Vem aí o maior Congresso de Biodiesel do Mundo

// 23 junho 2009 // Pesquisas, Programa nacional

Ministro Sérgio Rezende durante abertura do II Congresso da Rede Brasileira  de Tecnologia de Biodiesel

Ministro Sérgio Rezende abre o II Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (2008)

Estive junto com os demais colegas da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB) por dois dias no Rio de Janeiro “enclausurados” e concentradíssimos nos preparativos para mais uma bela iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (SETEC/MCT), o Congresso da RBTB deste ano.

Será o III Congresso da RBTB que ocorrerá em Brasília nos dias 9 e 10 de Novembro de 2009. Mais precisamente, no Hotel Brasília Alvorada (antigo Blue Tree). Haverá apoio para estudantes com provisão de alojamento e transporte entre a hospedagem e o hotel do evento.

Para quem já participou das outras duas versões desse evento, temos várias novidades. Grandes ícones mundiais do biodiesel estão sendo convidados e a programação técnica será devidamente divulgada quando recebermos as confirmações. Além de receber trabalhos dos grupos brasileiros de biodiesel, artigos do mundo inteiro serão aceitos, sobretudo do Mercosul onde existe significativos avanços nesse setor. O objetivo é suscitar um maior intercâmbio entre os pesquisadores desses países. Temos muitos problemas comuns e a troca de experiências será benéfica e frutífera para todos.

Uma novidade importante nesse evento coordenado majoritariamente por cientistas universitários será a forte participação de indústrias produtoras de biodiesel. O congresso estará aberto para recebimento de artigos técnicos de industriais. Mais do que isso, alguns representantes de importantes indústrias de biodiesel do Brasil estão sendo convidados para apresentar seus avanços e inovações tecnológicas sob a forma de palestrantes convidados. Será uma rara oportunidade de interação entre as indústrias e os principais cientistas do biodiesel do Brasil.

Toda a cadeia do biodiesel será contemplada. As temáticas estão sendo definidas nos grupos:

Matéria-Prima, onde já estão programadas apresentações sobre a produção de algas, pinhão-manso, palmáceas, moringa, e tantas outras alternativas para o biodiesel.

Estabilidade e Armazenamento, onde aditivos de fluxo, anti-oxidantes e diversas formas de aumentar a vida útil de estocagem do biodiesel estão sendo estudadas.

Caracterização e Controle de Qualidade, novos métodos analíticos que trazem maior praticidade e economicidade.

Co-produtos. Aplicações de diferentes tortas de oleaginosas bem como os diferentes usos da glicerina.

Produção. Novidades sobre os diferentes processos de produção como transesterificação, hidroesterificação, craqueamento entre outros. Novos catalisadores para produção de biodiesel.

Uso de Biodiesel. Testes em motores com diferentes blends e monitoramento de emissões.

Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável. Subsídios para o estabelecimento de políticas públicas; Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica – EVTE’s, balanço energético; ciclo de carbono; e análise de ciclo de vida; avaliação de impactos sócio-ambientais.

Representantes dos seguintes ministérios já confirmaram presença: Casa Civil, MME, MCT, MAPA, MDA, MMA e MDIC. A UBRABIO também se fará presente e o Movimento Brasil Competitivo deverá secretariar o evento em parceria com o MCT. Empresas de pesquisa como a EMBRAPA, o TECPAR e o INT estão participando ativamente da coordenação do evento, através de seus representantes na RBTB.

Enfim, centenas de participantes, uma massa crítica que poucas vezes se viu em qualquer outro congresso de biodiesel, mesmo internacional.

Os artigos técnicos poderão ser enviados já a partir do início de Julho. Nesse espaço estarei informando mais detalhes sobre a organização desse evento que todos devemos prestigiar.

Catálogo do biodiesel 2010



21 Comentários em “Vem aí o maior Congresso de Biodiesel do Mundo”

  1. AYLTON FERREIRA DA CRUZ disse:

    Sou estudante e pesquisador independente do Biodiesel com residuos animais, especialmente bovinos,em matadouros.Tese que exporei no Mestrado de Bioenergias da FTC/Salvador-ba.

  2. JANGO disse:

    Bem, penso que seja mais um passo neste longo e esperançoso caminho para se chegar à drástica redução do consumo do chamado ouro negro e com isso a melhoria da qualidade de vida para nós e futuras gerações.

  3. AGUIMARIO ALVES disse:

    Tenho o maior interesse em participar pela primeira vez deste Evento, gostaria de receber a programacao ou cronograma do congresso.
    Obrigado
    APPMPR-Associacao dos Produtores de Pinhao Manso do Paraná.

