Biocombustíveis e o uso da terra

// 15 setembro 2010 // Energia renovável

A União Européia continua colocando dúvidas quanto a eficácia dos biocombustíveis no que diz respeito a emissão de gases do efeito estufa. Um estudo divulgado por um centro de pesquisa em Ispra na Itália mostra que para a União Européia incluir 7% de biocombustíveis na matriz energética do bloco serão necessários 4,5 milhões de hectares de terra.

Diferentemente do Brasil, um país tropical, em toda a Europa as terras agricultáveis são usadas para uma safra por ano apenas. Tudo é plantado e produzido de março/abril a setembro/outubro. A falta de terra é o grave problema que a produção de combustíveis agrícolas enfrentam naquele continente. Ou se plantam grãos alimentícios ou se plantam grãos que viram combustíveis. Essa é a realidade dos europeus. Os biocombustíveis de primeira geração ao serem produzidos na agricultura subtraem áreas de produção de alimentos.

O Brasil não pode deixar que estendam esse problema para todos os países que produzem biocombustíveis. As áreas tropicais ou sub-tropicais podem produzir nos doze meses do ano. Alguns países (Brasil incluso) tem muita terra subaproveitada, que produzem apenas uma safra por ano.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login