estive no início da semana na cidade de Caieiras, região metropolitana de São Paulo, em um evento promovido pela prefeitura Municipal, o instituto PNBE e a Bióleo.

A Bióleo em parceria com a prefeitura recolhe por mês aproximadamente 500 mil litros de óleo de cozinha usado em diversos municípios da região e na capital paulista.

Parece muito óleo recolhido, mas é pouco se for analisado o descarte incorreto que ocorre diariamente na região metropolitana de São Paulo. Aliás, jogar óleo usado no ralo é comum na maior parte dos lares brasileiros.

O objetivo do evento realizado pela Bióleo era exatamente este: encontrar soluções para o descarte e recolhimento correto desse óleo.

O recolhimento através de catadores e o recolhimento em condomínios são duas idéias amplamente divulgadas como a solução para o recolhimento do óleo doméstico. Mas elas não estão se mostrando eficientes, ou melhor, os resultados estão muito aquém do esperado. Os catadores não conseguem ganhar o mínimo necessário recolhendo pequenas quantidades em cada unidade residencial. E nos condomínios o interesse pelo descarte correto não é feito pelas donas de casa. Onde ainda é conseguido o recolhimento de um pouco de óleo o mérito é do síndico exigente, um ecochato.

Para mudar esse quadro será imprescindível uma reeducação da dona de casa.

Educação ou reeducação, obrigações do estado. Nenhum empresário que queira investir em recolhimento de óleo usado conseguirá fazer isso com a eficiência necessária. Educação é uma obrigação das prefeituras, estados e união. Uma ampla campanha de mídia, patrocinada pela União, precisa ser feita no Brasil inteiro mostrando as vantagens do destino correto do óleo usado.

A Casa Civil tem realizado um bom trabalho de mapeamento das iniciativas por todo o Brasil em relação ao recolhimento do óleo de cozinha. Uma campanha divulgando todos esses projetos não apenas mostra o que deve ser feito depois que o óleo é armazenado, mas valoriza esses empreendedores e estimula o surgimento de novos pontos de coleta e adesão de novas cidades.

O exemplo relativamente bem sucedido da Bióleo se deve ao apoio da prefeitura de Caieiras e de algumas abnegadas pessoas que lutam incansavelmente para atingir os objetivos e não se curvam quando problemas surgem e parecem intransponíveis.

Parabéns a Caieiras. Exemplo a ser seguido.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



11 Comentários em “Campanha nacional para a reciclagem do óleo de cozinha”

  1. Sr. Univaldo Vedana, nós do programa Bióleo acreditamos que a metodologia da logística reversa social empregada pelo programa é uma das chaves de sucesso, contribuindo com o financiamento de projetos sociais e com a melhoria da qualidade de vida na região onde é captado o OGR. E agradecemos sua presença no evento de Caieiras – SP.

  2. JUAN NUÑEZ disse:

    estimados amigos todos los articulos de la página están optimos no puedo comprar la revista por motivos económicos, pero como docente de maqinaria agricola ya realicé experimentos con mis alumnos con el reciclado de oleo de cocina . un abrazo desde URUGUAY al país donde nacieron mis bisabuelos gracias JUAN NILO.

  3. vinicius de souza disse:

    Sr.Univaldo Vedana, gostaria de participa desse programa do Bióleo,para contribuir com o financiamento desse projeto social. Um abraço

  4. José Paraiso disse:

    Como conseguir elementos, em que eu possa fazer uma campanha em meu Municipio.

  5. Paulo Espindola da Silva disse:

    Sabemos que o descarte do óleo de cozinha diretamente no ralo é um agravo ambiental. É de conhecimento de vários segmentos da sociedade o seu poder de utilização. Esperamos que as instituições públicas e privadas inície a conscientização da população. Devemos trabalhar incasavelmente para que a população não trate mais o “lixo”, como lixo e sim como um resíduo ativo de ser transformado em bens de consumo e geração de renda. Paulo Rio Branco-AC

  6. Dionízio Kuchinski disse:

    Gostaria de receber mais informações.

  7. Renan Custodio da Silva disse:

    SR.Univaldo Vedana,gostei da matéria, mas a conscientizaçao da populaçao é uma medida importante até que o Governo tome medidas pertinentes à reciclagem do óleo de cozinha.
    Gostaria de receber informações sobre o armazenamento do óleo e como encaminhá-lo.

  8. Carolina disse:

    Olá, gostaria de saber se vc tem o contato de alguém do projeto Bióleo??? Preciso de uma entrevista sobre essa questão.
    Se eu puder também usá-lo como fonte, vai ser muito bom. Vc pode me falar sobre as questões dessa poluição??? Quais as consequências? Obrigada.

  9. Jéssika Silva disse:

    olá boa tarde!
    Esta é a primeira vez que visito este site, estou prestes a fazer o curso de TÈCNICO EM BIOCOMBUSTÌVEIS, então foi dai que surgui a vontade de conhecer um pouco mais antes de iniciar o curso
    nem mesmo comecei a estudar e já tenho vários questionários em relação ao assunto e também uns projetos…. tipo plantio de cana-de-açucar e principalmente a MAMONA.
    estarei sempre visitando este site pois aqui encontrei bem mais que informações
    =) até a próxima

  10. Jéssika Silva disse:

    Sobre a concientização da reciclagem deste oléo de cozinha, confesso que falta muita informação por parte de orgãos competentes.
    pois eu sou mais uma que faz a ação errada

    Espero receber informações de armazenagem como encaminhá-lo e como podemos lucrar com a vendagem.

  11. Agnaldo Santos disse:

    Há muito tenho a idéia de recolher oleo de fritura para fazer biocombustivel e algo mais.Faltava coragem ,só agora me animei.A pergunta é: para quem,legalmente, posso vender o biodiesel? e quais normas devo me basear com relação ao aspecto de especificações técnicas?

Deixe o seu comentário

Login