Textos

Curso de Biodiesel na UFRJ – BOA 2010

// 02 agosto 2010 // 3 Comentários » // Biodiesel

Assim como na UnB, uma parceria do Instituto de Químca e a Escola de Química da UFRJ também realiza cursos de extensão para capacitação em Biodiesel.

Este ano fui convidado para ministrar parte do curso, o qual está acontecendo durante toda esta semana. Diversas atividades estão previstas, como aulas teóricas e práticas de obtenção e análise de biodiesel.

Site do curso: http://prh01.prh.ufrj.br/evento/boa.2010

O futuro da exploração de petróleo no mar está em xeque

// 11 maio 2010 // 3 Comentários » // Biodiesel

Passaram-se 20 dias e o vazamento de óleo no Golfo do México contínua. Apesar de todas as tecnologias sofisticadas que estão sendo testadas sucessivamente, a BP não está conseguindo conter o vazamento de petróleo que está se configurando como um dos maiores desastres ecológicos da história da indústria do petróleo. Uma das conseqüências foi a imediata suspensão de licenças para exploração de petróleo no mar dos Estados Unidos e uma imensa pressão de ambientalistas. Fica a pergunta: e se acaso isso estivesse acontecendo no Brasil, principalmente se fosse uma futura plataforma do pré-sal, onde as profundidades de perfuração serão bem maiores que as do Golfo do México?

Óleos Vegetais como Combustíveis

// 22 março 2010 // 10 Comentários » // Biodiesel

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou a PLS 81/08, a qual prevê a comercialização e uso de óleo vegetal refinado como combustível para veículos e máquinas agrícolas, geradores de energia e veículos para transporte de passageiros e cargas.

Será o fim do biodiesel ou mais uma opção de biocombustível?

Custo de produção de biodiesel deve aumentar!

// 08 março 2010 // 3 Comentários » // Biodiesel

O governo anunciou hoje retaliação aos Estados Unidos. Na lista de produtos que terão a alíquota de importação aumentada está o metanol, a qual passará de 12 % para 22 %. O custo de matéria-prima para a produção de biodiesel que já estava em torno a 80 % do custo total deve aumentar ainda mais, o que poderá comprometer a nossa produção!

Leilões: ainda valem a pena?

// 02 março 2010 // 1 Comentário » // Biodiesel

leiloesA importância dos Leilões para o amadurecimento do mercado brasileiro de biodiesel foi inquestionável, principalmente no período anterior à janeiro de 2008 quando ainda era opcional adicionar biodiesel no diesel. No entanto, talvez seja a hora do governo deixar o mercado livre e que a negociação fique entre o produtor de biodiesel e as diversas distribuidoras que operam hoje no país. Deixo aqui a pergunta: será que não seria o momento de liberalizar o mercado de biodiesel?

Curso de Extensão sobre Biodiesel

// 10 fevereiro 2010 // 22 Comentários » // Biodiesel

Curso de Extensão sobre Biodiesel

Curso de Extensão sobre Biodiesel

O Laboratório de Materiais e Combustíveis da UnB abriu uma nova turma para o Curso “Óleos e Gorduras: Extração e Fabricação de Biodiesel”, o qual será feito de forma condensada entre os dias 19 e 26 de fevereiro.

Mais informações no site http://vsites.unb.br/iq/lmc/.

Esse curso será teórico-prático, incluindo desde a extração de óleos e gorduras até a fabricação de biocombustíveis e análise da qualidade dos mesmos.

Aguardo a inscrição de vocês.

Importante vitória dos biocombustíveis

// 05 fevereiro 2010 // 2 Comentários » // Biodiesel

Importante vitória dos biocombustíveis

Importante vitória dos biocombustíveis

A Agência Norte-Americana de Proteção Ambiental acaba de anunciar o que todo o mundo já sabia: o etanol brasileiro de cana-de-açúcar reduz as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 61% em relação à gasolina.

A principal consequência é que o etanol de cana passa a ser considerado um “biocombustível avançado”, o que abre o mercado americano e europeu. Para o setor de biocombustíveis esta decisão é extremamente importante, pois refuta muitos dos argumentos que vem sendo utilizados para tentar barrar os biocombustíveis como alternativas viável aos derivados de petróleo.

Seria extremamente importante neste momento que houvesse um estímulo ainda maior para pesquisas no sentido de desenvolver novas tecnologias para a produção agrícola de matérias-primas para o etanol e o biodiesel, bem como para a produção de biocombustíveis de segunda e terceira geração, como uso de biomassa para a produção de etanol e hidrocarbonetos.

Biodiesel no Uruguai

// 26 dezembro 2009 // Sem comentários » // Biodiesel

Uruguai
Após 4 anos passando o Natal longe da minha família, resolvi este ano tirar uns dias para visitá-los no Uruguay.

A grande novidade por aqui foi a recente inauguraçao de uma planta de biodiesel da Empresa ANCAP (estatal uruguaia de petróleo), a qual está garantindo B2 a partir de soja e girassol. A pretençao da estatal é atingir o B7 nos próximos anos!

Gostaria também de desejar um excelente 2010 para toda a comunidade BiodieselBR!

Possível invasão de biodiesel americano

// 16 dezembro 2009 // 5 Comentários » // Biodiesel

Os produtores alemães conseguiram impor barreira ao biodiesel americano, proibindo a importação do mesmo para a Europa. Como resultado, o biodiesel americano “micou” nas mãos dos produtores.

Durante o 2º Congresso Internacional de Biodiesel, em Munique em novembro passado, escutei denuncias de diversos pesquisadores europeus a respeito de uma possível colocação desse excedente na Argentina, a qual exportaria o biodiesel para a Europa, conseguindo, assim, burlar a barreira. Alguns argentinos presentes no evento foram enfáticos em negar essas denuncias.

Nos últimos dias escutei alguns boatos de que os americanos estariam também tentando colocar biodiesel no nosso mercado, ofertando o produto a um preço bastante competitivo!

Curso de Formação em Biodiesel

// 02 dezembro 2009 // 18 Comentários » // Biodiesel

Curso de Formação em Biodiesel

Curso de Formação em Biodiesel

Esta semana estamos encerrando um curso de biodiesel aqui no Laboratório de Materiais e Combustíveis da UnB. Foram ao todo 60 horas, 4 semanais, ao longo do último semestre. Tivemos 40 horas de aulas teóricas e 20 de aulas práticas, abordando todas as etapas da cadeia do biodiesel, incluindo a extração, produção e análise de parâmetros de qualidade.

Este curso foi gratuito, tendo os custos cobertos por financiamento específico do CNPq.

Coloquei umas fotos de alguns momentos do curso.