A escala comercial do biodiesel de algas

// 24 março 2009 // Matéria-prima

Algae Biofuels World Summit

Algae Biofuels World Summit

No primeiro dia do Algae Biofuels World Summit em San Francisco-CA, cerca de 150 pessoas assistiram um incrível espectro de números. Tanto em temos de produtividade quanto nos custos de produção haviam os números mais otimistas e pessimistas, custos como de US$ 2 a 100 o galão de óleo de algas…

Outro fato muito comum nas apresentações era de que não se podia mostrar muito devido a direitos de propriedade intelectual.

Na verdade ficou bem claro que a produção de algas para biocombustíveis é um dos assuntos mais multidisciplinares que se conhece. Fisiologia das algas, genética, influência da luminosidade, dos nutrientes, da variação de temperatura, troca térmica, purificação do CO2, engenharia dos reatores de algas, transferência de massa, evaporação e make-up de água, tipos de floculação, centrifugação, secagem, extração enzimática, extração por solvente, ultrasom, cavitação, spray-driers especiais, aproveitamento de subprodutos, análises financeiras, tudo isso e muitas outras variáveis em mais de 75.000 espécies de algas… Ninguém domina todos esses assuntos de uma só vez. É comum nesses eventos encontrarmos biólogos fazendo simulações absurdas de scale-up e finanças, bem como engenheiros de todas as formações completamente perdidos em meio a uma gama enorme de variáveis.

Face a isso, é unânime entre os participantes a constatação de que a internet está cheia de jogadas de marketing nesse tema. Com fotos e animações bonitas de coisas completamente fora da realidade prática. Prato cheio!

No final da tarde uma conclusão: O somatório de todo o conhecimento existente hoje e espalhado nessas diversas áreas do saber, momentaneamente travado por proteções de patentes e estratégias corporativas, caso fosse todo reunido sem restrições já seria capaz de gerar unidades de produção de biodiesel de algas a um preço competitivo.

Como isso não ocorre hoje, estima-se que apenas entre 5 a 10 anos é que veremos o biodiesel verdinho em escala comercial produzido de forma competitiva.

Donato Aranda

Catálogo do biodiesel 2010



7 Comentários em “A escala comercial do biodiesel de algas”

  1. Carlos Eduardo disse:

    Eu sempre desconfiei de grande parte dessas empresas norte-americanas que falam de algas. É tudo muito bonito e repleto de desenhos… Como o Dr. Aranda diz, um prato cheio para os incautos.

  2. Edson Valmir Cordova da Rosa disse:

    Como jovem pesquisador do Senai Cetind Bahia, vejo esta nova estratégia para obtencão de oleo a partir de algas para pruduzir biodiesel como uma fonte muito promossora na sustetabiliadade da Bioergia. As fotos os informações são muito atraentes mas muitoa coisa precisa ser pesquisada. Atualmente, utilizamos algas para realizar biotestes e estamos buscando parceiros para desenvolviemtno de projetos utilizando algas para produção biodiesel visto que esta região é de sol o ano todo seja um local otimo para essas pesquisas.

    Contato: [email protected]
    71-81559840
    Edson Rosa,Dr

  3. Daniel Alves Neves disse:

    Acredito plenamente que as algas podem contribuir muito na matriz energética mundial, suas vantagens em produção são evidentes.
    Ela pode além de gerar um ótimo biodiesel, os residuos dessa produção, podem ser utilizados num biodigestor, ou queimado diretamente num cilclo termeletrico. Eu me interesso demais pelo assunto, e adoraria trabalhar diretamente nessas pesquisas.
    Se alguém puder me ajudar a me orientar, eu agradeceria.

  4. Patricia Malheiros disse:

    Tenho certeza que esse espaço será um BOOM de informaçao. Obrigada pelo presente.

  5. […] que a comunidade acadêmica apresentou um certo pessimismo em suas apresentações (pessimismo em parte pelo desconhecimento de outras disciplinas não […]

  6. Claro que muitas barreiras técnicas ainda terão de ser transpostas, mas só os incompetentes se curvam ante estas dificuldades iniciais.

    Não fossem os pioneiros, e nada teria sido desenvolvido neste nosso mundo.

    As algas esperam… o mundo não pode esperar mais!!!

  7. […] nos EUA durante minha estadia em S. Francisco, no evento World Algae Biofuels Summit (veja mais aqui, aqui e aqui), na Europa, o etanol apresenta uma taxa de crescimento maior que o biodiesel. Vale […]

Deixe o seu comentário