Pesquisa em Biodiesel Avança no Brasil

// 21 setembro 2009 // Pesquisas, Programa nacional

Larissa Noel, uma das melhores apresentações do Congresso Brasileiro de Catálise

Larissa Noel durante a apresentação no Congresso Brasileiro de Catálise

Voltando do Congresso Brasileiro de Catálise, em Búzios-RJ reflito sobre o grande crescimento da área de biocombustíveis, sobretudo biodiesel nesse importante congresso. Foram dezenas de trabalhos orais e pôsteres descrevendo novos catalisadores para produzir biodiesel. Posso dizer que nesse evento os trabalhos mais aplicados eram sobre biodiesel. Não que os demais trabalhos não eram bons cientificamente. A questão é que a “turma do biodiesel” evoluiu bastante e se mostra mais arraigado à realidade industrial que se tornou o biodiesel no Brasil. Vale destacar as excelentes apresentações do Prof. André Ramos da UFS (uso de microondas para biodiesel) e da Profa. Simoni Meneghetti da UFAL (com novos catalisadores e com descrição do cenário de patentes do biodiesel). Não posso deixar de falar da brilhante apresentação de Larissa Noel, minha aluna de Iniciação Científica. Uma das melhores que já tive. Falou sobre simulação cinética de esterificação etílica. Muito bom!

Certamente trata-se apenas de um “aperitivo” para o Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel de Brasília. De acordo com Rafael Menezes, coordenador de ações de desenvolvimento energético do MCT, antes mesmo do fechamento do prazo, já haviam cerca de 500 trabalhos submetidos! Impressionante! Será uma grande festa de inovação no biodiesel, algo sem precedentes. Meu amigo Álvaro Barreto do INT se emociona lembrando da época em que ele defendia o biodiesel e era motivo de chacota diante de muitos.

Parabéns ao Álvaro pela resignação. Parabéns ao Rafael e ao Adriano Duarte do MCT por não medirem esforços a favor da rede do biodiesel. Parabéns a todos os pesquisadores que vêm fazendo a sua parte desenvolvendo esses estudos.

Bem, tenho que terminar esse post pois essa semana tenho duas apresentações orais no ICAM (International Congress on Advanced Materials) e não preparei nada ainda. Além disso, estou corrigindo duas teses de mestrado de alunos meus. A Michelle está estudando biodiesel a partir de óleo de peixe (vísceras de peixe) e o Leonard, a produção de etanol a partir de bagaço de dendê. Ambos defendem tese dia 30 de Setembro aqui na UFRJ. Estão todos convidados!

Donato Aranda

Mais fotos do evento aqui.

Catálogo do biodiesel 2010



6 Comentários em “Pesquisa em Biodiesel Avança no Brasil”

  1. Rafael Menezes disse:

    Grandeeee Donato!

    Parabéns mais uma vez pelo Post!! Ficou muito bom! Gostaria de ter os anais do evento de Búzios. No Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel foram encaminhados um total de 609 trabalhos técnicos científicos! 175 deles somente sobre produção!!

    Um Grande Abraço!

    Rafael – MCT

  2. Larissa Noel disse:

    Querido Donato,

    Obrigada pelo apoio e incentivo acadêmico de hoje e sempre!! É um prazer fazer parte da equipe Greentec!

    Um abraço, Larissa Noel

  3. Apesar dos avanços, avalio que o biodiesel é um biocombustivel de transição.
    Outras fontes alternativas de bioenergia virão com mais força, mais comprovações cientificas precisas, inovações tecnologicas robustas e sustentaveis.
    Destaco uso do óleo vegetal para motores, não sendo necessário processos reacionais para isto.
    A diversidade da biomassa brasileira está falando: me use com racionalidade, sou fonte de energia abundante e barata.
    [email protected]

  4. Daiane Pereira e Gabrielly Pereira disse:

    Querido Donato,
    O congresso de Catálise foi bastante enriquecedor para nós.
    É certo que estaremos no Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel em Brasilia.
    Obrigada pelo carinho e excelente receptividade.
    Já estamos com saudades da galera do Greentec.

    Abraços saudosos

  5. Chaline Detoni disse:

    Querido Donato,
    Agradeço os elogios e o incentivo !!!! queria dizer que reconheço em você não só as virtudes de um mestre mas também as de um grande amigo….. e repetindo as palavras da Larissa (Lalá para mim) : é um prazer fazer parte da equipe Greentec!
    beijos Chaline

  6. Paula disse:

    Olá Donato,
    Sempre leio seu blo! E gostaria muito de saber mais sobre o avanço no sebo bovino na produção de biodiesel no Brasil. Tem alguma texto à caminho sobre o assunto?
    Grata,
    Paula

Deixe o seu comentário