  4. nós, profissionais do ramo, agradecemos pela iniciativa.

  5. Elson Costta disse:

    Sou Membro de uma ONG em Brasília e gostaria de receber de empresas parceiras tudo que se refere ao meio ambiente, biodiesel,energia sustentável etc pois quero deixar a minha participaçao na reconstrução de um clima saudável a minha futura geração e você[email protected] desde já agradeço.

  6. Léa Zaidan disse:

    Tenho muito interesse de participar pela primeira vez deste tão importante evento.Gostaria de receber toda programação deste Congresso.
    Sou estudante de Mestrado da UFPE.
    Linha de pesquisa:Reuso de água,pinhão manso,Biodiesel
    Obrigada

  7. jose souza de lima disse:

    Sou pesquisador independente e membro da cooperativa agroindustrial da regiao centro sul de Sergipe ltda.e trabalho com associacoes de produtores de todo Estado.e atualmente estou trabalhando no progeto de producao do etanol derivado da mandioca em parceria com a Usi s/a conselho regional de quimica de sergipe e centro tecnologico.com um progeto futuro de producao de biodiesel derivado da mamona e do girassol.Gostaria de participar deste grandioso evento para aumentar os meus conhecimentos e possibilitar a concretizacao dos progetos em andamento,

  8. Bruno Menezes disse:

    Que bom Donato! Nós da Fiagril vamos participar deste evento. um abraço

  9. débora kochepka disse:

    oi…faço tecnologia em biocombustíveis na UFPR em palotina, queria mais informações sobre este evento e os demais que irão ocorrer. Desde de já grata!!

  10. Cintia Eloisa Dias disse:

    Olá,sou estudante de tecnologia de bioenergia na FACOL e gostaria de participar desse evento!!!Concerteza será único,por favor me mande mais informações sobre o suporte para os estudantes.atenciosamente Cintia!abraços

  11. Miguel A. de Lucena Filho disse:

    Sou técnico em mecânica e docente pelo Senai PE. Faço parte do projeto do biodiesel do NE, realizando testes com frota cativa na região de Garanhuns. Espero participar deste importante evento. Paz a todos.

  12. joão gaspar disse:

    Sou pequeno produtor de biodiesel em ,Portugal,na vila de Belmonte,desejo mais informção sobre esse evento.

  13. Thaís Guimrães disse:

    Olá, gostaria muito de receber informações sobre o evento.

  14. BiodieselBR disse:

    Caros leitores,

    Assim que for definido mais detalhes deste evento, divulgaremos no boletim por e-mail e neste site. Inclusive com informações sobre como fazer a inscrição para participar do congresso.

    Se alguém ainda não recebe os boletins por e-mail, basta fazer o cadastro no alto desta página.

  15. Flavio Lara disse:

    Prof. Donato,
    Parabens pela divulgação desse evento. Aqui em Belém estamos trabalhando 10 (dez) oleaginosas nativas da Amazônia sob um acordo INMETRO-UFPA-UFRA-GOVPará. Tenho muito interesse em participar e cotribuir para o maior sucesso desse evento. E farei a sua divulgação aos meus colegas aqui na Região.
    atenciosamente
    Flavio Lara
    Ass. Tec. SEGOV-PA

  16. Esse evento é muito importante, além das discussões acerca dos avanços dos processos tecnologicos do biodiesel também vai ser discutido a matéria prima e suas implicações no sucesso do PNPB.
    Como o biodiesel brasileiro é muito jovem e é um processo em construção, propostas mais concretas e viavéis acredito eu, deverão ser discutidas apresentadas para a sociedade

  17. william disse:

    Sou estudante de agronomia, estou realizando etágio na área de agroenergia, mais presisamente com pinhão manso e gostaria de recebermais informaçõe sobre o congresso.

  18. Leonardo disse:

    queria saber notícias sobre o congresso, bem como informações pertinentes sobre a batata-doce, a extração.

  19. Eliana disse:

    sou estudante de biocombustivel – UFPR, gostaria de receber informaçoes sobre o congresso,

    grata.

  20. Edilene Magno disse:

    gostaria de saber se aqui em Belém Pá tem alguma escola tecnica que tenha o curso tec de Biocombustivel e o endereço.

  21. david moura disse:

    Sou estudade do curso de graduaçao ,pretendo fazer meu mestrado em bioquimica com enfase em biocombustiveis e recusos renovais .
    Apartir de quando posso fazer as escriçoes para esse congresso, e onde??
    Qualquer coisa entra em contato comigo no e-mail : [email protected]

Deixe o seu comentário