Curso de Formação em Biodiesel

// dezembro 2nd, 2009 // Biodiesel

Curso de Formação em Biodiesel

Curso de Formação em Biodiesel

Esta semana estamos encerrando um curso de biodiesel aqui no Laboratório de Materiais e Combustíveis da UnB. Foram ao todo 60 horas, 4 semanais, ao longo do último semestre. Tivemos 40 horas de aulas teóricas e 20 de aulas práticas, abordando todas as etapas da cadeia do biodiesel, incluindo a extração, produção e análise de parâmetros de qualidade.

Este curso foi gratuito, tendo os custos cobertos por financiamento específico do CNPq.

Coloquei umas fotos de alguns momentos do curso.

Catálogo do biodiesel 2010



18 Comentários em “Curso de Formação em Biodiesel”

  1. Bruno Goiano disse:

    Professor Paulo,
    Eu que já fui seu aluno e hoje trabalho há 3 anos no setor de biodiesel sei como é importante os alunos do curso de quimica terem disciplinas e cursos voltados para biocombustiveis inserida no currículo.

    Nao fiquei sabendo deste curso, mas nos proximos, me convide que eu apareço, até para conhecer o novo instituto que só vi por fotos até o momento.

    Um abraço,

    Bruno Menezes (Goiano)
    turma de 2002/2006

  2. Ely Zago disse:

    Sou professor universitário, leciono Quimica tecnológica, e gostaria muito de participar de como aluno deste curso, mas infelizmente só fiquei sabendo agora. Em uma próxima oportunidade gostaria de ser comunicado com antecedencia para que eu possa estar junto.
    pois, estou quase aposentando e já estou trabalhando nessa área.

    Atenciosamente,

    Prof. Ely Zago

  3. Estes cursos são ótimos, agora, devem ser focados em inovações tecnologicas tais como: otimização, estudos tecnologico de cinética, mudança de rotas, mudança de catalizadores, tecnologia de qualidade do biodiesel, especificações, sendo assim avança muito mais, do que uma simples transesterificação.
    Continuem com os cursos são muito importantes

  4. Fernando Abreu disse:

    Sou pesquisador do Laboratório de Fluidos do INMETRO e doutorando da Universidade Federal Fluminense. Como estou trabalhando com o processo e caracterização de biodiesel na UFF; densidade, viscosidade no Laflu e aplicando diversas combinações em um gr gerador no IME; também ficaria grato em participar e receber informações de um curso com esse nível.
    Parabéns e que o próximo ano o Brasil avance mais nas pesquisas de biocombustíveis cada vez mais; NÃO PODEMOS PARAR……

    Um abraço a todos, e Feliz Ano Novo.
    Fernando Abreu.

  5. Elizio Araujo disse:

    Gostaria de saber quando inicia o proximo curso de biodiesel,tenho maior interesse em participar,se possivel me de retorno.
    obrigado Elizio

  6. Elizio Araujo disse:

    Estou querendo montar uma usina de biodiesel,mas para isso preciso entender o processo de fabricação,gostaria de saber quando começa o proximo curso.Por favor me de retorno.
    abraço
    Elizio

  7. Carlos Marino disse:

    Ola assisti um reportagem sobre o biodiseel e fiquei muito interessado.

  8. Paulo Anselmo Ziani Suarez Suarez disse:

    Caro Bruno,
    Claro que lembro de você! Bom saber que estás trabalhando com biodiesel!
    Paulo.

  9. Paulo Anselmo Ziani Suarez Suarez disse:

    Caros leitores,
    Agradeço o interesse de vocês pelo curso. Para atendê-los, estou pensando em fazer uma ediçao condensada de uma semana. Estou aceitando sugestoes sobre qual seria a melhor data: do 1 ao 7 ou do 22 ao 28 de fevereiro.
    Paulo.

  10. nicanor tkatsch disse:

    uqero fazer o curso, espero receber informações quando tera um novamente.. abraço

  11. Saulo Guilherme de Freitas disse:

    Bom dia.

    Paulo

    Tenho interesse em participar deste curso, estou me inteirando do assunto. Sempre operei na base produtiva e comercial, mas as boas e crescentes investidas deste setor promovem nosso interesse de participar mais ativamente com intuito de não apenas visualizar a matéria-prima como commodities, mas como produto manufaturado e as benesses que ele trás.

    Acredito que a semana compreendida entre as datas de 22 a 28 de fevereiro seja a mais aconselhável visto que os ânimos renovados a posterior do carnaval contribuirão para o melhor aproveitamento.

  12. BIOPAR BIOENERGIA DO PARANÁ Nicole disse:

    Bom dia Paulo,
    Trabalho na Usina de Rolândia-PR, BIOPAR, e temos interesse em participar deste curso. Gostaria de saber se realmente irá ocorrer este curso no final do mês, para podermos programar com algumas pessoas daqui para participarem.
    Abraço.
    Nicole Tomazella

  13. Paulo Anselmo Ziani Suarez Suarez disse:

    Caros Leitores interessados no curso: como está no meu último post, conseguimos abrir mais uma turma do curso!

  14. JUSCELINO disse:

    Prezado
    Profº Paulo

    Não sabes o quanto procuro um curso desta natureza, pois já li bastante e fiquei maravilhado com o tema biodiesel e quero conhecer maisa área ,principalmente, o refino da gordura animal e vegetal pois sou Químico. Sou de Anapolis-GO e como faço para participar desta turma?. Espero que seja formado logo, logo uma pós no segmento

    Saudações
    JUSCELINO

  15. Geraldo Horta de Moura disse:

    Caro Professor Paulo Anselmo

    Estou concluindo uma pequena Usina de Biodiesel com capacidade para 50.000kg/mes, materia prima: Sebo bovino e óleo de fritura, 80% pronta. Gostaria de participar do curso de formação em Biodiesel mesmo que for pago pois preciso ganhar conhecimento é muinto importante para mim, não me deiche de fora. FOSFOCAL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA, Rodovia ba 263 km 167 Distrito Industrial, 77.32611210/77.32613149/77.99782631, [email protected] Itapetinga BA. No aguardo de informações como me inscrever.

    Geraldo Horta de Moura

  16. martins da silva menezes disse:

    PRESADO PROF. PAULO GOSTARIA DE SABER QUANDO VAI TER O PROXIMO CURSO PARA QUE EU POSSA ME PREPARAR PARA FASE-LO.
    SEM MAIS, NO AGUARDO DE INFORMAÇOES DE ONDE ME INSCREVER
    MARTINS DA SILVA MENEZES

  17. Fabio Rodrigues disse:

    Ola boa noite, trabalho em uma usina de biodisel e quero aumentar meus conhecimentos, gostaria de saber se terá esse curso de novo ou outros na aréa, obrigado pela atenção…

  18. Dalton Pieri disse:

    olá gostaria saber qnd e onde tera outro curso sobre biodiesel estou muito interessado ja trabalho na area e gostaria de aperfeiçoar meus conhecimentos com alguns cursos.
    fico no aguardo.

Deixe o seu comentário