Experiências, informações e debates

// novembro 24th, 2009 // Biodiesel

Em janeiro de 2007 eu escrevi uma coluna para o site BiodieselBR onde lembrava que esse ano era o 70º aniversário da invenção do biodiesel e que casualmente seria o ano “D” para o nosso programa, pois teríamos 12 meses para preparar a nossa indústria para o B2 que iniciaria em janeiro de 2008. Passados dois anos podemos ver que a nossa indústria não só foi capaz de fornecer o B2, mas antecipar a meta de B5 de 2013 para 2010! Mais uma vez o nosso país demonstra a sua vocação para programas de biocombustíveis e a capacidade da nossa sociedade de vencer os desafios.

E com esse clima otimista estou iniciando o meu blog no portal BiodieselBR.

Espero compartilhar aqui com vocês as minhas experiências, euforias, frustrações e informações e poder contar com vocês para debater e comentar os meus posts!

Paulo Suarez

Catálogo do biodiesel 2010



8 Comentários em “Experiências, informações e debates”

  1. Rafael Menezes disse:

    Parabéns Paulo e Biodieselbr por essa brilhante iniciativa.

    Tenho certeza que o blog será um sucesso.

    Abraço,

    Rafael Menezes – MCT

  2. Paulo Anselmo Ziani Suarez Suarez disse:

    Grande Rafael,
    Espero contar com você para enriquecer o nosso debate aqui no site.
    Gostaria também de deixar registrado aqui meus parabéns pela excelente organização do 3º Congresso da nossa Rede de Tecnologia de Biodiesel!
    Abraços,
    Paulo.

  3. Carlos Eduardo disse:

    Parabéns pelo espaço. Precisamos de mais opiniões sobre este mercado e nada melhor que conceituados pesquisadores para expressarem suas ideias.

  4. Vinícius Morabito disse:

    Parabéns Paulo(desculpe a intimidade) por estar criando este blog para discutir nossas opiniões e dúvidas sobre este biocombustível que resolverá nosso problema.
    E quero agradecer ao BiodieselBr por todas as matérias postadas, por que delas eu tirei argumentos para o meu Projeto Final de técnico de química, que aconteceu ontem e irá acontecer amanhã também.
    Até breve.
    Vinícius Morabito

  5. jose lima disse:

    Parabens ao paulo suarez pela brilhante pesquisa referente ao desenvolvimento do biodiesel no brasil.pessoas do conceito de vossa senhoria.sao a ancora do desenvolvimento da nova matriz energetica alternativa do brasil.

  6. Hernani Sá disse:

    O biodiesel é um processo, utilizado como produto intermediário na óleo-química; é quase centenário.
    Quem inventou?.
    Sua descoberta(não invenção) oficial, ocorreu em 1976(governo Geisel) no Instituto Nacional de Tecnologia-INT/Rio e abandonada por ser inviãvel em relação aos OVN.

    Biodiesel, HBIO, Hidrogênio, etc; a complicação é importante para evitar que você seja um produtor de suscedâneos para os combustíveis fósseis.
    É antidemocrática!
    O BIODIESEL, favorece aos usineiros poderosos(aumenta o mercado para o álcool), às distribuidoras(que acham que perderão mercado).
    O HBIO fvorece a perobrás; não importa o custo que é pago por VOCÊ( o biodiesel fez o preço do diesel que era quase metade da gasolina, ficar quase igual.
    Porque não os OVNs que você pode produzir?

    É tudo traição à nação brasileira; governos democráticos? Só rindo.
    É bom para alguns doutoreszinhos justificarem um bocado de coisas; mesmo ferindo a ética e organizadores de eventos desnecessários e maléficos

    Bom dia para todos.
    Hernani de Sá

  7. Paulo Anselmo Ziani Suarez Suarez disse:

    Caro Hernani,
    O primeiro a produzir biodiesel e usá-lo em frotas de caminhões foi um “doutorzinho” da Bélgica chamado Chavanne, que depositou a primeira patente em biodiesel em 1937.
    Quando o pro-álcool começou ele era deficitário, mais ainda do que o biodiesel é hoje. Foi o esforço de muitos “doutorzinhos” que desenvolveram suas pesquisas ou aprimoraram tecnologias até que a produção de álcool se tornou viável e o pro-álcool virou o maior programa no mundo de substituição de combustíveis fósseis com eficiência energética e econômica.
    A quantidade de pessoas, desde o cortador de cana até os engenheiros das usinas é largamente superior ao que se teria para produzir gasolina! Portanto, o etanol beneficia muita gente além dos usineiros!

  8. MARIA ANA NEVES disse:

    Estou à procura de uma empresa brasileira q se interesse numa parceria com um grupo americano para o set up de fábrica/ planta de energia alternativa (biomass plant) no Brasil. Os estrangeiros querem uma empresa parceira q identifique o melhor local para as instalações e obtenha todas as licenças e permissões necessárias. Por sua vez, os americanos proverão a tecnologia e o capital necessários. Caso a empresa brasileira resolva participar efetivamente do empreendimento, isso será discutido e negociado.
    Será q a sua empresa ou outra q vc conheça poderia se interessar por este negócio?…
    Gostaria de sua opinião a respeito.
    Desde já, MUITO OBRIGADA!

Deixe o seu comentário