A volta do incentivo ao plantio de mamona

// 10 junho 2009 // Matéria-prima

Plantação de mamona - Foto: Verena Glass

Plantação de mamona - Foto: Verena Glass

O governo e os ministérios envolvidos no PNPB não conseguiram durante os primeiros quatro anos do programa, incrementar o plantio e a produção de mamona no Brasil. De vedete nos primeiros anos, passou a patinho feio (e motivo de chacota) dentre todas as potenciais oleaginosas para biodiesel.

O texto acima é apenas uma breve introdução. Para ver esta página completa faça o acesso a esq.

Restante exclusivo para assinantes. Seja Assinante BiodieselBR

Catálogo do biodiesel 2008 / 2009



2 Comentários em “A volta do incentivo ao plantio de mamona”

  1. carlos jose disse:

    Alquém pode tirar algumas duvidas que tenho?

    1° qual o preço da saca da mamona?

    2°Qualquer mamona ( mesmo essas que nascem proximo à minha casa )serve como matéria prima para o biodiesel?

    3°Se essas que nascem ao lado da minha casa tambem serve como matéria prima,teriam o mesmo valor em dinheiro a saca que as sementes especialmente desenvolvida?

    4°Quem compra essa matéria prima, o mais proximo possível do centro de SP

    favor responder para meu email.

  2. Não devemos considerar a mamona para o biodiesel na lista de 1a. colocada e nem fazer comentários apaixonados e nem açodar as discussões.
    Se necessita mesmo é de alguém com coragem e competência para falar à sociedade brasileira das vantagens e desvatagens da mamona para o biodiesel.
    Alguns pesquisadores limitam ou condenam o uso do óleo da mamona para o biodiesel. Na verdade o óleo de ricino é altamente viavél no mercado internacional, portanto precisamos ter cuidado com certas afirmações.

Deixe o seu comentário

Login