A Fundação MS e o Crambe

// 20 março 2008 // Biodiesel

Revista BiodieselBR

Assinar

A Fundação MS, entidade de pesquisa mantida pela COAGRI de Dourados MS, tem o registro no MAPA do crambe. Nessa semana aconteceu uma reunião na FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande – MS, onde a Fundação alertou sobre a venda ilegal de sementes de crambe. A Fundação por ter o registro da cultivar tem a exclusividade da reprodução e venda de sementes no Brasil.

Nada mais justo da Fundação alertar e reivindicar os direitos sobre a cultivar.

Porém, como ficam os produtores que em anos anteriores compraram “sementes de crambe” da Fundação e as reproduziram? A Fundação podia ter vendido essas sementes?

Ao invés de sair prometendo multas para quem plantar não seria melhor buscar um acerto, como a cobrança de royalties sobre as sementes?

Catálogo do biodiesel 2010



9 Comentários em “A Fundação MS e o Crambe”

  1. João Mendes disse:

    gostaria de sober mais sobre a cultura do crambe.muito enteresante essa semente.

  2. ZIGOMAR LUIZ SALVATI disse:

    BOM DIA.
    SOU DE CASCAVEL NO PARANÁ, VI SUA REPORTAGEM NO GLOBO RURAL A RESPEITO DO KAMBRE , GOSTRIA DE SABER SE ESSA CULTURA PODE SER PLANTADA NO OSTE DO PARANÁ , SE ELA É RESISTENTE A GEADAS, EPOCAS DE PLANTIO, ESPASSAMENTOS, ADUBAÇÕES ETC. ETC.
    CASO QUEIRA FAZER TESTES ONDE POSSO ADIQUIRER AS SEMENTES
    E QUAL O CUSTO POR KG.QUANTOS KG VAI POR HA.
    NO AGURADO.
    SAUDAÇÕES.
    ZIGOMAR LUIZ SALVATI

  3. paulo henrique disse:

    Bom dia,
    Gostaria de saber se o crambe pode ser plantado em regiões de cerrado areas que hoje produzem soja e sementes de capim, as areas ficam no norte do Estado de Minas Gerais.

    Saudações.
    Paulo Henrique Vieira

  4. Sérgio Donzeles disse:

    Bom dia,
    Gostaria de obter informações de como fazer para adquirir sementes de crambe, pois gostaria de testa-la em um projeto que tenho em andamento de adubação de cobertura.
    Saudações.
    Sérgio Donzeles
    Pesquisador da EPAMIG/CTZM
    Viçosa-MG

  5. Nilton Pereira dos Santos disse:

    Gostaria de saber o NCM (classificação fiscal) da
    semente de crambe.

  6. Paulo Rossi disse:

    Bom dia, Gostaria de fazer teste de plantio com Crambe no oeste da Bahia, como posso adquirir sementes ? Forma de plantio, espassamento, semente/m,profundidade, adubação,tartos culturais, ponto de colheita.

    att Paulo Rossi

  7. waldemar guiomar disse:

    estou iniciando o plantio de pinhao manso. gostaria muito de cultivar tambem o crambe. como posso adquirir semente, e obter informaçoes tecnicas de cultivo. grato maringa pr 19 mar 2009

  8. Fernando Ribeiro disse:

    Gostaria de maiores informações a respeito dessa cultura, o regiões onde tem plantio, para uma visita técnica.

  9. Marcela Bomfim disse:

    Bom dia,

    Sou estudante de pós-graduação em Ciências Agrárias da UFRB, campus de Cruz das Almas (Bahia), onde estarei desenvolvendo meu projeto de dissertação sobre efluentes tratados e culturas oleaginosas e gostaria de informações para obter sementes de crambe, pinhão manso e girassol.

    Atenciosamente,

    Marcela Bomfim

Deixe o seu comentário

Login